[ editar artigo]

Paciência, uma habilidade que te aproxima dos filhos!

Paciência, uma habilidade que te aproxima dos filhos!

 

A paciência está sob nosso controle?

Obviamente, por mais que as pessoas pensem que é algo muito distante, a paciência está totalmente dentro do nosso controle. Mas assim como dirigir um carro, exige treino e cuidados, ser paciente. Ter paciência também exige um certo preparo, pois podemos considerar ela como uma habilidade e toda habilidade pode ser treinada.

Como ter mais paciência?

Existem inúmeras técnicas de como ter mais paciência e não perder o controle da situação. Uma delas, que é cientificamente comprovada, mesmo que não pareça, é a técnica que muitos especialistas indicam, a tão famosa contagem dos 10 segundos.

Esses 10 segundos, lhe tira da emoção para a razão. Pensar em 6 cidades com a letra do nosso nome, 6 filmes favoritos, 6 comidas que mais amamos, fazem parte de uma técnica que evita (o que a ciência denomina) sequestro da amígdala. Esse termo é usado para caracterizar a ação que ocorre quando a parte mais primitiva do nosso cérebro “sequestra” a nossa parte mais evoluída, por isso é chamada de sequestro da amígdala e tem uma duração de aproximadamente 10 segundos.

Padrões de comportamento

Saber qual é o padrão de comportamento dos nossos familiares, e também o nosso padrão de comportamento, ajuda e muito no desenvolvimento da paciência, pois quando nós sabemos o nosso padrão de comportamento, nossas principais características, certamente saberemos como controlar mais as emoções e que tipos de gatilhos/situações mais nos tiram do sério.

 

Papo de Pai
Lucas Bassualdo
Lucas Bassualdo Seguir

Lucas Bassualdo, pai da Júlia de 5 anos, um digital não influente, apaixonado por ações sociais e tudo que estiver relacionado á paternidade, já que construir uma comunidade paterna melhor é a minha missão!