[ editar artigo]

O "barato da corrida" existe! Saiba o que acontece no corpo de um corredor

O corpo se move de maneira completa. Os braços impulsionam a corrida, o abdome e as costas protegem do impacto no solo. As pernas em constante movimento carregam o corpo durante o trajeto e o suor traz a sensação de que estamos fazendo algo de positivo para nossa saúde. Após o treino, respiração e batimentos cardíacos novamente no seu estado normal e você já pode enfrentar o dia a dia de trabalho e obrigações cotidianas. Mas algo está diferente, um bem estar, uma sensação de relaxamento toma conta do seu organismo, sua mente está mais calma e pacificada. 

O barato da corrida existe! Saiba o que acontece no corpo de um corredor - Papo de Pai

Reconheceu essa descrição? Pois é isso que acontece quando você corre, uma porta se abre e do outro lado uma série de benefícios lhe espera. E aquela disposição e felicidade tomam conta. Esse é o conhecido "barato da corrida". Sim, ele existe e está ligado a uma série de mudanças que ocorrem no seu corpo durante o processo de se exercitar. E quando é levado a sério, aquele turbilhão de hormônios trabalhando trazem realmente a sensação de felicidade pós treino. O hábito de correr pode então ser transformado em estilo de vida, agregando outros hábitos saudáveis como se alimentar bem e ter uma vida mais ligada a natureza. Você sabe quais são exatamente as substâncias liberadas pelo nosso corpo durante o ato de correr? Vamos lá:

Endorfina

O barato da corrida existe! Saiba o que acontece no corpo de um corredor - Papo de Pai

Essa substância tem propriedades da morfina, produzida internamente pelo organismo. Nasce na glândula hipófise e no hipotálamo durante exercícios vigorosos, excitamento e orgasmo. É um neurotransmissor, assim como a noradrenalina, a acetilcolina e a dopamina, é utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso. As endorfinas executam um papel essencial no equilíbrio entre o tônus vital e a depressão, além de aliviarem a dor e causarem bem-estar. As substâncias colocam o organismo inteiro em um estado de relaxamento e também regulam a fadiga. E viciam! Tanto que muita gente relaciona a endorfina ao tal barato do corredor. Segundo especialistas, a irritabilidade comum aos atletas após muito tempo sem exercícios é um dos sintomas da abstinência de endorfina.

Endocanabinoides

O barato da corrida existe! Saiba o que acontece no corpo de um corredor - Papo de Pai

Pode acreditar, há certa relação entre a corrida e o uso da maconha. Mas calma, o processo é químico e acontece em nosso corpo, sem a utilização da planta. Isso por conta da liberação da anandamida (que são os endocanabinoides) que acontece durante o treino e também ocorre em quem fuma maconha. Pesquisadores da Universidade de Heidelberg publicaram um novo estudo que desafia a história de que apenas a endorfina é a responsável pelo tal “barato da corrida”. Essa brisa da corrida, segundo este estudo, acontece também devido aos endocanabinoides, que podem basicamente ser classificados como receptores da maconha no seu corpo. Sim, independente de fumar ou não, você os tem em seu organismo. Ambos afetam esses receptores e impactam vários processos fisiológicos, incluindo apetite, dor, memória e o humor. A pesquisa foi publicada no periódico científico americano Proceedings of the National Academy of Sciences.

Leptina

O barato da corrida existe! Saiba o que acontece no corpo de um corredor - Papo de Pai

É o hormônio produzido pelo tecido adiposo. A leptina influencia os mecanismos de saciedade e também a atividade física. Alguns relacionam essa sensação de liberdade, de bem-estar e energia que os corredores relatam sentir durante uma corrida, não apenas com a liberação de endorfinas ou dos endocanabinoides mas com um mecanismo de recompensa ativado pela leptina. Segundo estudo publicado na revista científica Cell Metabolism, realizado por pesquisadores da  Universidade de Montreal, a leptina ainda atua nos neurônios que produzem dopamina, um neurotransmissor que também promove essa sensação de bem-estar.

O barato da corrida existe! Saiba o que acontece no corpo de um corredor - Papo de Pai

Portanto, saiba que tudo isso que foi descrito acontece dentro de você e aquele tal "barato da corrida" não é somente realidade como é uma sensação ligada ao fato de que você está trazendo um bem enorme ao corpo e a mente. Ficou com vontade de calçar o tênis e sair para uma corrida? Pois não perca a oportunidade e traga esse bem estar para sua vida.

 

Ler matéria completa
Indicados para você