[ editar artigo]

Os 10 melhores desenhos animados da atualidade

Tablets, celulares, computadores, videogames, pokémons. Em meio a tantas opções tecnológicas para divertir nossos pequenos os desenhos animados perderam espaço, tanto que hoje são poucos os canais abertos que exibem desenhos regularmente.

Mesmo um pouco esquecidos, os desenhos ainda são muito importantes para o desenvolvimento dos pequenos. Segundo especialistas, eles contribuem diretamente para preparar as crianças para novas realidades.
Nós do Sou Papai Babão, com a ajuda de nossos seguidores, preparamos uma lista com os melhores desenhos animados da atualidade, muitos deles estão disponíveis no Youtube e Netflix.

Não esqueça de deixar seu comentário dizendo se concorda com a lista ou acrescentaria algum outro desenho.

 

Os 10 melhores desenhos animados da atualidade - Sou Papai Babão

1. O Show da Luna

Uma produção 100% nacional, que tem como protagonista Luna, uma menina 6 anos de idade que ama a ciência e junto com seu irmão Júpiter e o furão Cláudio vivem diferentes histórias para matar a curiosidade comum em todas as crianças.
O Show da Luna é um sucesso que já está em mais de 70 países, e não por acaso. O desenho é muito bem feito, não faz uso de estereótipos e é totalmente educativo.

doki

2. Doki

Doki é o mascote do Discovery Kids e em 2013 estreou no Brasil a sua própria série. Liderados por Doki, um cão muito curioso, um grupo de aventureiros formado pelo tamanduá Otto, a joaninha Mundi, a flamingo Anabela, a lontra Fico e a cabra Gabi, viaja o mundo aprendendo sobre artes, astronomia, costumes locais, geografia e uma variedade de conhecimentos gerais. Em cada um dos episódios o grupo sai em busca de respostas às dúvidas que aparecem no cotidiano do clube de expedições do qual fazem parte, e levam as crianças junto nessas aventuras.

Charlie e Lola

3. Charlie e Lola

A história gira em torno de Lola, uma menina de quatro anos bastante energética e imaginativa e Charlie, seu irmão mais velho de sete anos que é bastante paciente e usa o amor e a imaginação para ensinar coisas novas para a sua irmãzinha. É esse o maior atrativo do desenho. Com um enredo bem-humorado, a série ensina às crianças a importância de se relacionar bem e dividir aprendizados e experiências.

meu-amigaozao

4. Meu amigãoZão

Aprender por meio de brincadeiras e da imaginação é a proposta dessa série. A história une Yuri, Matt e Lili, a três animais que se tornam seus melhores amigos e não por acaso, possuem personalidades que contribuem diretamente para a evolução de seus amigos: Golias (o elefante) não desgruda de Yuri, um menino que tem lá suas dificuldades de dividir o que é seu; Bongo (o canguru) finge ser mais corajoso do que o peralta Matt, numa tática para fazer o menino pensar bem antes de se arriscar; e Nessa (a girafa) é tão doce que amolece até Lili, que se acha a dona da verdade.
O desenho vale muito a pena para “aconselhar” nossos pequenos a enfrentar os desafios que a vida já oferece, como fazer novos amigas, ir à escola e etc.

[adinserter block="6"]

Dora, a Aventureira

5. Dora, a Aventureira

Um fenômeno transmitido em 151 países, Dora, a Aventureira já se mostra diferente quando apresenta o bilinguismo, isso mesmo, na versão brasileira, Dora fala português e ensina as crianças que a assistem a falar palavras e breves frases em inglês (na versão original, Dora fala inglês e ensina seus telespectadores a falar espanhol).
Os episódios costumam seguir a mesma estrutura. Dora e Botas, um macaco, se apresentam às crianças, em seguida um deles fala sobre um problema que terão que solucionar, para isso é preciso passar por três lugares apontados num mapa. Dora, Botas e os outros amigos envolvidos comemoram a cada missão cumprida e seguem para a etapa seguinte, até conquistarem seu objetivo. Durante quase todo o desenho, há uma interação entre os personagens e os telespectadores, permitindo que as crianças exercitem o que vão aprendendo.

programa-que-monstro

6. Que monstro te mordeu?

Também brasileiro (foi criado por Cao Hamburger, o mesmo do Castelo Rá-Tim-Bum) esse desenho é destinado para crianças maiores, já que possui uma linguagem reflexiva. A história gira em torna de Lali, uma menina que foi convidada para o concurso Monstro do Universo por seu amigo Romeu Umbigo. E é nesse mundo que Lali e seus amigos monstruosos - Luísa, Dedé e Gorgo se deparam com sentimentos como inveja e raiva, que podem transformar humanos em monstros quando não discutidos.

Go, Diego, Go!

7. Go, Diego, Go!

Diego Márquez, o protagonista da série, é primo de Dora (ela inclusive participa de alguns episódios). O enredo dessa história é bem parecido com o de Dora, o bilinguismo está presente nas palavras que Diego ensina aos telespectadores. A diferença mais evidente fica por conta da ênfase dada por Diego ao mundo animal, a maior parte das cenas interativa se refere à identificação dos bichinhos, seu habitat e outras informações sobre os animais que precisam ser passadas às crianças.

caillou

8. Caillou

Caillou é um garoto de apenas quatro anos que mora com os pais e a irmã, em muitos episódios seus avós, vizinhos e o seu gatinho também participam. Baseado nas obras de Christine L’Heureux, o principal atrativo das histórias é que os seus episódios são baseados no cotidiano de qualquer criança nessa idade. Caillou tem medo, tristeza, alegria e outras sensações, o que permite que as crianças que assistem ao desenho se identifiquem com o personagem e aprendam com as situações apresentadas. Nos padrões antigos, os episódios de Caillou sempre tem a “moral da história”, permitindo que as crianças mesmo novas avaliem as consequências de seus atos.

inami

9. Inami

Apesar de ser uma produção francesa, Inami, o protagonista, é um jovem índio amazônico da tribo dos Bellacaibos que encara muitas aventuras pela floresta. As histórias não abordam relações familiares ou conflitos de um menino dessa idade, mas é uma ótima oportunidade para nossos pequenos conhecerem um pouco da cultura e das lendas indígenas, além de aprender a importância de se relacionar bem com os animais, a natureza e saber que há um mundo, muito interessante, longe dos aparelhos tecnológicos.

sarah-e-o-pato

10. Sarah e o Pato

Simples, direta e emocionante, esse é o resumo da série. Temas do dia a dia são abordados de forma clara e a educação de Sarah é contagiante para as crianças. O narrador acompanha os personagens em suas aventuras e dá conselhos, apresentando limites sem cortar a criatividade e as descobertas de Sarah e seu amigo Pato. Por isso o desenho se torna educativo para os pequenos e para nós também.

TAGS

Cinema

Ler conteúdo completo
Indicados para você