[ editar artigo]

Entenda porque o agachamento ajoelhado é pura perda de tempo

Caramba, já falei sobre essa doideira umas três vezes, mas me parece que ela está ressurgindo nas academias no melhor estilo The Walking Dead do invencionismo!

Os pontos críticos desse agachamento ajoelhado são:

 

1. Maior sobrecarga na coluna por obrigar o tronco a se inclinar muito à frente;

2. Envolver basicamente extensão de joelho, ou seja, envolve muito quadríceps, pouco posterior, zero panturrilha. Isso não o torna apenas limitado mas aumenta as forças compressivas no joelho;

3. Feito com a patela comprimida, que é mais uma coisa ruim para os joelhos;

4. Pequena amplitude de movimento na articulação do quadril, prejudicando o trabalho de glúteos.

[adinserter block="8"]

Ou seja, é um agachamento mal feito e numa posição desfavorável. Sim, ele pode ser usado em casos pontuais, como educativo, mas isso não tem nada a ver com ser um bom exercício para treino de glúteos.

Ah, mas espera um pouco! Agora a moda dos invencionistas é colocar um elástico na cintura de quem executa e puxar para trás, tipo um arreio de buzanfa! O intuito parece ser criar uma resistência à extensão de quadril, simulando uma elevação pélvica. Mas aí, pensando em treino de glúteos, nós temos um problema, pois tanto o agachamento ajoelhado quanto a elevação pélvica são ruins e um exercício ruim somado com outro exercício ruim é algo ruim bagarai!

[custom-related-posts title="Veja também:" order_by="title" order="ASC" none_text="None found"]

Na boa, basta pensar um pouco para ver que esse elástico não vai ser muito útil, pois a carga usada para dar umbigadas no céu é bem alta, portanto, a resistência criada com um elástico dificilmente resultará em uma sobrecarga que valha a pena. Lembre-se que estou falando de exercício se hipertrofia e força, se você estiver pensando em curar síndromes criadas por algum guru, tirar verruga ou desencravar unha, aí é outra história.

Enfim, quem faz não vai ser castigado por Deus ou tampouco vai ter um câncer, apenas vai estar perdendo tempo e se expondo com exercícios meia-boca. E vai sofrer com a galera em volta rindo e lembrando dessa música toda vez que fizer!

[adinserter block="1"]

[adinserter block="3"]

Ler conteúdo completo
Indicados para você