[ editar artigo]

Como podemos comemorar a páscoa em meio a pandemia do Coronavírus?

Não tem jeito babão, as coisas estão diferentes e ficarão assim por um bom tempo. Mas como fazer com as crianças, com as expectativas lúdicas dos nossos pequenos? Neste ano, a Páscoa, celebrada no próximo domingo (12), acontecerá em meio à pandemia mundial de coronavírus. No entanto, mesmo com o isolamento social, a neuropsicóloga Deborah Moss, mestre em Psicologia do Desenvolvimento (USP), afirma que é importante não deixar a data passar em branco. "Precisamos lembrar que a quarentena não é uma prisão. Estamos tentando evitar um colapso no sistema de saúde. E, apesar da aflição com a saúde e a economia, sim, as famílias precisam celebrar essas datas e manter os seus rituais, seja na Páscoa, aniversários ou qualquer outra data comemorativa, mesmo que de forma adaptada por conta da pandemia", disse.

Como podemos comemorar a páscoa em meio a pandemia do Coronavírus?

Segundo ela, essa é uma oportunidade para que as pessoas usem a criatividade. "Pratiquem a resiliência, trabalhem com suas frustrações, usem a criatividade. Por que não, por exemplo, reunir a família virtualmente? Ou então, peça para que as crianças escrevam cartas virtuais aos avós. Cozinhem juntos e resgatem receitas de família. Se não for possível comprar os ovos de chocolate, façam versões caseiras juntos", propõe. "Não esqueçam, também, de conversar com os pequenos sobre o momento que estamos passando, mas de uma forma lúdica, sem assustá-los. Materialize o vírus por meio de desenhos e os convide para encontrar soluções para as datas comemorativas. As crianças têm maturidade para entender e até ajudar nesses momentos", finalizou.

Vamos então a algumas dicas que podem ajudar a criar um clima semelhante ao que sempre conhecemos como o normal:

1. Decorar a casa

 Que tal arrumar a casa especialmente para a Páscoa? As crianças podem ajudar nesta tarefa e, juntos, vocês vão criar um clima gostoso para a chegada do coelho. É possível montar o ninho usando cesta de palha, ráfia, cenouras e coelhos de pelúcia; e até espalhar patinhas do coelho pelos cômodos usando farinha de trigo.

2. Caça aos ovos

Como podemos comemorar a páscoa em meio a pandemia do Coronavírus?

Esconda-os pela casa e prepare uma trilha de pistas por onde o coelho tenha passado. Vale fazer pegadas de farinha de trigo (ou imprimir nossos moldes) e espalhar pedaços de algodão, rodelas de cenoura e bombons. Você pode deixar, ainda, papéis com dicas de onde estejam os chocolates. 

3. Bolsinha de coelho

 Reuna os pequenos para confeccionarem juntos uma bolsinha no formato de um coelho. Além de lúdica, a atividade vai entretê-los e divertí-los! Confira os materiais que você vai precisar e o passo a passo para montá-la!

4. Orelhinhas do coelho

 As crianças vão adorar se fantasiar de coelho! Pra compor a fantasia, não podem faltar as orelhinhas! Peça para seu filho participar da confecção, ele vai adorar! Saiba o que você precisa e como fazer!

 

Ler conteúdo completo
Indicados para você