[ editar artigo]

O que são e como acompanhar os marcos do desenvolvimento infantil

O que são e como acompanhar os marcos do desenvolvimento infantil

Você já ouviu falar sobre os marcos de desenvolvimentos? 

Um “marco” é um parâmetro, uma referência usada para acompanharmos o crescimento infantil. Ele não existe para que comparemos nossos filhos ou determinemos um “certo” ou “errado”, mas sim para nos orientar sobre as fases de crescimento que cada criança passará. 

Saber quais são os principais marcos nos ajuda a compreender que, cada vez que um deles acontece, nosso filho sentirá e poderá passará por saltos de desenvolvimento, que nada mais são do que os efeitos de conquistar habilidades novas. 

Isso explica porque, inesperadamente, às vezes acontece uma noite mal dormida, um choro sem explicação ou mudança de humor... passar por um marco é estabelecer um novo aprendizado, uma sinapse cerebral e também uma grande vitória. 

Normalmente, aos 12 meses, marcos como sustentar a cabeça, rolar sozinho, segurar objetos, imitar sons, andar e conseguir conversar são coisas que já aconteceram ou estão muito próximas de acontecer. E depois disso?

Alguns dos marcos de desenvolvimento mais relevantes dos 12 aos 36 meses, além de andar, são:

- Pular com os dois pés

- Responder a comandos

- Saber a utilidade dos objetos que mais utiliza (colher, escova de dentes...)

- Conseguir chutar a bola e correr

- Sustentar-se na ponta dos pés

- Segurar o lápis para rabiscar

- Aprender a desenhar linhas 

- Tirar a própria roupa

Sabia que estas informações e algumas outras estão na Caderneta de Vacinação dos pequenos e podem ser consultadas sempre? 

E, por isso, pensar na nutrição nessa fase é extremamente importante, pois para conseguir se desenvolver de forma plena é necessário receber os nutrientes adequados para a faixa etária. 

Pensando nisso, a Danone Nutricia se baseou em estudos sobre a população brasileira e descobriu que vitamina A, vitamina D, vitamina C, ferro, cálcio, fibras e ácidos graxos essenciais são alguns dos nutrientes que mais faltam na alimentação das crianças daqui. 

Com isso, desenvolveu Aptanutri 3 com nutrientes ajustados para as necessidades nutricionais das crianças brasileiras de 1 a 3 anos, oferecendo nutrientes importantes para o desenvolvimento na primeira infância.

Vale ressaltar que, conforme já tenho falado nos outros textos da tag nutrição, a alimentação saudável e equilibrada é nossa aliada no processo de um bom crescimento para as crianças. 

Por isso, nosso próximo assunto trará ideias de receitas para cozinhar junto do seu pequeno e, para não perder, você pode seguir o meu usuário e a tag, bem como entrar no nosso Grupo do Facebook. Vamos juntos?

***

Quer saber mais sobre como melhorar a alimentação do seu filho? Vamos juntos!

Esse texto faz parte da série sobre nutrição infantil criada em parceria com Aptanutri 3, lançamento da Danone Nutricia especialmente pensado para as necessidades nutricionais das crianças brasileiras de 1 a 3 anos. Sabemos como desenvolver bons hábitos alimentares nesta fase é uma preocupação de todo o pai, por isso, Aptanutri 3 e Papo de Pai se uniram para trazer informações e pesquisas relevantes sobre esse assunto. Para ler todos os posts sobre o tema, siga a tag nutrição.

**

 

Papo de Pai
Tomás Dotti
Tomás Dotti Seguir

Trabalhando diariamente pra me tornar o grande homem que minhas filhas acreditam que eu sou e inspirando outros homens a fazerem o mesmo. Fundador e Community Manager do Papo de Pai.

Ler conteúdo completo
Indicados para você