[ editar artigo]

A importância do teste do pezinho

A importância do teste do pezinho

 

O teste do pezinho que faz parte da triagem neonatal é realizado através da coleta de sangue do calcanhar do recém-nascido entre 3°ou 5º dia de vida. O exame gratuito, que consegue identificar até 6 doenças que podem afetar o desenvolvimento do recém-nascido, ajuda no tratamento precoce que pode evitar muitas sequelas.

Uma curiosidade é que o teste do pezinho foi desenvolvido nos Estados Unidos na década de 1960 e se tornou obrigatório no Brasil em 1990 com a publicação do Estatuto da criança e adolescente. Hoje o teste básico é oferecido gratuitamente pelo SUS. As doenças diagnosticadas pelo teste básico do pezinho são: hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, fibrose cística, fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita. O número de doenças de detectadas varia de acordo com o estado Brasileiro, sendo São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul os que oferecem o mais completo.  

A importância do teste mais completo:

Nessas últimas semanas uma palestra dada pela Jornalista Larissa Carvalho para o TEDX PUCMinas viralizou, nesse video, que inicia com o seguinte comentário: ‘’Eu nunca ouvi o meu caçula me chamar de mãe. Na minha casa também não tem barulho de bola batendo na parede, choro por causa de um joelho ralado’’, a jornalista relata sua saga para descobrir o que motivou os problemas do seu filho mais novo. Theo de 5 anos, que tem a doença rara Acidúria Glutárica, não teve acesso ao teste completo do pezinho, tendo o diagnóstico tardio não conseguindo assim evitar as sequelas da doença que faz com que o bebê, entre outras coisas, não consiga levantar a cabeça impossibilitando a movimentação do corpo. 

Larissa Carvalho então, iniciou uma campanha para que o este completo seja oferecido gratuitamente a todos, podendo ajudar milhões de famílias Brasileiras. 

O teste completo consegue detectar até 53 doenças raras é oferecido apenas nas redes particulares. Por isso a campanha da jornalista busca assinaturas para que o SUS possa oferecer o teste completo e essencial a todas as famílias. 

 

No vídeo, Larissa carvalho explica que com 1 milhão de assinatura o Ministério da Saúde é obrigado a melhorar o teste do pezinho, ela já conseguiu bons resultados pelo menos em Minas Gerais, onde o governo já está trabalhando para melhorar o teste do pezinho.

Para assinar a petição que pede com que esse teste seja oferecido de forma completa pelo SUS acesse: Pezinho no futuro

Você pode assistir ao TED da jornalista Larissa Carvalho aqui:

 

 

Papo de Pai
Andre Sanches
Andre Sanches Seguir

Radialista formado e pós graduado em Ensino da Língua Inglesa na Australia, descobri no nascimento da minha filha qual seria minha maior vocação e lição. Eu que atuo como professor há quase 15 anos, virei aluno de uma menina já no primeiro dia dela.

Ler conteúdo completo
Indicados para você