[ editar artigo]

Não trate seu filho como você gosta de ser tratado, respeite sua identidade

Não trate seu filho como você gosta de ser tratado, respeite sua identidade



Óbvio que somos inteligentes e sabemos que não estou falando de respeito e educação, estou falando que cada um gosta de ser tratado de uma forma.

Me acompanha que você vai entender. Existem 4 tipos de perfis comportamentais, são eles: Executor, comunicador, planejador e analista. Todos eles têm suas peculiaridades.

O executor é aquela pessoa que parte para a ação, que gosta de resultados. Muitas vezes não tem paciência para escutar histórias, acha que é perda de tempo. Por isso, em alguns momentos pode ser rotulado como grosseiro, por não ter essa paciência.


O comunicador é o cara da galera, a pessoa que adora conexão, de estar sempre rodeado de amigos, que não dispensa uma história.

O planejador é alguém que gosta de estar com pessoas mas é mais calmo, gosta das coisas estruturadas, organizadas, não gosta de mudanças de última hora.

O analista é o que prefere as minúcias, vai no detalhes, gosta das coisas muito bem explicadas. Não gosta muito de "junção", normalmente da preferência por andar bem arrumado.



Nossos filhos também já demonstram esses traços, claro que tem muito mais pontos a serem tratados. Possuindo esse conhecimento, conseguimos conversar com nossos filhos da maneira que eles gostam, respeitando suas identidades.

Se você é um pai comunicador e seu filho um executor, não adianta contar histórias para ele quando necessita passar alguma informação, tem que ser mais direto, mais focado.


Se seu filho é analista, ele gosta de detalhes, de ter uma linha de raciocínio e não gosta de se interrompido nessa linha de pensamento.

Esses são somente alguns exemplos, para demonstrar a importância que esse conhecimento tem na comunicação, nos relacionamentos. Evitando muitos conflitos, aumentando a empatia.

Papo de Pai
Clauber Carvalho
Clauber Carvalho Seguir

Um pai👨‍👦‍👦mudando o mundo🌍 Tenha mais empatia e melhore seus relacionamentos! Seja Exemplo! 👨🏼‍🎓Treinador de Pessoas 📊Analista Comportamental 🔥Gestão das Emoções

Ler matéria completa
Indicados para você