[ editar artigo]

Entre pai e filho: como ajudar no desenvolvimento dos pequenos?

Entre pai e filho: como ajudar no desenvolvimento dos pequenos?

Eu sei que você, assim como eu, sabe que criar filhos é um desafio enorme e se pergunta todos os dias como ser um pai melhor. Além disso, ficamos frustrados quando percebemos que falhamos por alguma razão, pois queremos sempre o bem da nossa família.

Por isso, pensando em dicas práticas que podem auxiliar a sua rotina, hoje eu trouxe pequenas atitudes que nós, pais, podemos ter para ajudar no desenvolvimento das crianças de 1 a 3 anos. Vamos lá?

  1. Estabeleça uma rotina: ainda que pareça pouca coisa ou que você mesmo não costume organizar seus horários, faça isso por seu filho ou filha. Ter uma rotina com atividades previsíveis e hora de dormir estabelecida ajuda o pequeno a compreender o mundo com menos ansiedade e medo e, por isso, se desenvolver com mais segurança.
  2. Pequenas organizações: a organização dos espaços influencia diretamente a forma que a criança compreende seu corpo, universo e cotidiano. Por isso, ensine-a a arrumar os brinquedos separados e nomear os lugares, pois você a ajudará a equilibrar suas emoções e visão de mundo.
  3. Leia para seus filhos: a leitura compartilhada em voz alta tem efeitos positivos para o desenvolvimento integral das crianças, pois garante desenvolvimento do intelecto, vocabulário e criatividade, além de melhorar a conexão entre pais e filhos.
  4. Valorize o momento das refeições: sente à mesa com sua família e use essa ocasião para conversas agradáveis e educação alimentar.
  5. Selecione bem os brinquedos: a chave para um bom desenvolvimento não está na quantidade de brinquedos, mas sim nas possibilidades que os objetos dão para as crianças criarem coisas novas. Por isso, observe os interesses do seu filho ou filha e ajude-o a criar possibilidades com os brinquedos que tem.
  6. Faça escolhas alimentares com atenção. Os alimentos que as crianças de 1 a 3 anos consomem influenciam diretamente seu crescimento. Pensando nisso, a Danone Nutricia se baseou em estudos sobre a população brasileira e descobriu que vitamina A, vitamina D, vitamina C, ferro, cálcio, fibras e ácidos graxos essenciais são alguns dos nutrientes que mais faltam na alimentação das crianças daqui. Dessa forma, desenvolveu Aptanutri 3 especialmente para as necessidades nutricionais das crianças brasileiras de 1 a 3 anos, oferecendo nutrientes importantes para o desenvolvimento na primeira infância.

Todas as dicas são preciosas, porém, acima de tudo, esteja presente. O que sua criança mais precisa nessa fase para se desenvolver é você.

Esteja com ela, celebre sua conquista, instrua suas dúvidas e tenha um tempo de qualidade junto dela. Nossos filhos precisam de pais que criem memórias e valorizem a presença acima das telas e brinquedos.

Por isso, não abra mão de ser aquele que testemunhará o crescimento de uma criança sabendo que fez o melhor por ela. Vale a pena em cada minuto, cada esforço e sorriso. Vamos seguir juntos? 

***

Esse texto faz parte da série sobre nutrição infantil criada em parceria com Aptanutri 3, fórmula infantil da Danone Nutricia especialmente pensada para as necessidades nutricionais das crianças brasileiras de 1 a 3 anos. Sabemos como desenvolver bons hábitos alimentares nesta fase é uma preocupação de todo o pai, por isso, Aptanutri 3 e Papo de Pai se uniram para trazer informações e pesquisas relevantes sobre esse assunto. Para ler todos os posts sobre o tema, siga a tag nutrição.

 

Papo de Pai
Tomás Dotti
Tomás Dotti Seguir

Trabalhando diariamente pra me tornar o grande homem que minhas filhas acreditam que eu sou e inspirando outros homens a fazerem o mesmo. Fundador e Community Manager do Papo de Pai.

Ler conteúdo completo
Indicados para você