5 minutos de leitura

Os marcos do desenvolvimento chegam no seu próprio ritmo e este será diferente para cada bebê. Ainda assim, à medida que os meses passam, alguns pais sentem a necessidade de se tornarem competitivos, preocupando-se com o fato de o bebê estar se desenvolvendo mais rápido ou mais devagar do que os colegas. Mas os marcos do […]

Os marcos do desenvolvimento chegam no seu próprio ritmo e este será diferente para cada bebê. Ainda assim, à medida que os meses passam, alguns pais sentem a necessidade de se tornarem competitivos, preocupando-se com o fato de o bebê estar se desenvolvendo mais rápido ou mais devagar do que os colegas. Mas os marcos do bebê não devem ser considerados objetivos específicos para uma criança atingir em um momento preciso. O mais importante é que os pais prestem atenção ao ritmo de desenvolvimento do filho. Alguns marcos de cinco meses podem chegar mais cedo que outros. O importante é considerar o progresso de todo o bebê, em vez de se concentrar em momentos distintos. 

Os únicos marcos importantes de 5 meses que um pai precisa saber - Papo de Pai

Aos 5 meses, seu bebê estará fazendo mais da mesma coisa que fez aos 4 meses, exceto que o fará mais alto e com mais força. Você pode encontrar novas habilidades, mas saiba que as coisas vão acelerar muito em breve, então aprecie esse momento antes que seu bebê comece a se tornar mais móvel.

Marco de 5 meses nº 1: o bebê trabalha o núcleo

Os únicos marcos importantes de 5 meses que um pai precisa saber - Papo de Pai

Por volta de cinco meses, seu bebê começa a trabalhar nas habilidades que eventualmente você irá encontrá-lo praticando em sua casa. Para ficar móvel, seu filho precisará trabalhar os músculos e muitas de suas atividades diárias contribuirão no caminho para a estabilidade. Os pais devem sentir-se livres para incentivar esse comportamento. 

Muitos bebês conseguem sentar-se sem assistência aos 5 meses, mas isso acontecerá de maneira muito instável e por durações super curtas. Alguns bebês podem ter descoberto a capacidade de rolar da frente para trás, embora apenas em alguns casos consigam rolar de volta para a frente. A maioria dos bebês também será capaz de sair rastejando de barriga e procurar objetos que os interessem. Quando bebês de 5 meses de idade estão de costas, você pode vê-los se esforçando como se tentassem se sentar.    

Os únicos marcos importantes de 5 meses que um pai precisa saber - Papo de Pai

Bandeiras vermelhas: Em cinco meses, é importante informar ao seu pediatra se o bebê parece excessivamente apático. Você também deve observar se os movimentos do bebê parecem excessivamente agitados ou se eles preferem um lado do corpo ao outro. A incapacidade de desenrolar as pernas ou pressionar quando os pés são colocados em uma superfície plana também podem ser uma preocupação.  

Sobre o que você não deve se estressar: Aos cinco meses, alguns bebês têm o dom de rolar. Se esse não é o caso do seu filho, não se preocupe. Aqui está um fato divertido: Em algumas culturas, os bebês nunca têm a oportunidade de rolar durante o primeiro ano de vida. E, no entanto, eles descobrem como se locomover muito bem. Se o seu bebê está se movendo, parece forte e feliz, então não há necessidade de angústia. 

Marco de 5 meses nº 2: bebê fica irritado

Os únicos marcos importantes de 5 meses que um pai precisa saber - Papo de Pai

Aos cinco meses, a maioria dos bebês está se tornando cada vez mais consciente de como usar as mãos. Sua destreza está melhorando, assim como seu alcance e força. Eles devem ser capazes de prender objetos em suas mãos com bastante facilidade, fazendo de  gravatas, barbas (é babão, pode esperar) e cabelos longos como seus alvos principais.

Outra qualidade divertida sobre a nova pegada do pequeno é que, seja lá o que for que seu bebê de cinco meses pegue, será levado diretamente à boca para investigação. O que faz sentido, considerando a riqueza de órgãos sensoriais em seu rosto. Mas, juntamente com as novas habilidades, também haverá muitas quedas, para descobrir o que é a gravidade e para entender os ruídos e as reações dos pais que ocorrem quando um objeto atinge o chão. 

Os únicos marcos importantes de 5 meses que um pai precisa saber - Papo de Pai

Bandeiras vermelhas: Bebês que têm movimentos bruscos, típicos de quem não parece ter consciência de suas mãos ou são incapazes de coordenar seus membros. Por essa razão, podem precisar de atenção extra de você e de seu pediatra. 

Sobre o que você não deve se estressar: Os bebês colocam tudo e qualquer coisa na boca. Não surte, a menos que seja muito pequeno ou muito sujo. Além disso, você deve esperar que ele agarre e puxe, o que inclui cabelos,, mas saiba que eles não estão fazendo isso com maldade. O mesmo vale para comportamentos repetitivos, como largar e depois chorar por ter soltado um brinquedo. É tudo exploração, tudo muito normal.  

Marco de 5 meses nº 3: o bebê é mais vocal

Os únicos marcos importantes de 5 meses que um pai precisa saber - Papo de Pai

Quando um bebê chega aos 5 meses de idade, o burburinho hesitante que provavelmente começou aos 4 meses deve começar a soar como tagarelice direta . Você começará a ouvir muitos ooo e ahhh do seu filho. Você também pode ouvir aqui consoantes misturadas, dando-lhe a ocasional “mama” ou “dada”. Se você quiser contar essas palavras como as primeiras, pode ser mas saiba que seu filho ainda não atribuiu significado aos dados aleatórios , não pensou que isso é conversa de bebê, no sentido de que eles estão tentando chamar sua atenção. 

Junto com essa vocalização, você pode notar que seu filho está ouvindo enquanto fala, antes de responder com sua própria tagarelice. Você pode tirar proveito das pausas deles para que a interação pareça mais uma conversa, o que deve ajudá-los a entender a comunicação. 

Os únicos marcos importantes de 5 meses que um pai precisa saber - Papo de Pai

Bandeiras Vermelhas: Não há problema em ter um filho que não tagarela sem parar. Mas se a criança de 5 meses não estiver tagarelando e não tiver tentado começar, convém chamar a atenção do seu pediatra. 

Sobre o que você não deve se estressar: Uma criança que balbucia mas o faz pouco, pode ser um pouco cautelosa ao fazer barulhos. Se você quer mais balbuciar, pode conversar mais com seu bebê.

Momentos que não são marcos no quinto mês do bebê 

Seu filho de 5 meses deve dormir cerca de 15 horas por dia e, se você tiver conversado sobre isso com seu pediatra, poderá começar a oferecer alimentos sólidos. Alguns bebês ainda podem empurrar a comida para fora com a língua. Portanto, siga o exemplo e siga os alimentos sólidos recomendados pelo pediatra.

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Conteúdo Relacionado

Nossos Parceiros