[ editar artigo]

Dicas importantes para ajudar um pai a fazer bonito durante as férias

Babões, tenho certeza de que, com a chegada do verão, vocês estão cheios de  preocupações com seus pequenos. São tantas coisas pra se atentar não é? Todos nós já perdemos as férias perfeitas alguma vez na vida porque exageramos na exposição ao sol ou comemos algo estragado. Imagino que você está concordando e pensando como isso pode ser desagradável.

Mas calma, não se desespere porque temos algumas dicas para te ajudar. Vamos as frases mais frequentes quando o assunto é praia e piscina.

"Ah, não consigo passar protetor nesse moleque, ele não pára!"

A primeira coisa que vem à cabeça quando pensamos nisso é que vai ser mais fácil ir a pé de São Paulo até o Rio de Janeiro do que conseguir passar protetor no seu filho. As crianças, de maneira geral, não gostam dessa parte, interromper a brincadeira para se melecar todo. 

O que pode ajudar muito são os equipamentos de proteção como blusas térmicas de manga comprida. Lembre-se sempre de que quanto mais a pele estiver coberta menos tempo você passará passando protetor. Claro, vai sobrar algumas partes expostas mas serão poucas e alguma distração rápida deve resolver para que você consiga passar o protetor.

"O protetor vai irritar os olhos do meu menino".

Dicas para ajudar um pai durante as férias - Papo de Pai

Essa é fácil babão, passe um filtro que seja resistente à água ao redor dessas partes pois, realmente, é uma área muito sensível. Como ele é resistente à água, não vai dissolver.

"Filho, você está todo sujo de areia!"

É, isso não tem jeito de evitar mas existe um truque para agilizar o processo de limpar seu filho. Leve na bolsa de praia um frasco com talco de bebê, vai parecer mágica a rapidez com que o talco removerá aquela areia chata que não sai de jeito nenhum, além de fazer bonito com uma solução pouco utilizada. Se o seu filho é bebê, ou ainda uma criança muito pequena, uma boa idéia pode ser levar uma piscina inflável para tirar a areia dele como se fosse uma banheira.

"Cuidados na piscina filho!"

Dicas para ajudar um pai durante as férias - Papo de Pai

O afogamento é a causa de morte não intencional mais comum entre crianças de 1 a 4 anos e, a cada ano, mais de 300 crianças menores de 18 anos se afogam em piscinas. Mas não precisa ter medo não, basta escolher um adulto para monitorar, pode ser fazendo um revezamento entre os babões.

O problema dos mosquitos

Dicas para ajudar um pai durante as férias - Papo de Pai

Esse é um problema sério, principalmente porque os casos de dengue e derivados prometem chegar com força nesse verão.

Posso usar o repelente de adulto mesmo?

Não pode não babão, a Academia Americana de Pediatria recomenda produtos com DEET. Crianças a partir de 2 meses podem usar um repelente contendo de 5 a 7% de DEET que, apesar da sigla misteriosa, é a abreviação da substância N,N-Dietil-m-toluamida que protege da Zika, doença de Lyme e o vírus Nilo Ocidental. Basta pulverizar o repelente nas mãos e esfregar no seu filho, tomando sempre cuidado para não passar nos olhos, boca e nariz. Lembrando que à noite, vestimentas adequadas ajudam a prevenir que o mosquito faça a festa. 

Como posso proteger o meu quintal?

Dicas para ajudar um pai durante as férias - Papo de Pai

Essa é uma ótima maneira de prevenção, isolar o local onde as crianças brincam. Se estivermos falando de um pátio semi fechado, uma lanterna de mosquito, que libera permetrina, pode ser eficaz nesse combate. Sempre tem alguém pra falar de velas de citronela, tochas e outras peripécias. Nem se preocupe com isso babão, uma brisa leve acaba com os ingredientes ativos dessas alternativas. Prefira o ventilador, o vento forte bem direcionado vai evitar que os mosquitos consigam voar por ali.

Comida para viagens

Dicas para ajudar um pai durante as férias - Papo de Pai

Sempre tome cuidado com o que comer, com o calor é bem comum aquele camarão premiado deixar seu filho fora de combate.

Se você for em um estádio, por exemplo, um ambiente difícil de levar muita coisa para comer, os famosos amendoins podem ajudar a manter as crianças "alimentadas". São 9 gramas de proteína e 6 de fibra.

Dicas para ajudar um pai durante as férias - Papo de Pai

Agora se a diversão é na piscina são outros quinhentos. Aquele dia cansativo nadando e pulando horas a fio merecem um sanduíche reforçado. Escolha uma opção saudável como um frango grelhado (Frango hein babão? Nada de hambúrguer).

Dicas para ajudar um pai durante as férias - Papo de Pai

Se você resolveu levar seus filhos no Parque de diversões pode esquecer o algodão doce, não que eles não possam comer mas só isso não vai adiantar. Uma opção como milho cozido é bem aceita, uma espiga de 20 cm chega a 200 calorias, além de 6 gramas de proteína para ajudar.

Como lidar com picada de abelha?

Dicas para ajudar um pai durante as férias - Papo de Pai

Nesse caso é necessário atenção, as picadas de abelha doem muito mas é necessário que o ferrão seja removido. Segure a pele, estique-a e puxe o ferrão, se estiver visível. Não fique cheio de vontade, querendo mostrar serviço, apertando o ferrão, isso pode injetar mais veneno na pele. O gelo vai ser um grande aliado para diminuir a coceira e também a propagação do veneno. Nesse momento o importante é ter calma. 

Contudo, o mais importante em todas as situações é não se apavorar e sempre procurar soluções mais objetivas, não deixar os familiares, apavorados, falarem muito atrapalhando mais do que ajudando, seja o pai equilibrado. 

Quer ficar por dentro de tudo o que está rolando no Papo de Pai? Então conheça a nossa mentoria, faça parte do nosso grupo e siga a gente nas redes sociais: Facebook | Instagram | Youtube | Twitter

 

Ler conteúdo completo
Indicados para você