[ editar artigo]

Com isolamento social, crescem os adeptos da meditação

Com isolamento social, crescem os adeptos da meditação

Estamos vivendo tempos de muita incerteza e pressão de todos os lados, devido a quarentena. Nós babões temos que conviver com as demandas profissionais e conciliá-las com os afazeres domésticos e a educação dos filhos. Isso tudo nos traz grande cansaço mental e stress acima do normal. 

Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, 1 em cada 4 pessoas será afetada pelo transtorno de ansiedade em alguma fase da vida. Lidar com nossas emoções e manter a saúde mental hoje já é um desafio mas o quadro piora consideravelmente em tempos de pandemia do coronavírus.

Com isolamento social, crescem os adeptos da meditação - Papo de Pai

Em meio à tantas inseguranças, no entanto, as pessoas têm buscado conforto na meditação, cuja prática tem crescido nas últimas semanas.

Com as pessoas sem sair de casa, estudos mostram que aplicativos de meditação guiada estão vendo um pico nos downloads. Por causa deste sucesso, repentino mas não inesperado, a App Store da Apple passou a apresentar uma seção de Meditação Guiada em sua página inicial, incentivando os usuários a “encontrar tempo para cuidar de si”.

São várias as opções

Com isolamento social, crescem os adeptos da meditação - Papo de Pai

Aplicativos como Calm e Headspace agora estão sendo instalados por pessoas do mundo inteiro. De acordo com o App Annie, um programa que rastreia downloads de aplicativos, o app Breethe subiu 31 posições no ranking de saúde e fitness na última semana, enquanto o BetterMe, outro aplicativo de meditação, saltou 70 pontos.

Deborah Hyun, vice-presidente de marketing global da Headspace, disse que o número de pessoas que concluíram a meditação “Estressada” aumentou 13 vezes em comparação aos 30 dias anteriores, e nove vezes mais pessoas concluíram a sessão “Reestruturando a ansiedade”.

Ainda segundo Hyun, os números mostram claramente a realidade diante do surto: “Nosso sistema de saúde está enfrentando imensa pressão em meio ao surto de COVID-19 e, em particular, estamos vendo um estresse, ansiedade e esgotamento incríveis entre os profissionais de saúde. É crucial para nós encontrarmos maneiras de apoiar a saúde mental de nossos profissionais de saúde e fornecer a eles ferramentas para gerenciar o número pessoal muito real que esta crise afeta particularmente”.

Técnicas de meditação

Com isolamento social, crescem os adeptos da meditação - Papo de Pai

Meditação transcendental

Não requer concentração ou contemplação: a meditação transcendental é baseada na repetição de um som particular só conhecido pelo iniciado.

A técnica é laica, não envolvendo mantras. Comumente, essa meditação é feita em 20 minutos, duas vezes ao dia.

Com o auxílio de um profissional, um procedimento é adotado logo no início da prática, fazendo com que o cérebro, de forma natural, tenha sua atividade reduzida. É possível encontrar estúdios focados em meditação transcendental para aprender mais.

Meditação Shinsokan

A meditação Shinsokan é contemplativa, sendo um estilo que leva em conta o lado espiritual para aqueles que possuem crenças.

A técnica tem origem japonesa e tem como foco fazer com que o praticante transcenda o mundo material, e possa acessar pensamentos elevados e a verdadeira essência humana.

Meditação mindfulness

Com isolamento social, crescem os adeptos da meditação - Papo de Pai

A meditação mindfulness (ou meditação da atenção plena) é uma técnica de meditação laica, ou seja, que independe de crenças religiosas. De acordo com Vivian Wolf, formada em mindfulness, a prática pode ser adotada por qualquer pessoa e tem como principal objetivo treinar a mente para estar focada no presente.

"Não é necessário recitar mantras. Basta ter alguns minutos para fazer uma pausa e cuidar de você", explica. Quando realizamos a técnica, aprendemos a nos "autogerenciar", tendo consciência de nossas emoções e evitando reagir a situações estressantes com impulsividade.

Vivian afirma que a prática não se resume apenas à meditação: "Ela também significa uma atitude, um estado mental e até um estilo de vida focado na presença, na atenção e na descrição de fatos sem julgamentos ou rótulos", diz..

Zazen (Zen-Budista)

O Zazen é uma forma de meditação budista que se pratica com a pessoa sentada. "Za" significa sentar-se e "zen" refere-se a um estado de concentração profunda.

Meditação Vipassana

A meditação Vipassana surgiu do budismo e sua intenção é oferecer ao indivíduo uma visão realista de tudo o que nos cerca: relações, objetos e sentimentos.

Por meio da concentração, quem pratica deve tentar alcançar um estado mental equilibrado, se libertando de frustrações.

Meditação Hoponopono

Com isolamento social, crescem os adeptos da meditação - Papo de Pai

A meditação Hoponopono (ou Ho?oponopono) é uma técnica havaiana cujos participantes acreditam ter poder de cura. O nome significa "colocar em ordem ou limpar aquilo que não serve", o que justifica o objetivo desse estilo de meditação: responsabilidade e perdão para que haja gratidão e alegria.

São utilizados mantras que apresentam, em diversos momentos, quatro frases sequenciais: "sinto muito", "me perdoe", "eu te amo", "eu sou grato". A ordem das frases visa o processo gradual de autoconhecimento, de forma que o participante absorva a situação que lhe incomoda ("sinto muito"), demonstre o desejo de purificá-la ("me perdoe"), reconheça a luz interna que existe em si e no outro ("eu te amo") e se perdoe e se purifique ("eu sou grato").

A ideia de cura é associada à limpeza de memórias de dor, traumas, condicionamentos e crenças limitantes, fazendo com que os participantes possam refletir sobre suas atitudes, se perdoarem e notarem que são responsáveis pela realidade que estão inseridos.

Ler matéria completa
Indicados para você