6 minutos de leitura

Pode admitir, babão, assim que você soube que seria pai aquele momento da fralda suja veio à cabeça, não foi?Normal, uma das primeiras habilidades que os novos pais precisam aprender, e rapidamente, é como  trocar a fralda de um bebê . Os pais devem adaptar continuamente suas técnicas de troca de fraldas, pois o recém-nascido […]

Pode admitir, babão, assim que você soube que seria pai aquele momento da fralda suja veio à cabeça, não foi?Normal, uma das primeiras habilidades que os novos pais precisam aprender, e rapidamente, é como  trocar a fralda de um bebê . Os pais devem adaptar continuamente suas técnicas de troca de fraldas, pois o recém-nascido primeiro é um pacotinho pouco móvel e depois um bebê inquieto . 

Porque mesmo quando o sono do bebê se torna mais regular e você começa a introduzir sólidos, o cocô continua chegando, assim como a fralda muda. 

Felizmente, existem profissionais como Amanda Kellmer, educadora de enfermagem da UTIN do Randall Children’s Hospital, em Portland, Oregon, que não se dão ao luxo de ver as trocas de fraldas terminarem com o sossego dos babões. A primeira nota de Kellmer sobre como trocar uma fralda? Prepare-se para muitas tentativas e erros.

Adote novas táticas de troca de fraldas quando necessário

Babão, você já sabe trocar a fralda do seu pequeno? Vamos te ajudar - Papo de Pai

Idealmente, os pais estão trocando as fraldas do bebê em uma superfície limpa e seca, completa e com tiras de segurança. Mas os bebês nem sempre recebem o memorando. Todos os pais acabam se encontrando em uma situação em que trocam a fralda de um bebê em um local bem longe do ideal, como um banheiro de restaurante sem trocador ou, acredite, ao ar livre.

Descobrir como colocar uma fralda em seu bebê nessas situações pode parecer como brincar com fogo, mas existem algumas dicas para facilitar as coisas.

Se possível, leve a criança para o carro e coloque-a no porta-malas. Pode não parecer o melhor plano mas o porta-malas também é a área mais plana de um carro e as paredes funcionam como limites.

Exceto pela disponibilidade automotiva, Kellmer sugere encontrar o local mais plano e seco disponível para a troca de fraldas. Se estiver elevado, mantenha sempre a mão no bebê por segurança. E se não houver trocador ou manta, use o que é facilmente acessível nas proximidades.

“Você sempre pode puxar um monte de toalhas de papel ou capas de assento em um banheiro público”, diz ela.

Esteja sempre preparado para uma troca de fraldas

Babão, você já sabe trocar a fralda do seu pequeno? Vamos te ajudar - Papo de Pai

A maior jogada amadora que os pais podem fazer é sair de casa sem fraldas suficientes para o recém-nascido. Se você acha que talvez seja necessário trocar o bebê uma vez, leve mais por segurança. Porque as crianças têm o hábito de fazer uma pausa nos intervalos do banheiro e retomar a ação quando uma nova fralda está no meio do caminho. É difícil explicar quantas vezes você precisará trocar a fralda do recém-nascido, portanto, arrumar extras é a aposta mais segura.

“Pegue uma fralda (extra) ou duas, porque você nunca sabe se vai passar por mais de uma fralda”, diz Kellmer.

Desenvolver uma rotina de troca de fraldas

Babão, você já sabe trocar a fralda do seu pequeno? Vamos te ajudar - Papo de Pai

O cocô não fica apenas na parte de trás do bebê. Pode chegar a qualquer lugar. Mas ter uma rotina sólida, quase uma lista mental, pode ajudar na limpeza.

Sempre limpe da frente para trás, tomando cuidado extra com as meninas para evitar que elas se desloquem na direção errada. Se o bebê tiver dobras de pele, verifique se não há resíduos lá. Com os meninos, limpe sob o escroto e o pênis.

Kellmer diz que os pais devem limpar uma vez para garantir que cada área esteja limpa e repetir conforme necessário. “Limpe os lados, fora da área. Se houver cocô nos lábios internos, você deve fazer isso por último ”, diz a especialista. Acrescentando que os pais devem limpar suavemente para evitar empurrar o cocô para áreas difíceis de limpar devido ao excesso de pressão.

