[ editar artigo]

Alerta: Homem vestido de Pateta ameaça crianças nas redes sociais

Alerta: Homem vestido de Pateta ameaça crianças nas redes sociais

Essa notícia é aterrorizante para nós, babões, mas extremamente importante. Um homem, identificado como Jonathan Galindo, criou um novo desafio para crianças. Maquiado, e usando adereços que lembram o personagem infantil Pateta, ele atrai a atenção dos pequenos e, por meio das redes sociais, entra em contato com eles e faz ameaças.

O perfil foi criado no México há três anos e, com o tempo, outros perfis falsos foram se multiplicando e chegaram ao Brasil. O alerta veio primeiramente do Tribunal de Justiça e da Polícia Civil de Santa Catarina.

A dinâmica é sempre a mesma. Nas redes sociais, os suspeitos entram em contato com as crianças. Segundo a polícia, os perfis têm poucas postagens porque, após ganhar a confiança dos pequenos, enviam mensagens privadas com textos, vídeos e áudios, com ameaças e intimidações às vítimas. Há relatos de que são ensinadas técnicas de suicídio.

Parecido com o desafio da Baleia Azul, 50 dias de auto-mutilação e até suicídio de crianças e adolescentes, o homem pateta em questão traz preocupações aos pais e responsáveis.

A delegada Fernanda Fernandes afirma que os pais devem monitorar o uso da internet pelos filhos: "Naquela época, os suspeitos foram indiciados por tentativa de homicídio. Obrigavam a vítima a permanecer no jogo e depois se matar".

Agora, é preciso ficar atento ao comportamento da criança. "Em geral, eles pedem para elas apagarem as mensagens e não deixam rastro. Os pais devem monitorar se houve alguma mudança comportamental no filho. Geralmente ele fica mais deprimido, isolado e com medo", explicou a delegada.

 

TAGS

noticias

Ler matéria completa
Indicados para você