[ editar artigo]

12 dicas para ajudar os pais de primeira viagem

 

Certos momentos são muito importantes no desenvolvimento da criança, sabemos o quanto é determinante saber como agir em cada fase para que a evolução dos pequenos seja tranquila. Quando criança, eles aprendem as funções básicas mas também a conviver socialmente.

Um babão de primeira viagem pode ficar atrapalhado, ou bem desesperado, em determinadas situações. Calma, estamos aqui justamente para isso. 

Eu sei, você deve estar pensando que toda criança é diferente e não existe uma regra e que vai dar tudo errado. Não é bem assim babão, realmente não existe uma regra mas vamos colocar em 12 tópicos as fases mais importantes e como podemos lidar com elas.

1 - Desmamar

12 dicas para ajudar o pai de primeira viagem - Papo de Pai

O leite materno é essencial para o bebê em seus primeiros meses de vida, sendo que nos  seis meses iniciais ele não tem outra coisa no cardápio.  Após esse período, é necessário introduzir os primeiros alimentos sólidos. Existe um truque: Ofereça a papinha, frutas amassadas, ou mesmo a mamadeira, sem que ele deixe de mamar no peito. Dessa forma, o bebê não sentirá uma mudança brusca.

2 - Tirar a chupeta

Essa é motivo de guerra civil. Nenhum bebê lida bem com a ausência do seu instrumento de calmaria e consolo. O ideal seria nem começar mas sabemos que é difícil e a maioria faz uso da chupeta. Sua esposa pode oferecer a chupeta e aí fica difícil né?

Nesses casos, espere a hora apropriada e vá retirando aos poucos. Deixe a chupeta ficar velha, não corra logo pra comprar outra. Acredite, ele vai esquecer e você pode incentivar trocando por algo que ele gosta bastante. 

3 - Criar a hora de dormir

12 dicas para ajudar o pai de primeira viagem - Papo de Pai

Olha babão, essa etapa pode ser cansativa. Se você tem um filho que poderia facilmente ser protagonista de propaganda de energético (o meu é assim), a saída é criar um horário e faze-lo entender que todo dia, nesse momento determinado, ele vai dormir. Desligue a tv, corte qualquer entretenimento e o coloque na cama ou berço. O ambiente precisa ser estilo biblioteca, daqueles de dar sono mesmo. Não vou mentir, pode dar muito trabalho mas vai dar certo.

4 - Tirar as fraldas12 dicas para ajudar o pai de primeira viagem - Papo de Pai

 

Essa etapa é das mais difíceis e não existe uma regra infalível. O que normalmente ajuda é transformar o vaso sanitário em algo que chame sua atenção. Pode ser um assento reduzido com cores, algum desenho de um personagem que ele gosta. A partir daí é fazer com que ele entenda que ali é o local de xixi e cocô. Você pode dar um tchau entusiasmado pro torpedo quando derem a descarga.

5 - Hora da escola

12 dicas para ajudar o pai de primeira viagem - Papo de Pai

Geralmente, o momento de começar a vida escolar não é fácil pra ninguém. Devemos dizer coisas boas sobre a escola para eles, que é um local onde eles aprenderão muitas coisas. Uma boa opção é a adaptação, ir a escola, ficar um curto período por dia para que ele se acostumem. 

6 - Não morder

12 dicas para ajudar o pai de primeira viagem - Papo de Pai

Criança morde mesmo babão, não tem jeito. O meu mordia até a sombra. Não podemos incentivar, uma risada sua o fará pensar que isso é algo bacana, que tudo bem sair mordendo por aí. Conversar é a melhor saída, nada supera um diálogo sincero.

7 - Escovar os dentes

12 dicas para ajudar o pai de primeira viagem - Papo de Pai

Já chegou o momento de sentir o bafo do seu filho? É, eles também tem. A escovação é importante pois a cárie também afeta os pequenos. Estipule horários, uma rotina. Comprar uma escova que eles achem legal também ajuda. Brinque dizendo que a boca dele está muito cheirosa depois de escovar os dentes.

8 - Segurança

12 dicas para ajudar o pai de primeira viagem - Papo de Pai

 

Elas devem ser obedientes para que você não tenha muitos sustos. Não precisa ser um sargento, lembre-se sempre que a liberdade educa mas a ausência de regras nessa fase não contribui e só atrapalha. Ensine os telefones e contatos de pais e familiares.

9 - Televisão

12 dicas para ajudar o pai de primeira viagem - Papo de Pai

Assistir televisão demais pode ser muito ruim para seu filho (e pra você também!) mas a televisão também tem seus méritos no desenvolvimento. Novamente, estabeleça regras e horários para que ele assista, sempre de olho no que ele está assistindo.

10 - Estimule a leitura

12 dicas para ajudar o pai de primeira viagem - Papo de Pai

Leia com eles, ajude-os a colorir os livros ilustrados e crie uma cultura de leitura. Te garanto babão, isso não tem preço e ele vai ser eternamente grato no futuro. Talvez seja das maiores contribuições que podemos oferecer.

11 - Não bata

12 dicas para ajudar o pai de primeira viagem - Papo de Pai

Já ouviu aquele papo de que umas palmadinhas não fazem mal? Algum amigo ou conhecido já deve ter dito que apanhou quando criança e não aconteceu nada. Será que não mesmo? Não caia nessa cilada Bino. A saída nunca será a violência, mesmo que branda. Bater não educa em nada, vai ensiná-lo a fazer o mesmo. Lembra do diálogo? Nada substitui a conversa e o carinho. Você pode impor respeito sem nenhuma violência. Nunca bata no seu filho. Lembre-se, Se você tem medo não respeita, se tem respeito não existe medo.

12 - Videogame

12 dicas para ajudar o pai de primeira viagem - Papo de Pai

Vamos falar a verdade babão, videogame é bom demais né? Eu tenho quase 40 anos e jogo com frequência. Existem jogos excelentes e que podem contribuir para o desenvolvimento. Claro, sejam firmes no tipo de jogo que ele terá acesso, se atentando a faixa etária, e não terá nenhum problema. 

Quer ficar por dentro de tudo o que está rolando no Papo de Pai? Então conheça a nossa mentoria, faça parte do nosso grupo e siga a gente nas redes sociais: Facebook | Instagram | Youtube | Twitter

Ler conteúdo completo
Indicados para você