[ editar artigo]

Ajude seu filho como você ajuda um amigo

Ajude seu filho como você ajuda um amigo

Será que buscar a perfeição dos nossos filhos é errado?

Deixa eu contar uma situação que ocorreu comigo e já deve ter acontecido com você. Estávamos na sala e nosso filho veio com um copo de água, porém, ele tropeça e derruba o copo. Qual a sua reação? Briga, discussão?

Vamos para outra situação, estamos no ambiente de trabalho e um colega vem com um copo de café e o derruba no chão, sem querer. Qual a sua reação? Ajuda?


Analisando essas duas situações, conseguimos perceber que são bem parecidas mas normalmente as reações são completamente diferentes. Quando as crianças derrubam algo, não é tão fácil oferecer ajuda quanto é para um colega de trabalho. Espero que para você as reações sejam as mesmas.

O motivo de estar falando disso é justamente a diferença, as situações são parecidas mas completamente diferentes na essência. A criança ainda está em pleno desenvolvimento das suas habilidades cognitivas, aprimorando suas habilidades motoras, seu controle. Então, porque muitas vezes da criança queremos a perfeição e do adulto temos compaixão?


Aqui em casa temos uma regra, sujou é só limpar, quebrou, é só recolher. Claro que com todos os cuidados e passando os ensinamentos para que não ocorra. Caso aconteça novamente, não pode ser uma guerra, uma briga.

Precisamos ajudar nossos filhos a terem proatividade em ajudar, em testar coisas novas, em fazer o que não sabem ainda. Precisamos passar calma para nossos filhos, quando errar, vamos ter calma e passar o ensinamento dessa situação para que não ocorra mais.


Nos momentos mais tensos, são onde passamos os maiores ensinamentos. Espero que a próxima vez que ocorrer uma situação dessas, que possamos parar e refletir sobre o ensinamento que nossas atitudes terão naquele momento.

 

Papo de Pai
Clauber Carvalho
Clauber Carvalho Seguir

Um pai👨‍👦‍👦mudando o mundo🌍 Tenha mais empatia e melhore seus relacionamentos! Seja Exemplo! 👨🏼‍🎓Treinador de Pessoas 📊Analista Comportamental 🔥Gestão das Emoções

Ler matéria completa
Indicados para você