[ editar artigo]

10 passos para iniciar uma alimentação saudável

Muitas pessoas me questionam de que forma podemos mudar os hábitos alimentares da criança para que ela tenha uma alimentação saudável. A primeira orientação neste caso é que a mudança tem que ser para toda a família.

Se você deseja que seu filho tenha uma boa alimentação, não existe outra maneira se não for você o exemplo.

Os bons hábitos devem estar instituídos na família. E para ajudar as famílias que querem (e todas devem) mudar os hábitos e ter uma alimentação saudável, trago para vocês 10 dicas importantes:

1º PASSO – Comece mudando a SUA alimentação

As crianças observam tudo a sua volta, e são capazes de perceber também os nossos hábitos. Temos que ser exemplo positivo também no comportamento alimentar;

2º PASSO – Esqueça os industrializados!

Se a criança está habituada ao consumo de alimentos altamente processados, ricos em açúcar e gordura, e aditivos químicos que fazem mal á saúde, a família deverá aos poucos realizar substituições para esses alimentos, evitando até mesmo ter em casa esses produtos.

10 passos para iniciar uma alimentação saudável - papodepai.com

3º PASSO – O retorno para a cozinha!

Não tem jeito, a alimentação quanto mais natural, mais saudável. Cozinhar alimentos frescos evitando os altamente processados que são ricos em gorduras, sódio e conservantes, é o ideal. O retorno das famílias à cozinha, é indispensável.

4º PASSO – Apresente os alimentos ao seu filho

Muitas crianças nem mesmo sabem identificar os vegetais e frutas, pois não foram apresentadas a elas. Leve seu filho as compras, seja no mercado ou na feira, e no setor de hortifruti, apresente a ele os alimentos e permita que ele ajude a escolher. Deixe que ele pegue nos alimentos, coloque no carrinho ou no cesto e participe deste momento.

5º PASSO – Criança na cozinha

As crianças adoram novidades, e participá-los do momento de cozinhar pode ser muito interessante e muito incentivador. Preparar a comida irá ajudá-lo a perceber a textura, os cortes dos alimentos, os aromas… E ver a receita pronta, ajuda muito na hora de provar a comida e apreciar o que “eles” fizeram.

6º PASSO – Esqueça os sucos de caixinha e refrigerantes

Suco apenas natural! Se a criança for maior que 2 anos e estiver muito acostumada ao açúcar, os sucos naturais podem ser adoçados com mel, açúcar mascavo ou demerara. O ideal é aos poucos diminuir a adoção do suco, até que a criança tome o suco sem nenhum açúcar, apenas sentindo o sabor da fruta.

7º PASSO – Beber água!

A água é importantíssima para o adequado funcionamento dos órgãos! Hidratar-se corretamente é necessário. Mas muitas crianças substituem a água por sucos industrializados ou refrigerantes. Mesmo na lancheira da escola, prefira colocar água ao invés de suco de caixinha que tem muito açúcar! Incentive o consumo de água!

8º PASSO – Mude a forma de preparo

Para incentivar o consumo dos alimentos, procure mudar o tipo de preparação, corte, ou forma que ele é apresentado ao seu filho. Assim ele terá a oportunidade de prová-lo de diversas formas podendo escolher as suas preferências. Ofereça à criança diferentes alimentos todos os dias. Uma alimentação variada e colorida.

10 passos para iniciar uma alimentação saudável - papodepai.com

9º PASSO – Inclua Fibras

As fibras são de extrema importância para a saúde do intestino e absorção de nutrientes como carboidrato e gordura. Dê preferência pelos carboidratos integrais e vá aos poucos realizando as substituições como por exemplo: pães integrais, massas integrais, aveia, cereais matinais integrais, etc.

10º PASSO – Tenha paciência

A criança está em desenvolvimento e em constante aprendizado. Não é porque ela “torceu o nariz” uma vez para determinado alimento que devemos desistir. Aos poucos vá ensinando a importância de comer de forma saudável e o que cada alimento tem de bom. As crianças passam por diversas fases, por isso não podemos desanimar. A paciência é a grande aliada deste processo de mudança para uma alimentação saudável.

 [adinserter=block"1"]

TAGS

Nutrição

Ler conteúdo completo
Indicados para você