Considere ferramentas multifuncionais para fraldas

Babão, você já sabe trocar a fralda do seu pequeno? Vamos te ajudar - Papo de Pai

Durante a troca, as fraldas podem assumir mais papéis do que os mais usuais. Ao trocar a fralda do bebê, uma fralda limpa pode ser colocada embaixo da parte traseira do bebê, como uma almofada, antes que as tiras sujas da fralda sejam afrouxadas.

Depois que a fralda suja estiver desaparafusada, limpe-a com a extremidade frontal para evitar cocô em excesso antes de entrar no lenço umedecido. E com os meninos, enquanto descarta uma fralda suja, use a limpa para encobrir a uretra, a fim de evitar um banho indesejável.

Mascarar o cheiro da fralda

Babão, você já sabe trocar a fralda do seu pequeno? Vamos te ajudar - Papo de Pai

Até os pais mais avessos ao perfume podem ter seus reflexos de vômito seriamente testados pela fralda suja do bebê. Uma pesquisa com trabalhadores e enfermeiros do saneamento revela alguns truques que poderiam melhorar as coisas. Muitos optam por uma pitada de óleo essencial ou um golpe de Vicks Vaporub no lábio superior. 

Para perfumes mais sérios, aplique um produto mentolado ou menta no interior de uma máscara contra poeira padrão. Você também pode investir em algum tipo de recipiente de armazenamento contendo perfume, como um Diaper Genie, para os pacotes usados.

Respeite os babados das fraldas

Babão, você já sabe trocar a fralda do seu pequeno? Vamos te ajudar - Papo de Pai

Há muito debate sobre o uso de pano ou fraldas descartáveis. O componente mais importante não é a pequena linha azul que indica umidade, são os babados, que também podem ser comportas. Prestar atenção a eles é a chave para evitar uma catástrofe.

“A maioria das fraldas descartáveis ​​tem um babado interno e um babado externo. Você quer ter certeza de que o plissado externo não está dobrado ”, diz Kellmer. “Eles estão lá como uma barreira extra para explosões.”

E para os novos pais que ainda não ouviram o termo explodir, bem … olhe, verifique se o plissado não está escondido.

Evite assaduras através da prevenção

Babão, você já sabe trocar a fralda do seu pequeno? Vamos te ajudar - Papo de Pai

A assadura das fraldas é uma inevitabilidade que começa com irritação e promete ser repetida com frequência. Controle é tudo sobre como deter a umidade. Se um bebê estiver molhado, troque-o. Limpe a área com água e depois seque.

“A melhor maneira de combater é preveni-lo”, diz Kellmer. “Não deixe os bebês ficarem em fraldas molhadas ou sujas por muito tempo. Se houver um pouco de vermelhidão, você pode aplicar o creme de fraldas (de preferência à base de óxido de zinco), mas, na verdade, a maneira de curar mais rapidamente é mantê-lo seco. Use água para limpar e enxugue para secar. ”

Use o tempo de troca de fraldas para se relacionar com os recém-nascidos

Babão, você já sabe trocar a fralda do seu pequeno? Vamos te ajudar - Papo de Pai

Uma troca de fraldas pode ser frustrante, mas também é hora de se relacionar. Considere isso uma reunião com o público cativo. Durante a troca de fraldas, os pais podem praticar contato visual, cantar músicas, fazer cócegas na barriga, conversar e tocar. Até que a criança tenha idade suficiente para começar a tentar escapar, é realmente um momento especial, mesmo que haja cocô envolvido, e ajuda a firmar o vínculo entre um recém-nascido e um novo pai.

Não entre em pânico com as trocas de fraldas

Babão, você já sabe trocar a fralda do seu pequeno? Vamos te ajudar - Papo de Pai

Kellmer diz que frequentemente vê novos pais entrando em pânico com a troca de fraldas. Alguns ficam frustrados com a falta de conhecimento. Outros são enojados. Muitos sentem que são fracassos quando estragam e precisam começar de novo, enquanto outros surtam porque acham que estão perturbando a criança por levar muito tempo.

“Respire”, diz Kellmer. É um processo de tentativa e erro. Não é o bebê ficando frustrado. Trate cada mudança como uma maneira de praticar antes de se tornar um faixa-preta de fralda.

“Os bebês não julgam você. Os bebês são os humanos mais indulgentes de todos os tempos. Eles apenas apreciam que você esteja fazendo algo por eles ”, diz Kellmer. “Você vai cometer erros. Você ficará cada vez mais rápido”. 

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Nossos Parceiros