[ editar artigo]

Ler em voz alta traz inúmeros benefícios para o seus filhos

Poucas maneiras de aprendizado são tão benéficas como a de aprender pela escuta, pegando carona na voz de alguém que é conduzido pelas páginas de um livro. O interessante nesse processo é que ler para as crianças não é só um exercício que desperta o encantamento, é também um diálogo que auxilia o desenvolvimento da linguagem na primeira infância e o estabelecimento de vínculos afetivos.

As pesquisadoras Ana Teberosky e Angelica Sepúlveda, da Universidade de Barcelona, escreveram um artigo chamado "Aprender a paritr da leitura em voz alta dos adultos". No texto apontam a riqueza de aprendizados gerados a partir da leitura de histórias, seja para a formação do corpo, do pensamento ou das emoções entre zero e seis anos. 

Ampliando a “leitura”

Ler em voz alta traz inúmeros benefícios para o seus filhos - Papo de Pai

De acordo com a pesquisa publicada no artigo, ao escutar e se relacionar com as palavras do outro, que ganham vida por meio de livros, poemas, notícias, canções e outros textos, as crianças são capazes de ampliar o conhecimento em relação à linguagem oral e escrita. Construindo significados à sua própria maneira.

No estudo, a leitura do adulto pode ser entendida também como a leitura da própria criança, tanto no sentido da substituição da ação, quanto no sentido metafórico. “O sentido vicário acontece quando a criança participa da leitura por meio do outro que lê, ao escutar, apontar, olhar, nomear, perguntar e comentar aquilo que é lido”, afirma.

Ler em voz alta traz inúmeros benefícios para o seus filhos - Papo de Pai

Por outro lado, o sentido metafórico deriva de um "como se". Ou seja, como se lessem as leituras que são compartilhas, no momento em que participam dela, pois ela compreende o que está sendo dito. A leitura dos adultos, sejam eles pais, mães, cuidadores ou professores, prepara a aprendizagem infantil para o desenvolvimento da linguagem, uma espécie de primeiro passo da formação de leitores autônomos e com melhor desempenho escolar.

O trabalho realizado por Ana Teberosky e Angelica Sepúlveda buscou analisar a prática da leitura em voz alta para as crianças e seus benefícios, explorando a escolha dos livros e maneiras de ler. As autoras defendem que essa escuta leva a construção de um vocabulário mais rico e ao desenvolvimento de uma linguagem mais complexa e elaborada pelos pequenos.

Para os bebês, por exemplo, pode ser uma boa oportunidade de interação com uma linguagem diferente da cotidiana apresentada pelos adultos, o que favorece a ampliação do repertório de palavras conhecidas. Aos poucos, os pequenos leitores vão identificando o livro como um objeto que possui palavras, ordem e estrutura narrativa que compõe uma história.

Ler Histórias

Ler em voz alta traz inúmeros benefícios para o seus filhos - Papo de Pai

Ler histórias que estão escritas é diferente de reproduzi-las oralmente.  Durante a atividade, é criada uma relação afetiva quando estamos lendo para as crianças, por exemplo, quando permitimos que se aconcheguem e se aproximem ao compartilhar as emoções da história. Esse tipo de vínculo favorece o desenvolvimento emocional das crianças e suas relações sociais com os outros.

Mesmo quando a leitura passa a ser solitária e silenciosa, transformação que geralmente acontece quando as crianças ficam mais velhas e aprendem a ler, o estudo aponta que a verbalização dos textos pelos adultos segue sendo importante durante toda a escolaridade. Isso acontece, pois elas têm a oportunidade de observar um leitor mais experiente e aprender a partir de uma interação de qualidade.

Ler em voz alta traz inúmeros benefícios para o seus filhos - Papo de Pai

Entrar em contato com situações e sentimentos que aparecem nas histórias pode ser também uma oportunidade de conversar sobre assuntos difíceis como perdas, mortes e medos em geral.

“A leitura em voz alta se compara a uma peça de teatro, onde a audiência participa e entra, imaginativamente, nos espaços fictícios e narrativos da cena”, descreve.

Outro formato possível de ser explorado é a poesia, um convite para  interagir com ritmo e musicalidade, contribuindo para a formação do imaginário, do jogo simbólico e da criatividade. 

Possibilidades

Ler em voz alta traz inúmeros benefícios para o seus filhos - Papo de Pai

A literatura infantil é um assunto bastante explorado. Uma das reflexões que podemos fazer é a de que os livros destinados ao público infantil não se resumem aum produto. Ou seja, embora sejam muitas vezes transformados em objeto de consumo ou reduzidos a uma utilidade específica, como, por exemplo, à exploração do conteúdo escolar, os livros podem ser fonte de fantasia.

Seja com foco nos benefícios gerados às crianças ou simplesmente pelo puro prazer da ação, a leitura em voz alta pode ser, no fundo, uma ferramenta, mas também um território aberto de possibilidades. O que as autoras da pesquisa indicam é que essas experiências sejam naturais e tenham diversidade, criando oportunidades variadas de contato com as produções textuais. E que possam, portanto, iniciar de um jeitinho que não pareça algo obrigatório a se fazer ou seja desagradável para as crianças.

Boa leitura aos nossos amigos babões e seus pequenos!

TAGS

Artigo

Ler conteúdo completo
Indicados para você