[ editar artigo]

7 filmes com diferentes visões da paternidade que você precisa ver

Para inaugurar nosso espaço que fala de cinema, nada melhor do que uma boa lista não é? Iremos começar listando os melhores filmes sobre a relação pai e filho, abordando diferentes aspectos dessa eterna jornada de companheirismo. Em nossa seleção entraram filmes mais adultos mas essa é apenas a primeira lista de filmes sobre o tema. Vamos lá!

Caos Calmo (2008)

7 filmes sobre as diferentes visões da paternidade - Papo de Pai

O ator e diretor italiano Nanni Moretti é um especialista em retratar com grande sensibilidade os dramas familiares existentes na paternidade. O realizador do ótimo "O Quarto Filho", de 2001, entrega em Caos Calmo uma singela demonstração de dedicação de um pai à sua filha.

Após a morte da esposa, um pai percebe o comportamento diferente de sua filha e resolve sentar em um banco de praça, ao lado da escola dela, e esperar o horário de saída. Ou seja, ele a deixa na escola e decidi não ir trabalhar e passar todo o tempo ali, a espera da saída da filha.

Um filme que é impossível assistir e não se emocionar com tamanha demonstração de amor. 

Capitão Fantástico (2016)

7 filmes sobre as diferentes visões da paternidade - Papo de Pai

Esse já é considerado um clássico recente do gênero. A película de Matt Ross chama atenção ao mostrar uma família que vive em uma floresta, longe da cidade e de suas influências. A história acompanha o idealista Ben, interpretado pelo ótimo Viggo Mortensen, um anarquista que cria seus filhos longe de qualquer contato com os males do consumismo e da propaganda capitalista. Apesar disso, tudo muda no momento em que a esposa morre e eles precisam ter contato com o restante da família.

O filme acerta em mostrar como podemos criar nossos filhos de maneiras diferentes, sem necessariamente sucumbir a imposições sobre como devemos educá-los, se assemelhando em alguns casos a métodos como as escolas Montessori. E também, como o radicalismo na educação pode ser perigoso.

Menina dos Olhos (2004)

7 filmes sobre as diferentes visões da paternidade - Papo de Pai

Dirigido por Kevin Smith, essa é uma produção que aborda com leveza a vida de um pai solteiro. O filme é focado na vida de Ollie Trincke, interpretado por Ben Affleck, um executivo bem sucedido que, após perder o emprego, volta a morar com o pai no subúrbio de Nova York. Pai de uma menina muito esperta, o protagonista tenta retomar sua vida assim como criar de maneira correta sua filha. As coisas começam a mudar quando ele conhece Maya, vivida pela atriz Liv Tyler, uma despojada atendente de videolocadora que o faz perceber que as melhores coisas da vida estão mais próximas do que ele imagina.

A Lula e a Baleia (2005)

7 filmes sobre as diferentes visões da paternidade - Papo de Pai

O filme tem status de cult mas fala de um tema bem comum para muitos pais, o divórcio. A história mostra a separação de um casal de escritores e como isso afeta a vida dos dois filhos. A película foca no pai, interpretado por Jeff Daniels, tentando se adaptar a vida de pai solteiro e a frustração de ver sua agora ex esposa tendo sucesso na carreira, enquanto a dele se tornou um fracasso. Além disso, seu filho mais velho nutre uma relação curiosa, inclusive imitando os passos do pai como escritor, preferindo ir morar com ele após a separação. Lula e a Baleia tem a direção de Noah Baumbach, o mesmo do famoso Histórias de um Casamento.

A Procura da Felicidade (2007)

7 filmes sobre as diferentes visões da paternidade - Papo de Pai

Esse não poderia faltar. De uma beleza singular, o filme conta a história de Chris (Will Smith), um vendedor que enfrenta sérios problemas financeiros e que vê sua esposa ir embora e deixá-lo com o pequeno, interpretado pelo filho do ator, Jaden Smith. Enfrentando as dificuldades do mundo atual, pai e filho passar por diversas situações complicadas, chegando a morar em albergues. Durante o processo, Chris tenta de todas as maneiras fazer com que o filho não seja afetado pela situação. Se você é pai, será impossível passar friamente por essa produção. A direção é de Gabriele Muccino.

Os Descendentes (2011)

7 filmes sobre as diferentes visões da paternidade - Papo de Pai

Dirigido por Alexander Payne, esse drama/comédia fala sobre como lidar com a infidelidade de uma maneira bem particular. O roteiro trata da vida de Matt King, em uma ótima atuação de George Clooney, um pai de família que mora no Havaí e que tem sua vida virada de cabeça para baixo com um acidente de barco que deixa sua esposa em coma. Matt tem duas filhas e ao saber que sua esposa não viverá, pede a ajuda da mais velha Alexandra para contar a amigos e familiares a triste notícia. Desbocada, a filha acaba contando ao pai que sua mãe o traía mantendo um caso com um homem também morador da ilha. O personagem de Clooney passa então a confrontar seu passado  e rever conceitos antigos. Claro, com a a ajuda da filha, ele tentará confrontar o homem com quem sua esposa mantinha esse relacionamento extra conjugal. Apesar da história mais séria, o filme tem cenas bem engraçadas.

A Árvore da Vida (2011)

7 filmes sobre as diferentes visões da paternidade - Papo de Pai

Esse é dos diretores favoritos do redator que vos escreve. Terrence Malick constrói filmes através de discussões filosóficas e uma fotografia belíssima, poucas vezes replicada no cinema moderno. Em A Árvore da Vida, Malick nos coloca em um mundo familiar bem comum, o universo da família O'Brien. O pai, em atuação certeira de Brad Pitt, educa seus filhos de maneira severa, muito pelo fato de ser o único meio que ele conhecesse e acha correto. A rígida conduta cria atritos com Jack, o filho mais velho. O filme em determinado momento salta para a vida adulta de Jack, onde é interpretado por Sean Penn, que tenta se reconciliar com o pai já que o passado conturbado continua a permear sua vida. 

Ler conteúdo completo
Indicados para você