3 minutos de leitura

Talvez você já tenha ouvido a frase “Não coma isso, faz mal para os dentes”. Porém, até onde há realmente uma relação entre a alimentação e a dentição? É possível equilibrar isso e estimular nos nossos filhos bons hábitos que garantam também a saúde bucal? De acordo com uma pesquisa do Projeto Salivar, coordenado pelo […]

Talvez você já tenha ouvido a frase “Não coma isso, faz mal para os dentes”. Porém, até onde há realmente uma relação entre a alimentação e a dentição? É possível equilibrar isso e estimular nos nossos filhos bons hábitos que garantam também a saúde bucal?

De acordo com uma pesquisa do Projeto Salivar, coordenado pelo Dr. Rodrigo Elias de Oliveira do Laboratório de Arqueologia e Antropologia Ambiental e Evolutiva da Universidade de São Paulo (LAAAE), a dieta que temos influencia diretamente na saúde dos dentes.

E é por isso que precisamos nos atentar para este fato: pois os hábitos da infância são carregados para a vida adulta. Por isso, o que é necessário cuidar na alimentação das crianças de 1 a 3 anos?

O foco da pesquisa está no desenvolvimento de tártaro e mostra efeitos do consumo de carne e alimentos diversos. Além de uma escovação adequada e do uso do fio dental desde cedo, há mais alguns fatores que precisamos compreender, dentre eles:

O consumo de açúcar:  comer açúcar demais aumenta o pH da boca, o que contribui para o risco de cáries.

a importância da mastigação: uma má posição dentária pode aumentar a necessidade de uso de aparelhos ortodônticos. Por isso, quanto antes buscarmos ajuda odontológica para corrigir possíveis desvios, mais cedo auxiliaremos a mastigação, deglutição e respiração e, consequentemente, a saúde bucal.

alimentos “amigos” dos dentes: maçã, cenoura, pera e laranja são exemplos de alimentos que ajudam a eliminar vestígios de outros alimentos na boca. Vale lembrar que não substituem a escovação, mas ainda assim colaboram para uma boa nutrição e também para os dentes.

Acima de tudo, um acompanhamento com um odontopediatra garante que seu filho esteja sempre com a saúde bucal em dia. Por isso, inclua este profissional na lista de prioridades e tome cuidados na rotina de alimentação.

Você já sabia destes fatos? Então compartilhe conosco sua experiência!

Esse texto faz parte da série sobre nutrição infantil criada em parceria com Aptanutri 3, fórmula infantil da Danone Nutricia especialmente pensada para as necessidades nutricionais das crianças brasileiras de 1 a 3 anos. Sabemos como desenvolver bons hábitos alimentares nesta fase é uma preocupação de todo o pai, por isso, Aptanutri 3 e Papo de Pai se uniram para trazer informações e pesquisas relevantes sobre esse assunto. Para ler todos os posts sobre o tema, siga a tag nutrição.

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Conteúdo Relacionado

Nossos Parceiros