[ editar artigo]

Como criar lembranças positivas nas crianças para se tornarem adultos de sucesso?

Como criar lembranças positivas nas crianças para se tornarem adultos de sucesso?

A infância é um momento muito importante de formação. Nela temos nossas primeiras experiências e conhecemos as primeiras paixões. Aquele jogo favorito de videogame, a partida de futebol, a primeira bicicleta, as festas de aniversário e diversas outras situações especiais. Inúmeras brincadeiras que levam a crer que os pais são crianças grandes

Na maioria dessas experiências, as crianças não estão sozinhas. Elas descobrem esse novo mundo junto às pessoas de sua confiança, aquelas que são seus exemplos. As lembranças positivas dessa fase são cruciais para que elas cresçam de maneira saudável, e tenham referências de comportamento ligadas ao afeto e cuidado que receberam de seus pais.

Segundo dados divulgados em agosto de 2020 pela Sociedade Internacional de Prevenção ao Abuso e Negligência na Infância (Sipani), estima-se que 18 mil crianças são vítimas de violência doméstica todos os dias no Brasil. Este número reflete estruturas familiares que falham em promover segurança e bem-estar às crianças, o que pode deixar marcas profundas em seu estado emocional e psicológico, dificultando sua vida adulta.

O relacionamento com os pais influi diretamente em suas outras relações. Como os pais são a primeira referência na vida, a maneira como lidam com os interesses da criança se reflete em sua autoestima e capacidade de confiar em suas escolhas no futuro.

Com o passar do tempo, algumas lembranças da infância ficam para trás, para que o cérebro possa trabalhar com outras informações que competem pelo espaço. Lidar com a alegria, tristeza, raiva e o medo é importante para que aprendam a se conhecer.

Nas crianças essas emoções são mais visíveis e afloradas, e por isso dar a elas um espaço para que possam conversar, se expressar, contar sobre como foi o seu dia, com quem brincaram e o que mais gostaram de fazer, são pequenas atitudes que influenciam nesta construção.

O valor de importância que recebem de seus pais e familiares também influi na maneira como elas se relacionarão futuramente com outras pessoas, e como expressarão afeto. E este, junto com a empatia, são parâmetros de desenvolvimento cognitivo que levam ao sucesso.

Desenvolvê-los ao mesmo tempo em que aprendem a ter responsabilidades ajustadas a cada fase da vida é o que as levará a explorarem o mundo e correrem atrás de seus sonhos atingindo seus objetivos. E tenho certeza de que esse é o desejo de todos nós, seus pais.

Papo de Pai
Isa Vaal
Isa Vaal Seguir

Psicóloga e fundadora do TotoyKids

Ler conteúdo completo
Indicados para você