[ editar artigo]

Enquete | Nova Iorque cancela ano letivo e gera debate entre pais

Enquete | Nova Iorque cancela ano letivo e gera debate entre pais

A pandemia do COVID-19 vem causando muitas mortes em todo mundo. Em alguns países os números assustam e batem recordes. Nos Estados Unidos, atual epicentro do Coronavírus, a marca negativa assustadora de 2 mil mortes em apenas 24 horas acendeu um novo debate em relação as medidas de segurança que o país deve adotar.

Em Nova York, região mais atingida pelo vírus, o prefeito Bill De Blasio decretou o fim do ano letivo, colocando fim nas aulas em todas as escolas públicas da cidade. Incialmente, as aulas estavam supensas até o último dia 20 de Abril mas isso não foi possível.

Nova Iorque cancela ano letivo e gera debate entre pais | Enquete - Papo de Pai

Segundo informações da prefeitura, eles trabalham agora com a possibilidade de voltar em Setembro, iniciando assim um novo ano letivo.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que pretende reabrir o mercado comercial americano mas que só fara isso se puder assegurar a segurança de toda a população.

Realidade brasileira e a necessidade de continuar o ensino diante da pandemia

Nova Iorque cancela ano letivo e gera debate entre pais | Enquete - Papo de Pai

O Brasil, seguindo as recomendações da OMS, também cancelou as aulas nas escolas públicas de todo o país. Para tentar salvar um pouco do tempo que será perdido, muitas intituições tem realizado aulas virtuais utilizado ferramentas online para passar o conteúdo programático das escolas.

Apesar disso, alternativas como essa não fazem parte da realidade de boa parte dos brasileiros, assim como a maior parte das famílias não possuem tempo disponível para acompanhar o aprendizado de seus filhos. 

Em grande parte por não respeitar oficialmente a situação de pandemia e adotar medidas restritivas coesas com os estados, não existe horizonte para traçar um prognóstico de retorno das aulas ou do ano letivo em 2020.

Diante desse panorâma, o que seria mais viável: Perder o restante do ano, completá-lo com atividades pontuais, einiciar um novo ano apenas em 2021 ou seguir com a estratégia de continuar a programação com aulas através de vídeos, lives e demais ferramentas?

O debate gera muitas divergências de opinião e não sabemos ainda quais serão os próximos passos. Nova York se adianta e, com autonômia, cancela o que já está, em termos práticos, totalmente perdido. Se conseguiremos decidir isso sem maiores fraturas não podemos prever. 

Mas queremos saber de vocês, babões, que nos acomapanham. O que pensam sobre isso. Participe nos comentários e junte-se a essa discussão mais do que urgente sobre o destino educacional dos nossos pequenos.

PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO PARA PARTICIPAR DA ENQUETE

[contact-form-7 id="18968" title="Enquete Ano Letivo"]

 

Ler matéria completa
Indicados para você