5 minutos de leitura

Babão, precisamos falar sobre autoestima masculina! Esse é um assunto pouco comentado no universo masculino, não é mesmo? É muito raro falarmos sobre ela numa roda de amigos, no churrasco após o futebol ou em uma mesa de bar tomando cerveja. Sabemos que ainda existe muito preconceito entre os homens ao falar sobre o tema. Portanto, ele é de extrema importância.

Então, sempre que quiser desabafar ou falar sobre alguma característica do seu corpo que o incomoda, deixe o preconceito de lado e converse com algum amigo ou familiar. Essa não é uma tarefa fácil, mas quando você cria o hábito de colocar tudo para fora, você sentirá a diferença na sua vida.

A autoestima é capaz de transformar sua vida quando ela está alta. Mas, e quando ela não anda tão bem assim? É aí que algo precisa ser feito!

A falta de autoconhecimento e amor próprio podem dificultar relacionamentos sociais e profissionais, fechar a porta para oportunidades no trabalho e na vida pessoal.

No entanto, há alguns sintomas que podem indicar que você está passando por isso:

Como saber se tenho uma autoestima baixa?

Confira os principais sintomas:

  • Falta de confiança em si
  • Não acreditar no seu potencial
  • Críticas excessivas sobre si
  • Não saber lidar com as consequências das próprias decisões
  • Insegurança em interagir com outras pessoas
  • Dúvidas constantes e paralisantes sobre diversos aspectos da vida
  • Incerteza em relação aos valores e ideais
  • Falta de objetivos e de motivação
  • A opinião do próximo tem um impacto desproporcional

4 sinais que você precisa melhorar sua autoestima

1 – Não acreditar no seu potencial

Um dos grandes sinais de baixa autoestima é a perda da confiança em si mesmo. É clichê, mas se você não confiar em si, poucas pessoas irão. Em muitos casos basta uma palavra mal colocada, ou uma falha para ficarmos inseguros e deixarmos de acreditar em nós mesmos.

A insegurança tem grande influência na sua confiança, portanto esse medo não pode te paralisar e te impedir de realizar aquilo que deseja.

2 – Comparar-se com os outros a todo instante

Essa comparação não é nada saudável. Ao se comparar com outra pessoa você ignora que o tempo e o momento de cada um são diferentes. Viver se comparando com alguém porque os projetos dessa pessoa dão certo e os seus não, ou mesmo o relacionamento desse alguém, tira todo o crédito do seu esforço.

3 – Não se dedicar aos seus próprios projetos

Você é a única pessoa no mundo que será capaz de ir atrás dos seus sonhos e batalhar para conquistá-los. Se, mesmo ciente disso, você quer desistir dos seus projetos, ou não quer mais lutar por eles, é um sinal de que você precisa melhorar a autoestima.

4 – Insegurança e dependência emocional em relacionamentos

Por ter dificuldade em confiar em si mesmo, a pessoa com baixa autoestima tende a se sentir inseguro também nos relacionamentos. Essa insegurança pode resultar em um relacionamento tóxico para os dois.

Além disso, a dependência emocional também é parte do problema. A pessoa fica tão insegura que acredita que aquela é a única pessoa no mundo que será capaz de amá-la. Assim, acaba se frustrando no relacionamento e acreditando que tem que viver nele pelo resto da vida, mesmo sem amar a outra pessoa.

Autoestima e motivação

É muito importante ter alguém para nos encorajar e confiar no nosso potencial, concorda? Porém, não é só esse empurrão que ajuda a elevar a autoestima masculina. Existe muitos outros fatores que nos ajudam a evoluir e seguirmos motivados. Vejamos!

Você já ouviu falar da Pirâmide de Maslow? É uma teoria criada pelo psicólogo Abraham Maslow que foi publicada em 1943 em seu livro “A Teoria da Motivação Humana”. Ele acreditava que os seres humanos são motivados por uma série de necessidades essenciais que precisam ser preenchidas para que possamos nos desenvolver e atingir nossos objetivos.

Esta pirâmide é dividida em 5 níveis. A base da pirâmide estão as necessidades mais básicas do ser humano, relacionadas a sobrevivência, enquanto no topo da pirâmide estão as realizações pessoais.

Segundo Maslow, para que um indivíduo evolua e siga para o estágio seguinte, é preciso que os níveis anteriores pirâmide sejam satisfeitos.

A piramide de Maslow é dividida em 5 níveis

1) Necessidades Fisiológicas: respirar, tomar água, comer, dormir e se reproduzir.

2) Necessidades de Segurança: pessoal, trabalho, família, corpo, recursos financeiros e saúde.

3) Necessidade de Amor e Relacionamento: família, amigos, intimidade sexual, senso de pertencimento e conexão.

4) Necessidade de Estima: respeito, autoestima, reconhecimento, liberdade e confiança.

5) Necessidade de Realização Pessoal: criatividade, moralidade, espontaneidade, aceitação dos fatos, ausência de preconceitos e solução de problemas. Esse é o estágio em que as necessidades básicas e psicológicas foram preenchidas, é hora de realizar seus objetivos e buscar sua melhor versão.

Dessa forma, podemos analisar que não é só a aparência que está ligada à autoestima masculina. Ela vai muito além do corpo, ela está relacionada com nossas necessidades psicológicas e nossa busca pelo reconhecimento pessoal e/ou profissional.

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Conteúdo Relacionado

Nossos Parceiros