[ editar artigo]

A pergunta que não quer calar: Qual é o momento do desfralde?

Um dos momentos de transição de nossos filhos em que mais precisamos ter atenção é o período de desfralde. Na verdade não existe um consenso sobre isso, não há nenhum estudo que comprove uma idade certa para que ocorra o tão esperado desfralde, assim como o método mais apropriado ainda é um mistério.

O que já foi comprovado cientificamente é que quanto mais os pais querem adiantar o processo, mais dificuldade o pequeno terá para superar a fase das fraldas. Quem deve conduzir todo esse período é a própria criança.

A pergunta que não quer calar Qual é o momento do desfralde - Papo de Pai

De acordo com a Academia Americana de Pediatria, uma criança antes dos 12 meses não tem controle sobre sua bexiga ou intestino. E mais, só terá algum controle por volta dos 18 meses. Ou seja babão, não adianta querer ter pressa nesse momento, não vai adiantar quase nada. A realidade é que tudo depende do pequeno estar preparado para esse momento. O mais adequado é tentar e analisar, se você perceber que existe muita resistência é melhor não insistir, espere.

As habilidades  e o sistema neurológico

A pergunta que não quer calar Qual é o momento do desfralde - Papo de Pai

Após o primeiro momento descrito acima, é necessário perceber na criança a capacidade de aprender todos os passos de uma ida ao fundo à esquerda. Identificar a vontade de ir ao banheiro, aprender a baixar as calças, a calcinha ou cueca, sentar e fazer as necessidades, usar o papel higiênico, dar a descarga, lavar as mãos, enfim, todo o procedimento.

Alguns sinais de desenvolvimento podem aparecer nesse momento, como subir escadas sem apoio ou pular em um pé só. Isso porque o sistema neurológico da criança está amadurecendo e esse pode ser um sinal de que o momento adequado para o desfralde tenha chegado.

A pergunta que não quer calar Qual é o momento do desfralde - Papo de Pai

Continuando nessa linha, existem alguns pontos que podem ser indicativos e significar um bom momento para tentar tirar as fraldas:

- A criança consegue fica duas horas com a fralda seca ou acordar de uma soneca sem que a fralda esteja molhada.

- A expressão da criança, a fala ou comportamento indicam que ela quer ir ao banheiro.

-  Consegue seguir instruções básicas

- O pequeno consegue andar até o banheiro e ajuda os pais a tirarem a sua roupa.

- Ela fica incomodada com a fralda cheia

- Pede para ir ao banheiro ou penico

- Começa a pedir para usar cueca ou calcinha de criança grande.

Ler conteúdo completo
Indicados para você