[ editar artigo]

Dicas para trabalhar em casa e não descuidar dos seus filhos

O trabalho de home office ainda é pouco difundido no Brasil mas, com o avanço da Covid-19, muitas empresas, abraçando sua responsabilidade social para diminuir a contaminação, liberaram os funcionários com funções que podem ser exercidas normalmente em casa. Mas e agora? 

Sabemos que muitos nunca tiveram essa experiência e, com toda a família em casa, como conciliar trabalho e atenção aos filhos?

Vamos a algumas dicas para você que ainda não teve a experiência de trabalhar em casa. Para que você torne seu trabalho produtivo e tenha cuidado com seus filhos.

Para o trabalho

Dicas para trabalhar em casa e não descuidar dos seus filhos - Papo de Pai

1 - Comunique-se sempre

No trabalho home office, diferente do presencial, as pessoas não tem outro meio de saber o que você está fazendo se isso não for comunicado. Por isso, não espere o outro perguntar. Se você está trabalhando num projeto ou demanda comunique isso ao seu gestor ou companheiros de trabalho. Desta forma, você economiza tempo, energia e carga mental dos colegas e fica mais tranquilo para se concentrar no que está fazendo sem ficar pensando que alguém pode achar que você não está trabalhando.

2 - Entregue e tenha confiança

Por falar nisso, essa maneira de trabalhar é um desafio. Um desafio de confiança mútua, que requer entrega e responsabilidade. Trabalhar em casa funciona sim, e muito. Mas para que tudo corra bem, ele requer muita dedicação, compromisso e confiança de todas as partes envolvidas. Do lado dos funcionários, o compromisso e a disciplina para garantir (e comunicar) suas entregas nos prazos estipulados. Do lado dos gestores, tranquilidade e confiança na equipe montada por eles e a disponibilidade para apoiá-la no que for necessário durante tempos tão incertos.

3 - Cada ferramenta para seu uso correto

Dicas para trabalhar em casa e não descuidar dos seus filhos - Papo de Pai

A comunicação é essencial para o home office, como dissemos anteriormente, e são muitas as ferramentas disponíveis hoje para possibilitar essas trocas. Cada ferramenta tem seu uso correto e saber separar isso será de grande valia. Vamos lá:

Whatsapp: O Whats, por exemplo, é excelente para avisos emergenciais, cobranças importantes e tudo que envolve algum tipo de urgência ou prazo apertado. Os áudios são ótimos para troca de ideias mais diretas e acabam economizando tempo na hora de explicar pensamentos (só cuidado com os áudios gigantes ok?). O problema é que o grande fluxo de mensagens e informações que circulam ali, principalmente em tempos de pandemia, podem acabar fazendo com que algumas demandas se percam. Por isso, use e abuse do Whatsapp, mas na hora de passar alguma demanda que precisa ser executada faça isso também por e-mail.

E-mail: Como falamos anteriormente, o e-mail é o canal mais confiável para troca de demandas e entregas. Isso porque ali tudo fica registrado, organizado e pode ser facilmente buscado em caso de necessidade. As threads e conversas que acontecem ali são um importante histórico do trabalho que está sendo feito e servem como um registro precioso em caso de dúvidas e questionamentos futuros.

4 - Um ambiente de redação pode ser simulado

As videoconferências, ou ‘calls’, como muita gente costuma chamar , são essenciais para o home office.  Dessa maneira podem ser realizadas reuniões, workshops e até mesmo cursos com mais de 20 pessoas, de diversas regiões do Brasil e do mundo, ao mesmo tempo. Basta que todos tenham um bom sinal de internet. Ou seja, o isolamento agora é apenas físico, virtualmente ele não precisa acontecer. 

5 - O Google Drive como ajuda essencial

Dicas para trabalhar em casa e não descuidar dos seus filhos - Papo de Pai

 Documentos, PDFs e planilhas podem ser criados e editados coletivamente pelo Google Docs, trocas e conversas são facilitadas pelo Google Drive, o Google Agenda ajuda na convocação de reuniões pelo Google Hangouts Meet (os eventos criados ali geram um link para um ‘sala de conversa’ que fica disponível para todos os convidados) com todas as suas possibilidades de notificações e lembretes.  Isso sem falar em todas as possibilidades de trocas e colaborações virtuais possibilitadas pela nuvem (documentos, fotos, etc). 

6 - A necessidade de uma rotina

Produtividade, saúde física e mental, equilíbrio essas são buscas constantes de todo ser humano que almeja algum tipo de evolução neste mundo, e todas elas têm algo em comum: estão intimamente ligadas à rotina. Mas acredite,  o fato é que a rotina mais eficiente não é necessariamente a mais óbvia, a tradicional ou a convencionalmente mais aceita pela sociedade. Caso o seu trabalho permita, vale à pena explorar as infinitas possibilidades durante o período de home office. Pode ser até que isso te leve a grandes mudanças e melhore sua qualidade de vida quando voltarmos à normalidade. 

Para os filhos

Dicas para trabalhar em casa e não descuidar dos seus filhos - Papo de Pai

1 - Crie uma rotina

Defina horários para o almoço, os intervalos e o horário de começar e terminar a trabalhar. Pense em uma recompensa se eles se comportarem, como verem um filme juntos ou brincarem quando o trabalho terminar.

2 - Aproveite os momentos livres

Dicas para trabalhar em casa e não descuidar dos seus filhos - Papo de Pai

Após sua jornada de trabalho, esqueça o cansaço mental ou aquela louça pra lavar, brinque com seu filho. Claro que será cansativo mas lembre-se, esse é um período difícil que vai passar. Aproveite e tenha em mente que é este é um momento único, no mundo corrido em que vivemos, para conhecer melhor o seu filho e estar presente na vida dele.

3 - Defina seu espaço de trabalho

Seja um escritório, uma escrivaninha ou mesmo a mesa de jantar. Deixe claro que, quando estiver naquele espaço, estará em horário de trabalho e livre de interrupções.

4 - Lembre-se que crianças são crianças

Dicas para trabalhar em casa e não descuidar dos seus filhos - Papo de Pai

Mesmo com todo planejamento, eles ficarão entediados, frustrados e quebrarão as regras de tempos em tempos, mas seja paciente. Quando o silêncio for crucial, explique a importância de eles não interromperem e peça que eles aguardem até que você esteja disponível.

Ler conteúdo completo
Indicados para você