2 minutos de leitura

Foi um longo processo de desenvolvimento, debates, estudos e rejeição. Agora, enfim, a lei que permite o uso de maconha para o tratamento do autismo foi aprovada no estado do Colorado, nos EUA. Antes, porém, um outro projeto similar havia sido engavetado pelo governador anterior, que não se via convencido cientificamente do benefício do tratamento para crianças autistas. Antes […]

Foi um longo processo de desenvolvimento, debates, estudos e rejeição. Agora, enfim, a lei que permite o uso de maconha para o tratamento do autismo foi aprovada no estado do Colorado, nos EUA. Antes, porém, um outro projeto similar havia sido engavetado pelo governador anterior, que não se via convencido cientificamente do benefício do tratamento para crianças autistas. Antes de ser eleito, porém, durante sua campanha, o atual governador Jared Polis já afirmava que assinaria a lei caso se tornasse governador.

Estado do Colorado aprova lei que autoriza uso da maconha para tratamento de autismo - Papo de Pai

Para além da legislação específica, já era fato conhecido que famílias residentes no Colorado, estado onde a maconha é legalizada tanto para uso recreativo quanto medicinal, vinham tratando seus filhos autistas com a planta.

E a alegação do governador anterior de quem não conhecia pesquisas que comprovassem o efeito positivo do uso da maconha sobre os pacientes não nega o fato de que tais pesquisas existem em diversos países. Chile e Israel já realizaram vastos estudos sobre o tema, comprovando efeitos positivos, e o Departamento de Defesa dos EUA já encomendou vasta pesquisa sobre o tema.

Estado do Colorado aprova lei que autoriza uso da maconha para tratamento de autismo - Papo de Pai

Outros estados, como Rhode Island e Iowa, já incluíram o autismo entre as condições cujo uso da maconha medicinal é permitido.

Como vai funcionar?

Estado do Colorado aprova lei que autoriza uso da maconha para tratamento de autismo - Papo de Pai

Para assegurar o rigor do processo até que uma criança tenha acesso à planta, à lei original foi acrescida uma emenda, exigindo que dois médicos recomendem o uso, um diagnosticando a condição e outro para efetivamente receitar a maconha. Militantes e familiares afirmam que a demora para aprovação da lei acabou por melhorar suas condições, expandindo ainda mais o acesso ao tratamento e oferecendo melhores possibilidades para os pacientes.

Estado do Colorado aprova lei que autoriza uso da maconha para tratamento de autismo - Papo de Pai

Em um cenário atual brasileiro onde a Anvisa liberou o uso de produtos à base de cannabis para o tratamento em diversos casos, é de se pensar se a utilização da Maconha para tratamento de autismo seria no futuro uma realidade em nosso país. Deixando o preconceito de lado, os benefícios do tratamento envolvendo a planta já foram amplamente comprovados cientificamente e merecem uma atenção de todos. 

Fonte: Hypeness

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Conteúdo Relacionado

Nossos Parceiros