[ editar artigo]

Enquete | O que a suposta superproteção do Bolsonaro a seus filhos pode nos ensinar

Enquete | O que a suposta superproteção do Bolsonaro a seus filhos pode nos ensinar

Já falamos aqui no Papo de Pai sobre a importância deixar que os filhos se frustrem, que arquem com a responsabilidade de seus atos. Há muito tempo se fala nos “pais helicóptero”, que ficam “sobrevoando” todos os aspectos da vida dos filhos.

Mais recentemente surgiu um novo termo: os “pais cortadores de grama”, que removem todos os obstáculos ou dificuldades que possam ser enfrentados pelos filhos. Mas até onde podemos ou devemos ir?

É natural que os pais queiram proteger seus filhos de decepções, mas isso pode acabar atingindo a autoestima das crianças e criando dificuldades futuras, como alertam diversos especialistas.

A teoria é ótima, mas na prática...

O Que A Suposta Superproteção Do Bolsonaro A Seus Filhos Pode Nos Ensinar - Papo de Pai

É fato que todo babão minimamente interessado já conhece esses termos e conselhos de profissionais da área sobre os aprendizados que a frustração pode trazer para os seus filhos. Mas aplicar isso na vida real sem dúvidas é um desafio.

E essa semana uma declaração do ex-ministro da Justiça e da Segurança Pública deu um início a um grande debate sobre esse assunto em nossa redação e decidimos trazê-lo aqui pro portal, pra ouvirmos a opinião dos nossos leitores.

Na coletiva de imprensa, convocada para anunciar sua renúncia ao cargo, Sérgio Moro alegou que o presidente Jair Bolsonaro disse "estar preocupado com inquéritos em curso no STF e que, por esse motivo, a troca do então diretor da Polícia Federal seria oportuna”.

Moro não deu mais detalhes esses tais inquéritos, nem mencionou os filhos do presidente em seu discurso, mas é sabido que três deles (Flávio, Carlos e Eduardo) respondem a processos (a BBC listou e detalhou cada um deles e você por ver clicando aqui), o que nos levou a pensar hipoteticamente, afastando qualquer viés político e sob a ótica da paternidade: E se as denúncias de Moro forem verdadeiras e o presidente estiver tentando proteger seus filhos?

Pai acima de tudo, meus filhos acima de todos?

O Que A Suposta Superproteção Do Bolsonaro A Seus Filhos Pode Nos Ensinar - Papo de Pai

Sabemos que é difícil, mas tente deixar de lado por um instante sua orientação política. Aqui o papo é de pai e é só esse aspecto que nos interessa nessa história. Tente enxergar o presidente como o homem e pai comum que ele é, que ama e quer o bem de seus filhos assim como qualquer babão.

Os processos que os filhos do presidente respondem estão em andamento e compete à justiça dizer se eles são culpados ou inocentes, mas em todos os casos existe a possibilidade de que sejam presos. E esse foi o ponto crítico da nossa discussão. Ficamos nos perguntando o que faríamos no lugar dele.

Aqui não houve consenso, mas queremos ouvir todos os babões da nossa comunidade. E aí, o que vocês fariam no lugar do pai e presidente Jair Bolsonaro?

Essa enquete foi encerrada, veja abaixo o resultado

[carousel_slide id='18981']

Ler conteúdo completo
Indicados para você