6 minutos de leitura

Decidir ter um bebê é uma decisão importante. E, antes que você comece a saltar sob os lençóis e começar a tentar a qualquer momento, é uma boa idéia agendar uma visita pré-conceitual com antecedência.  “Eu recomendo visitar um profissional de saúde alguns meses antes de tentar engravidar, ou vários meses antes, se você tiver uma condição médica pré-existente”, diz […]

Decidir ter um bebê é uma decisão importante. E, antes que você comece a saltar sob os lençóis e começar a tentar a qualquer momento, é uma boa idéia agendar uma visita pré-conceitual com antecedência. 

“Eu recomendo visitar um profissional de saúde alguns meses antes de tentar engravidar, ou vários meses antes, se você tiver uma condição médica pré-existente”, diz Mary Jane Minkin, MD, professora clínica no Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Ciências da Reprodução na Faculdade de Medicina da Universidade de Yale.

Nesta visita pré-concepção, seu médico avaliará seu histórico de saúde, avaliará quaisquer preocupações médicas e aconselhará a formação de uma gravidez saudável . 

Pense na consulta como uma sessão “pergunte-me qualquer coisa” para escolher o cérebro do seu médico. (Dica: escreva as perguntas com antecedência para não esquecer de nada!). Aqui estão 11 perguntas que você pode perguntar porque, antes que você perceba, pode ter um bebê crescendo no seu ventre!

1- Quanto tempo vai demorar para eu engravidar?

Obviamente, seu médico não pode prever exatamente quando você conceberá . Alguns casais engravidam na primeira tentativa, enquanto outros não concebem depois de anos fazendo sexo regular e desprotegido. Mas seu médico pode ter algumas previsões gerais com base em sua idade, histórico de saúde e experiência em concepções passadas.

    2- Quando devo parar o controle de natalidade?

    Você nem sempre pode engravidar imediatamente após interromper o controle da natalidade . As pílulas hormonais de controle de natalidade, por exemplo, podem alterar seu ciclo por vários meses após a saída delas. 

    3- Minhas condições de saúde afetam a fertilidade?

    Segundo o Dr. Minken, algumas condições médicas podem afetar sua capacidade de engravidar. Estes incluem síndrome do ovário policístico (SOP), endometriose , distúrbios da tireóide e até doenças sexualmente transmissíveis. E quando se trata de seu parceiro, problemas com a contagem de esperma, motilidade ou morfologia podem dificultar a concepção. O seu médico é a melhor pessoa para avaliar a situação e oferecer soluções.

    4- Como meus medicamentos afetam minha fertilidade?

    Alguns medicamentos, incluindo medicamentos para pressão alta e epilepsia, podem diminuir as chances de engravidar. Além disso, certos medicamentos vendidos sem receita, e com receita médica, podem prejudicar o bebê depois que você engravida (por exemplo, esteróides, alguns antidepressivos e antipsicóticos, além de medicamentos para a tireóide). Revise as preocupações de segurança com seu médico, que pode trocar os medicamentos ou aconselhá-lo a não usar certos remédios à base de plantas.  

    5- Devo tomar vitaminas ou suplementos?

    Mães em potencial devem começar a tomar  suplementos de ácido fólico  três a seis meses antes de tentar engravidar. Dr. Minken diz que o ácido fólico diminui o risco de defeitos do tubo neural e alguns defeitos congênitos. O seu médico também pode recomendar vitaminas pré-natais , especialmente se você estiver com falta de um determinado nutriente.

    6- Devo mudar minha dieta / rotina de exercícios / outros hábitos de vida?

    Você sabia que estar acima do peso ou abaixo do peso pode diminuir sua fertilidade? Um peso unideal também pode levar a complicações na gravidez, como diabetes gestacional , pressão alta, cesariana e aborto. O exercício excessivo, o consumo de álcool e o consumo de cigarros também podem afetar negativamente sua fertilidade e gravidez. Tenha uma conversa aberta com seu médico sobre seus hábitos de vida e pergunte se você precisa fazer alterações antes de tentar engravidar.

    7- Preciso de alguma vacina?

    Ficar doente durante a gravidez coloca em risco sua saúde – e a saúde do seu filho ainda não nascido. Proteja seu filho de doenças graves, mantendo-se atualizado sobre as vacinas . Se você ainda não estiver imune, seu médico administrará as vacinas contra sarampo, caxumba e rubéola (MMR) e varicela antes da concepção, pois esses vírus vivos não são seguros para mulheres grávidas. A vacina contra a gripe sazonal, vacina contra tétano / difteria / coqueluche (Tdap) e a vacina contra hepatite B podem ser tomadas durante a gravidez.

    8- Devo procurar outro médico?

    Nem todos os ginecologistas possuem certificações em obstetrícia, que é o campo da gravidez e do parto. Pergunte ao seu médico se ele / ela está qualificado para lidar com a gravidez (você provavelmente não sabe, a menos que o problema não tenha sido levantado durante as consultas anteriores ao ginecologista). Caso contrário, peça recomendações aos obstetras locais.

    9- Preciso de testes genéticos?

    Você e seu parceiro podem decidir fazer testes genéticos para verificar se você é portador de alguma doença genética hereditária , incluindo atrofia muscular espinhal, fibrose cística, doença de Tay-Sachs e muito mais. Se os resultados retornarem positivos, seu médico pode ajudar a avaliar os riscos de uma gravidez natural. Uma maneira de impedir a transmissão da doença para a prole seria a fertilização in vitro (FIV) com diagnóstico genético pré – implantação (PGD) . Isso permite que os pais testem embriões para essas condições genéticas.

    10- Por que não consigo conceber?

    Se você está tentando engravidar há um ano sem resultados (ou seis meses se tiver mais de 35 anos), provavelmente está lidando com infertilidade . Esta condição afeta um em cada oito casais americanos hoje. O seu médico avaliará você e seu parceiro para determinar a causa da infertilidade e, em seguida, tentará curar a infertilidade com medicamentos ou tratando condições subjacentes.

    11- O que devo fazer depois de obter um teste de gravidez positivo?

    Muitos casais não têm idéia do que fazer depois de saber que estão tendo um bebê. Devem ir direto ao obstetra ou esperar até que o feto tenha idade suficiente para aparecer no ultrassom? O seu médico pode dar conselhos especializados sobre o assunto.

    Seja o primeiro a comentar!

    Deixe um comentário

    Conteúdo Relacionado

    Nossos Parceiros