3 minutos de leitura

Você sabia que a alimentação dos pequenos pode influenciar diretamente na qualidade do sono deles? Os motivos são variados, mas estão relacionados com a totalidade da higiene do sono. Quando se fala de higiene do sono, englobamos toda a rotina que prepara a criança para o momento do descanso, como manter horários definidos, luz adequada, […]

Você sabia que a alimentação dos pequenos pode influenciar diretamente na qualidade do sono deles? Os motivos são variados, mas estão relacionados com a totalidade da higiene do sono.

Quando se fala de higiene do sono, englobamos toda a rotina que prepara a criança para o momento do descanso, como manter horários definidos, luz adequada, atividades relaxantes (como leitura) e diminuição gradual de estímulos.

Além disso, manter horários definidos na rotina também influencia no desenvolvimento de novas sinapses cerebrais para as crianças. Por isso, é importante evitar refeições pesadas próximas ao horário de dormir.

A explicação é simples, porém, merece ser lembrada: as substâncias presentes nos alimentos podem estimular ou tranquilizar os pequenos. Dessa forma, uma alimentação mais leve a noite favorecerá o sono. Já o inverso, como o consumo de açúcar e alimentos gordurosos, trará dificuldades para a digestão e deixará a criança mais alerta.

Vale lembrar que, de acordo com a National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono), um sono de qualidade é tão importante quanto uma boa alimentação para o desenvolvimento pleno da criança. Isso acontece porque é durante a noite que o organismo libera cerca de 90% dos hormônios de crescimento. Importante, não é?

Então, o que podemos oferecer para auxiliar nossos filhos a dormirem melhor? De acordo com a neurocientista e nutricionista Andreia Mortesen, alimentos que possuem triptofano, como lacticínios e produtos de soja ajudam muito, bem como refeições ricas em carboidratos complexos e médios ou baixos em proteínas, como macarrão integral e legumes, dentre outras opções.

Outra ótima opção para o lanche antes de dormir é Aptanutri 3, uma fórmula infantil exclusiva desenvolvida para as crianças brasileiras de 1 a 3 anos. Aptanutri 3 contém DHA, ARA e prebióticos exclusivos*.

E por aí? Como funciona a relação entre sono e alimentação?

Esse texto faz parte da série sobre nutrição infantil criada em parceria com Aptanutri 3, fórmula infantil da Danone Nutricia especialmente pensada para as necessidades nutricionais das crianças brasileiras de 1 a 3 anos. Sabemos como desenvolver bons hábitos alimentares nesta fase é uma preocupação de todo o pai, por isso, Aptanutri 3 e Papo de Pai se uniram para trazer informações e pesquisas relevantes sobre esse assunto. Para ler todos os posts sobre o tema, siga a tag nutrição.

* scGOS/ lcFOS (9:1)

 

 

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Conteúdo Relacionado

Nossos Parceiros