[ editar artigo]

Cozinhar com seu filho pode ser uma ótima opção de atividade na pandemia

Cozinhar com seu filho pode ser uma ótima opção de atividade na pandemia

Já pensou que a cozinha pode ser um espaço para brincar com seu filho? Então anote a dica de hoje e entenda por que essa atividade pode ser muito importante para vocês!

O isolamento social, embora necessário, tem sido de extremo desgaste para as crianças. Um estudo realizado com 320 crianças e adolescentes em Xianxim, na China, mostrou que alguns dos efeitos psicológicos da pandemia foram aumento da dependência excessiva dos pais (36% dos avaliados), desatenção (32%), preocupação (29%), problemas de sono (21%), falta de apetite (18%), pesadelos (14%) e desconforto e agitação (13%). 

A falta da convivência com os familiares e amigos, bem como da escola (embora em alguns lugares o retorno gradual já esteja acontecendo), deixou impactos muito severos no emocional dos pequenos. E como podemos amenizar isso?

Uma das formas de trazer leveza e conexão para o relacionamento entre pais e filhos é realizar tarefas cotidianas juntos. E, como temos falado de nutrição e alimentação saudável, levar seu filho para a cozinha é uma ótima estratégia, pois, além de ser um momento de carinho, diversão e comunicação, também ajuda a inspirar bons hábitos.

Além disso, vamos falar sério: cozinha também é lugar de pai. Estar com seus filhos para que eles te vejam como quem prepara refeições é quebrar estereótipos que há muito tempo já deveriam ter sumido. 

Por isso, arregace as mangas, pegue as panelas e anote algumas receitas fáceis de fazer com a companhia de crianças pequenas. Deixe que eles ajudem no preparo, separe os ingredientes e se divirta!

Bolinho de milho

Ingredientes:

1 espiga de milho

1/2 cebola pequena

1 dente de alho

Temperinhos à gosto 

Modo de preparo

Bata no mixer ou com colher um pouco mais da metade do milho e restante dos ingredientes. Adicione o restante do milho (seu filho pode ajudar!) e misture. Coloque pequenas porções da massa em uma frigideira antiaderente e deixe dourar dos dois lados. Vocês vão amar!

Panqueca de maçã

Ingredientes

1 ovo

2 colheres de sopa de farinha de aveia

1 colher de sopa de água filtrada

2 colheres de sopa de purê de maçã ou maçã ralada 

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes com um garfo (deixe seu filho ajudar nessa parte!). Unte uma frigideira com azeite, deixe aquecer em fogo baixo e despeje a mistura. Quando dourar de um lado, vire e deixe dourar do outro.  

Gostou das receitas? Então faça uma receita com seus filhos e compartilhe comigo no nosso Grupo do Facebook

***

Quer saber mais sobre como melhorar a alimentação do seu filho? Vamos juntos!

Esse texto faz parte da série sobre nutrição infantil criada em parceria com Aptanutri 3, lançamento da Danone Nutricia especialmente pensado para as necessidades nutricionais das crianças brasileiras de 1 a 3 anos. Sabemos como desenvolver bons hábitos alimentares nesta fase é uma preocupação de todo o pai, por isso, Aptanutri 3 e Papo de Pai se uniram para trazer informações e pesquisas relevantes sobre esse assunto. Para ler todos os posts sobre o tema, siga a tag nutrição.

***

Papo de Pai
Tomás Dotti
Tomás Dotti Seguir

Trabalhando diariamente pra me tornar o grande homem que minhas filhas acreditam que eu sou e inspirando outros homens a fazerem o mesmo. Fundador e Community Manager do Papo de Pai.

Ler conteúdo completo
Indicados para você