2 minutos de leitura

A pandemia forçou nossa sociedade a mudar, a buscar novas formas de se relacionar, governar, educar, etc. Tudo foi afetado pela pandemia e provavelmente nada será como antes. No quesito Educação, as instituições de ensino tiveram que usar a tecnologia para fazer com que o aprendizado não parasse. No entanto, no velho continente surgiu uma […]

A pandemia forçou nossa sociedade a mudar, a buscar novas formas de se relacionar, governar, educar, etc. Tudo foi afetado pela pandemia e provavelmente nada será como antes. No quesito Educação, as instituições de ensino tiveram que usar a tecnologia para fazer com que o aprendizado não parasse. No entanto, no velho continente surgiu uma nova tendência.

Na Holanda, a University College Roosevelt (Middelburg) começou a dar aulas ao ar livre, principalmente para evitar o que chamam de “miséria digital”. As aulas acontecem em parques, praças ou estacionamentos. Ninguém fica de fora (como se acontecesse com as aulas virtuais) e também pode trazer muitos outros benefícios.

A ideia é evitar o número de aulas virtuais que são ministradas diariamente. Acredita-se que as aulas remotas possam trazer muitas coisas negativas, mais do que positivas. O aprendizado é prejudicado e sujeito a muitos fatores, como a qualidade da Internet, o dispositivo tecnológico e outros problemas.

Essa outra alternativa, por outro lado, pode trazer vários benefícios.

Na imagem você pode ver a classe acomodada pé da igreja de Middelburg, com a professora de ciências no centro, como se fosse uma palestra, deixando para trás as tradicionais e restritivas salas de aula.

“É muito legal porque podemos nos ver sem telas ou interfaces digitais. É mais tranquilo, você tem a impressão de não estar na aula. Espero que isso continue mesmo quando o vírus tiver desaparecido. Tenho certeza que continuaremos dando muitos cursos em ambientes externos”, disse o professor Edward Nieuwenhuis à AFP.

Obviamente também existem distrações, como o barulho dos veículos, as pessoas andando e falando constantemente ao redor e o barulho sempre perturbador da cidade.

Esse novo projetor surgiu como uma opção às aulas online, que escravizam os aluno a uma tela eletrônica. Agora com a situação um pouco mais controlada, é possível usar os espaços públicos respeitando as medidas de segurança. Você acha que poderia funcionar em outros países? Seria esta uma nova revolução na educação?

 

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Conteúdo Relacionado

Nossos Parceiros