[ editar artigo]

7 formas de desenvolver a criatividade na criança

7 formas de desenvolver a criatividade na criança

Vamos combinar, ser criativo é um requisito diferencial que o mundo exige de cada indivíduo, seja na área profissional, familiar, pessoal, entre outros. Esta qualidade deve ser estimulada desde a pequena idade, por meio de ações práticas diárias, nada muito fora da normalidade.

É na infância que toda a criança descobre um novo mundo, marcada principalmente pelo fato da aprendizagem, o olhar curioso, em que seus primeiros hábitos são criados.

7 formas de desenvolver a criatividade na criança - Papo de Pai

Mas é fundamental que a família tenha a preocupação com a criança em desenvolver sua criatividade. Veja como em nossa lista.

A realidade atual em que vivemos é de um mundo com o excesso de informações a todo instante, principalmente por meio da tecnologia, inibindo um pouco o desenvolvimento criativo da criança.
Entretanto, aqui você, babão, irá encontrar dicas valiosas para fugir dessa realidade.

1. Limite o uso da tecnologia

7 formas de desenvolver a criatividade na criança - Papo de Pai

Deve-se ter uma maior supervisão por conta dos pais ou responsáveis ao uso excessivo de tecnologia por parte das crianças. Cada vez mais esse primeiro contato com mundo digital tem acontecido de forma mais precoce.

Isso acontece porque os responsáveis pela criança não limitam esse uso excessivo, algo determinante para o desenvolvimento criativo da mesma. O tempo em que a criança não estiver com a cara na “telinha”, leve ela a ter contato com brincadeiras ao ar livre ou simplesmente conversas informais dentro do lar.

2. Cante músicas que estimulam a criatividade

7 formas de desenvolver a criatividade na criança - Papo de Pai

As músicas, quando escolhidas sabiamente, vão além de uma simples atividade de entretenimento. As cantigas populares, por exemplo, têm um grande papel no desenvolvimento intelectual e cultural. Trata-se de um gênero infantil que transmite costumes, mas também estimulam a desenvoltura dos pequenos.

Porém, além de reproduzirem variadas culturas, como é o caso do Boi da cara preta, Escravos de Jó, O Cravo e a Rosa, entre outras, essas cantigas estimulam a criatividade e imaginação. Afinal, contêm letras simples e que levam a criança a imaginar as cenas, inclusive, as danças costumam serem fáceis de memorizar.

E, por meio delas, os pequenos encontram oportunidades para explorar características de diversas regiões do Brasil e do mundo, como festas típicas, cotidianos e comidas.

3. Saiba selecionar as brincadeiras

7 formas de desenvolver a criatividade na criança - Papo de Pai

Brincar é um excelente exercício para o desenvolvimento da criatividade, de preferência brincadeiras que estimule a mente da criança. Amarelinha, esconde-esconde, jogos como quebra-cabeça e jogo da memória desenvolvem estímulos matemáticos e de raciocínio lógico na criança.

4. Aproveite a fase das perguntas

Geralmente é nesta fase em que a criança desperta seu lado curioso e começa as tão curiosas perguntas: “O que é isso?” “Por que isso?” “Para que isso?”. É de responsabilidade dos pais ajudar nesse processo. Assistir programas que estimulem essas perguntas, conhecer novos lugares, entre outros hábitos, ajudará a criança a se tornar cada vez mais curiosa.

Mas os pais devem estar preparados para responder as perguntas, sem que fique a dúvida na cabeça do pequeno.

5. Selecione o que seu filho assiste

 

Desde a evolução das tecnologias da comunicação e informação, a televisão e dispositivos móveis com conexão ao YouTube estão cada vez mais presente nas casas. Assistir programações infantis se tornou uma atividade de lazer aos pequenos e, por meio dos desenhos, as crianças se desenvolvem de forma lúdica.

Entre as possibilidades: musicalidade, cores, temporalidade, movimento e temática. Portanto, além de funcionar como fonte de entretenimento, investir nos desenhos animados é contar com uma ferramenta para educação e desenvolvimento infantil.

Quando os pais investem no lúdico, é possível fomentar aprendizados importantes, sem que se perca a curiosidade e encantamento. Daniel Tigre, Caillou, Au miau desenho e outros, contribuem para que as crianças explorem sua imaginação e desenvolva, assim, sua criatividade.

6. Incentive hobbies e habilidades na criança

7 formas de desenvolver a criatividade na criança - Papo de Pai

Criar seus próprios hábitos e costumes é algo que toda criança deve ter. E isso tem de ser incentivado pelos próprios pais. Descubra os gostos dela, o que não gosta, esteja atento para as suas brincadeiras prediletas.

Leve ela a fazer cursos como de teatro, inscreva em uma escolinha de futebol, aulas de natação, entre outras. Se o pequeno gosta de ler, invista na leitura infantil e aproveite que as histórias infantis podem ensinar e ajudar no crescimento saudável. Resumindo, faça com que a criança experimente coisas novas.

7. Dê liberdade

Deixe a criança criar suas próprias maneiras. Evite fazer muitas coisas para ela e a deixe criar sua própria independência nas pequenas coisas. Não a limite muito, somente o necessário.

O excesso de regras fará com que a criança tenha uma rotina na mesmice, impedindo que ela explore e crie seu próprio mundo. Dê exceções a ela, porém que isso não interfira na sua conduta e imposições básicas de acordo com os costumes da famí

TAGS

Notícias

Ler matéria completa
Indicados para você