[ editar artigo]

5 lições do meu pai sobre como ser um bom homem

O golpe mais difícil da minha vida adulta aconteceu no início de fevereiro, quando meu pai perdeu uma batalha relativamente curta contra o câncer.

Eu poderia cuspir milhares de palavras sobre ele. Como ele nasceu e foi criado na Serra Leoa, se formou no colegial aos 15 anos, mudou-se para os Estados Unidos aos 20 anos, depois de receber uma bolsa de mérito da Northwestern University para obter seu Ph.D, seus 49 anos de casamento feliz com minha mãe e sua estreita amizade com o icônico autor falecido (e meu padrinho) Chinua Achebe.

5 lições do meu pai sobre como ser um bom homem - Papo de Pai

Ao invés disso, gostaria de falar sobre ele na paternidade. Meu pai era gentil, compreensivo, generoso e me ensinou tudo o que sei sobre o que é ser um bom homem.

Ele foi o primeiro homem que eu admirei e, mesmo na minha idade, sou eternamente grato pelo exemplo que me deu sobre como ser um bom pai. Embora seja impossível destilar tudo o que aprendi com em uma única peça, aqui estão cinco coisas que ele me ensinou e que eu queria compartilhar.

Tudo que for fazer, faça bem feito

5 lições do meu pai sobre como ser um bom homem - Papo de Pai

Meu pai era um trabalhador incrivelmente duro, alguém que nunca se contentou com "ok" ou "bom o suficiente". Sempre deixou claro que, se você vai fazer alguma coisa, coloque seu coração e alma e faça o que é certo.

Quando eu era criança, isso começou com a arrumação da cama corretamente pela manhã, a limpeza, sempre ser educado e estudar muito na escola. Apesar do fato de ele estar sempre tão ocupado,  podendo dizer: "Vou deixar a mãe deles cuidar disso", meu pai nunca o fez.

Ainda que isso significasse chegar atrasado a outros compromissos, ele garantia que nossas tarefas fossem concluídas corretamente. Ele deixou claro como fazer um bom trabalho antes de tudo. É uma lição muito simples, mas muito importante.

Ser gentil apenas quando conveniente não faz sentido.

Ele era realmente legal quando queria algo de alguém mas não perdia tempo com quem não estava em posição de ajudá-lo. Meu pai era o tipo de homem que não se importava se você era um CEO ou um sem-teto.

Sorria, olhava nos seus olhos, cumprimentava-o com um "senhor" ou "senhora" e fazia você se sentir como se fosse a pessoa mais importante em um raio de 50 jardas, me ensinou o quão importante, e simples, é ser agradável e respeitoso com os outros e que, acima de tudo, bondade é o que deve defini-lo.

O perdão deve ser uma segunda natureza

5 lições do meu pai sobre como ser um bom homem - Papo de Pai

Assim como muitos, ele teve algumas coisas ruins em sua vida. Algumas coisas muito ruins. Não quero entrar no assunto porque, bem, não quero. Mas não importa o quê, ele sempre perdoou aqueles que o prejudicaram. Apesar de tudo o que suportou, ele nunca guardou rancor nem guardou ódio em seu coração.  Sabia que isso poderia murchar um homem, e sabia que isso não o serviria como marido e pai.

Para ser claro, o perdão não significa convidar seus inimigos para degustar vinho e queijo. Em muitos casos, significa simplesmente dizer a si mesmo: "Estou deixando para lá", indo embora e sem olhar para trás.

5 lições do meu pai sobre como ser um bom homem - Papo de Pai

Isso é fácil de fazer? Claro que não. Eu demorei muito tempo para entender isso e ainda estou descobrindo. É uma lição que me serviu bem como homem, sim, mas também como pai. Não posso proteger meus filhos da dor emocional que eles sofrerão. No entanto, posso fazer o possível para garantir que o coração de minhas meninas esteja livre de ódio e raiva para que possam viver bem as suas vidas.

Reclamar não leva a lugar algum

5 lições do meu pai sobre como ser um bom homem - Papo de Pai

Minha avó, a mãe de meu pai, foi uma das primeiras mulheres na história da Serra Leoa a ser eleita para Câmara dos Deputados.

Mesmo que o povo tenha votado nela, alguns não estavam muito emocionados com o fato de uma mulher ter uma posição de poder e prestígio. Sua vida era ameaçada regularmente; as pessoas jogavam pedras nela, cuspiam, chamavam de vários nomes. Fizeram o possível para tornar  sua vida miserável.

5 lições do meu pai sobre como ser um bom homem - Papo de Pai

Apesar disso, ela seguiu em frente com sua missão de fazer da Serra Leoa um país melhor para todos os seus cidadãos, incluindo aqueles que a odiavam. Meu pai sempre falava sobre o quão mentalmente difícil ela era e como queria que seus filhos fossem da mesma maneira. 

O atendente estragou sua refeição em um restaurante? Cansado depois de um longo dia no escritório? Sua mensagem era simples: desabafar rapidamente e depois superar. Não eram permitidas as reclamações a longo prazo. Como pai, mesmo quando meus dias parecem infinitamente longos e estou frustrado com as circunstâncias do dia a dia, sempre lembro que tenho pouco a reclamar. Meu pai conhecia essa verdade melhor do que a maioria. É essencial lembrar.

A vida é uma celebração

5 lições do meu pai sobre como ser um bom homem - Papo de Pai

Esse era o lema do meu pai. Ele sempre me dizia: “Não importa o que você esteja passando no seu mundo, você deve tirar um tempo do seu dia para celebrar a vida.” Doe para caridade, faça brigas com seus filhos, cante no chuveiro, tome sorvete no jantar, apenas comemore.

As celebrações tiram o máximo proveito de qualquer circunstância e resultam nas melhores lembranças. E o que são os pais, senão os criadores de memória? Meu pai certamente era.

Fonte: fatherly.com  Tradução e adaptação: Redação Papo de Pai

Quer ficar por dentro de tudo o que está rolando no Papo de Pai? Então conheça a nossa mentoria, faça parte do nosso grupo e siga a gente nas redes sociais: Facebook | Instagram | Youtube | Twitter

Ler conteúdo completo
Indicados para você