[ editar artigo]

Enfermeiras fazem fichas criativas de nascimento de crianças

O momento do nascimento do filho, é certamente um dos momentos mais importantes para uma mãe! Geralmente elas costumam até memorizar o horário de nascimento, o peso, a altura do bebê.

Em uma maternidade de Campina Grande, na Paraíba, as enfermeiras estão ajudando as ma~es nesse processo de "registro". As enfermeiras fazem à mão uma fichinha para cada bebezinho com todos estes dados e muito amor!

As fichinhas, que as enfermeiras chamam de lembrancinha, levam o nome da criança com uma mensagem de boas-vindas. Nessas fichas as enfermeiras escrevem a data de nascimento, nome do bebê, nome do pai, nome da mãe, horário de nascimento,peso e altura do bebê, como também o nome das enfermeiras que fizeram o parto.

As fichas

As fichas são cheias de colorido e desenhos lúdicos. Tem urso, bola de futebol, passarinho, flores, borboleta, cachorrinho, coruja, coração e outros.

Enfermeiras fazem fichas criativas de nascimento de crianças

“É uma lembrancinha para que a família possa guardar com carinho deste momento bonito. Uma enfermeira começou fazendo e todas as outras foram aprendendo com ela e fazendo também”, explicou a coordenadora da unidade, Ana Luíza Oliveira.

Lembrando que a mãe também terá acesso a documentação original e que isso é só um "algo a mais" dado pelas enfermeiras. Essas enfermeiras são membro de um Centro de Parto Normal, que fica dentro da maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea)  é um serviço voltado para o parto humanizado. Desde que esse serviço foi iniciado, mais de 500 bebês já vieram ao mundo no local, todos de parto normal, e todos eles receberam a fichinha de boas-vindas.

O Centro, respeita a opção das ma~es na hora do pré natal e e´super atencioso com elas quando se trata de trazer a criança da melhor forma possível e tornar cada vez mais impactante os momentos nas vidas das mães. Os partos são realizados no tempo das mamães, algumas levam várias horas e são estimuladas com o acompanhamento das enfermeiras obstétricas, utilizando bolas de pilates e técnicas de relaxamento para que os bebês venham no tempo certo e da melhor forma possível. As fichas são feitas a mão e em cartolina como destacam as enfermeiras.

Estas são algumas das fichinhas:

Enfermeiras fazem fichas criativas de nascimento de crianças Enfermeiras fazem fichas criativas de nascimento de crianças Enfermeiras fazem fichas criativas de nascimento de crianças Enfermeiras fazem fichas criativas de nascimento de crianças

As mães comentam que a experiência é mais que excelente e que vão guardar os cartões para toda a vida.