[ editar artigo]

Como incentivar a criatividade infantil

Como incentivar a criatividade infantil

Enquanto algumas crianças demonstram interesses ao mundo artístico e se familiarizam com a escrita, desenhos e música, outras mostram interesse em experiências, cálculos e números. Como pais, nosso papel é ajudar a desenvolver dentro das possibilidades, ambos os lados. Compreendendo a natureza das coisas, e apoiando erros e acertos, para criar segurança e interesse nos pequenos.

Conhecer os assuntos pelos quais seu filho se interessa e inovar na maneira deles brincarem, pode ser uma boa opção para inserir novas atividades em seu cotidiano. Quando uma criança diz que adora carros, por exemplo, podemos apresentá-la ao universo da física, claro que em proporções adequadas a idade. Aceleração, velocidade, formas. Tudo isso trabalha junto na composição de um veículo, e na composição de tudo no mundo. Essa é uma boa maneira de incentivar os pequenos a perderem o medo de errar cálculos, pois ao errarmos, aprendemos.

O estímulo a criatividade é extremamente positivo para as crianças. Naturalmente, elas já encontram maneiras de solucionar problemas, mas quando aprimoram esse lado, se tornam adultos mais suscetíveis a analisar emoções e situações que nem sempre são muito perceptíveis. Um ambiente saudável é aquele que promove segurança para que a criança cresça e possa explorar o mundo dentro e fora de casa.

Conheça algumas estratégias de estímulo a criatividade:

Música

A música é um dos maiores estimuladores dos sentidos, ela ajuda no desenvolvimento cognitivo e psicomotor, criando lembranças e trabalhando na construção de memórias diante das mais diversas situações. Ao aproximar a criança do ambiente musical, ela aprenderá a reconhecer de maneira criativa, notas, cálculos e se expressará criativamente.

Natureza

Dentro de si, toda criança carrega o gene da curiosidade. A natureza é um dos melhores lugares para aguçar a criatividade por meio da exploração do ambiente. Passeios ao ar livre são uma fonte de construções, onde se pode conhecer o mundo das plantas, dos insetos e animais. Uma boa maneira de construir lembranças positivas com os pequenos é levá-los para piqueniques, passeios ao parque e ensinar a importância desses ambientes em nossas vidas.

Tempo Livre

O tempo para o ócio é tão importante quanto o tempo das atividades extracurriculares. Aproveite o tempo de descanso para não sobrecarregar aos pequenos. Além de ajudá-los a relaxar, esses intervalos ajudam na memorização das informações já recebidas anteriormente. Uma prática criativa de desenvolvimento.

Erros e acertos

A criança está descobrindo coisas novas, experiências novas, então é importante que ela encontre apoio ao seu redor. Cobranças pelo perfeccionismo não fazem bem, e podem causar confusões e inseguranças para os pequenos. Por isso celebre acertos e encoraje seu filho a se desenvolver quando erra.

Por isso, divida suas experiências com seus filhos de maneira que eles se sintam inclusos e possam partilhar o melhor de sua imaginação, despertando a criatividade deles e a sua. E a aproveite cada momento ao lado deles que são únicos!

Papo de Pai
Isa Vaal
Isa Vaal Seguir

Psicóloga e fundadora do TotoyKids

Ler conteúdo completo
Indicados para você