[ editar artigo]

3 perguntas para ajudar na autonomia do seu filho (até 3 anos)

3 perguntas para ajudar na autonomia do seu filho (até 3 anos)

Eu pensava que autonomia era coisa pra “bebê grande”, que já caminha sabe? Mas vi que a mentalidade de promover a autonomia começa muito antes.

Fui atrás de conhecer um pouco mais do Método Montessori (que quebrou vários paradigmas da educação infantil) e descobri nele um grande aliado para ajudar na autonomia do meu filho, mesmo ele estando na fase de engatinhar (1 ano e 5 meses).

Autonomia é bom pra todos: para a criança que brilha os olhos sempre que faz uma atividade sozinha, para os pais que ganham flexibilidade e tempo no dia a dia e para a sociedade que no futuro terá um adulto ativo e funcional.

Hoje trago aqui 3 perguntas que passei a me fazer (uma espécie de “mentalidade Montessori”) no dia a dia e que tem ajudado muito a deixar meu filho mais livre, autônomo e também deixado o nosso dia a dia mais leve aqui em casa.

1 - A criança pode fazer sozinha?

Se ela pode, então não tenho motivo para “atrapalhar”. Montessori diz que “qualquer ajuda desnecessária é um obstáculo na aprendizagem”. A criança tem uma curiosidade inata e vai buscar realizar, fazer e experimentar tarefas novas, nós pais podemos ser guias nesse sentido, com o mínimo de intervenção.

É claro que essas 3 perguntas precisam partir de uma premissa: a observação. Para não desrespeitar o processo da criança ou pular etapas, é importante observar a criança brincar e interagir com o mundo a sua volta para entender quais tarefas você já pode ensaiar uma autonomia, que acontecerá de forma gradual.

2 - Posso adaptar para que a criança faça sozinha?

Se ela ainda não pode fazer sozinha uma tarefa como escovar os dentes, jogar sua fralda no lixo ou se alimentar, será que conseguimos adaptar para ajudá-la?

Exemplo: aqui em casa colocamos uma cadeira para que o meu filho lave suas mãos com nossa ajuda, já que ele fica em pé sozinho mas não alcança na pia.

3 - Posso quebrar em partes para que a criança faça sozinha?

Uma tarefa como jogar uma fralda no lixo é simples para nós adultos, mas para uma criança de 1 ano é uma tarefa complicadíssima que envolve muitas habilidades! 

Essa é a pergunta que mais ajudou a promover a autonomia aqui em casa na fase em que meu filho está.

Por exemplo, quebramos a tarefa de jogar a fralda no lixo em: pegar a fralda (Filho) -> ir até o banheiro (no colo do Pai) -> acender a luz (Filho) -> abrir a tampa o lixo (Filho) -> jogar a fralda no lixo (Filho) -> fechar o lixo (Filho) -> apagar a luz (Filho) -> sair do banheiro (Pai).

Uma tarefa que antes era feito por mim, agora é compartilhada e desejada pela criança, ela brilha o olho sempre que vê uma fralda suja hahaha.

E aí, qual tarefa que você faz aí na sua casa que essas perguntas podem ajudar trazendo autonomia pro seu filho?

(Ah, se este assunto fez sentido para você, no @dojodepais eu posto algumas atividades Montessori que fazemos aqui em casa.)

Papo de Pai
Daniel Fernandes
Daniel Fernandes Seguir

Acredito que a paternidade é uma revolução possível. Crio conteúdo no @dojodepais por uma paternidade 1% mais consciente a cada dia.

Ler conteúdo completo
Indicados para você