6 minutos de leitura

Bons pais lideram pelo exemplo. Ser pai significa modelar a aparência de um adulto responsável e atencioso. Isso significa mostrar maturidade emocional, uma forte ética de trabalho, bons hábitos e integridade. Um exemplo: Viver com hábitos fortes e claramente definidos de segurança na Internet. A segurança da Internet começa em casa com os pais, não apenas porque você está […]

Bons pais lideram pelo exemplo. Ser pai significa modelar a aparência de um adulto responsável e atencioso. Isso significa mostrar maturidade emocional, uma forte ética de trabalho, bons hábitos e integridade. Um exemplo: Viver com hábitos fortes e claramente definidos de segurança na Internet.

A segurança da Internet começa em casa com os pais, não apenas porque você está dando o exemplo mas porque você é o guardião de todas as informações mais sensíveis do seu filho, desde números do Seguro Social até esse tesouro de imagens da família. Melhorar a segurança da Internet é essencial para protege-los e seus filhos devem saber disso. Veja como funciona a segurança da Internet. Transforme  sua segurança em uma lição e torne-a divertida. 

1. Fortaleça e gerencie suas senhas

As 6 regras fundamentais da segurança na Internet que todos os pais devem seguir - Papo de Pai

Mais da metade da população usa a mesma senha em vários sites, um atalho compreensível para facilitar a vida quando a pessoa média tem 120 contas online diferentes. Mas, embora possa tornar a vida um pouco mais fácil, simplesmente não vale o risco. É por isso que um gerenciador de senhas como o criado em sua Conta do Google é obrigatório. Ele pode ajudar a sincronizar com segurança as senhas entre os dispositivos, para que estejam lá se você as esquecer.

A lição divertida: O que é uma senha? Algo que somente você e as pessoas em quem confia sabem. É por isso que é sempre bom que as crianças e os pais tenham uma senha que eles possam fornecer a qualquer pessoa que os buscar. Eles devem aprender que uma senha é algo que você não dá a mais ninguém, algo que você muda frequentemente e um código secreto que ninguém pode adivinhar. 

2. Mantenha seu software atualizado

As 6 regras fundamentais da segurança na Internet que todos os pais devem seguir - Papo de Pai

Muitas atualizações de software são para novos recursos interessantes ou uma experiência de usuário redesenhada, mas, embora não sejam tão empolgantes, as atualizações que contêm correções de segurança são ainda mais importantes. Certifique-se de verificar regularmente se há atualizações para todo o seu software, porque mesmo a versão mais recente do Candy Crush pode corrigir uma falha de segurança ou duas. Você também deve ativar a atualização automática para o software que o possui, incluindo Chrome, iOS e Android.

A lição divertida:  coloque seu filho no comando das atualizações de software. É uma daquelas tarefas domésticas que você provavelmente esquecerá, mas elas terão todo o prazer em fazer diariamente.

3. Use autenticação de dois fatores

As 6 regras fundamentais da segurança na Internet que todos os pais devem seguir - Papo de Pai

A autenticação de dois fatores é uma ferramenta poderosa contra bandidos da Internet. Quando um site exige duas formas de prova de que você é o proprietário da conta, diminui significativamente a chance de alguém obter acesso não autorizado. Você deve se certificar de que está configurado em todas as suas contas que a oferecem.

A lição divertida: ver a autenticação de dois fatores na prática provavelmente é um pouco desconcertante para as crianças ( por que o telefone está tocando, pai? ). Em vez disso, mostre a eles como montar um “pote de doces”. Para fazer isso, compre dois armários com trava que se encaixem um dentro do outro (os estojos de comprimidos para crianças funcionam bem) e encha a caixa interna com doces. Os pais colocam o código por dentro, mas as crianças o colocam por fora. Quer doce? Isso vai exigir autenticação de dois fatores.

4. Configure um número de telefone de recuperação

As 6 regras fundamentais da segurança na Internet que todos os pais devem seguir - Papo de Pai

Se sua conta acabar comprometida no futuro, você agradecerá às estrelas sortudas que configuraram isso. Quando algo parece suspeito, seu número de telefone de recuperação é uma maneira de os sites entrarem em contato com você. E se você ficar trancado, é como uma entrada de emergência, uma maneira de recuperar o acesso mais rapidamente.

A lição divertida:  Seu filho deve memorizar seu número de telefone, como você fez quando criança. Mas na era dos smartphones, menos crianças estão fazendo isso, em grande parte porque menos pais sabem o número de seus cônjuges. Quando você tiver um momento de silêncio, como voltar da escola para casa ou logo antes de dormir, faça um teste. Você ficará surpreso com o quão divertido é e como eles ficarão satisfeitos quando acertarem.

5. Fale sobre os desconhecidos

É bom ter uma conversa com sua família para falar sobre o que fazer no caso de você encontrar algo que não tem tanta certeza, um vídeo inapropriado, um anúncio pop-up, algo perturbador ou até mesmo mensagens aleatórias de perfis. Estabeleça um protocolo familiar para quando coisas desse tipo possam aparecer na vida de seu filho e, em caso de dúvida, não forneça nenhuma informação e incentive seus filhos a conversar com um adulto de confiança

A lição divertida:  Como você sabe se algo é mal intencionado? Ao fazer perguntas, em vez de fornecer respostas. Para lhes dar uma idéia de como isso acontece, tente o jogo de perguntas. Eis como funciona: Desafie seu filho a responder repetidamente às perguntas. Se eles derem uma resposta, eles perdem. Se eles fizerem 10 perguntas seguidas, eles vencem. Agora, tente colocá-los com perguntas como: “Você quer uma mordida nessa barra de chocolate?” Ou “Você quer 100 reais hoje?” Ensine-os a  pensar criticamente sobre o que veem online e a usar suas habilidades de detetive para determinar se é real ou não.

6. Faça um exame de segurança do Google

As 6 regras fundamentais da segurança na Internet que todos os pais devem seguir - Papo de Pai

Sua família provavelmente já está configurada com as Contas do Google, para que você possa realizar o Verificação de Segurança passo a passo gratuito da empresa, em apenas dois minutos. Ele mostra os aplicativos de terceiros aos quais você concedeu acesso, os dispositivos que usam sua conta e todos os eventos recentes que podem colocar sua segurança em risco. Ele até avisa se algo parecer estranho, como se sua conta estivesse vinculada a um dispositivo como um telefone antigo que não o acessa há algum tempo.

A lição divertida:  Se seus filhos têm um animal de estimação, provavelmente estão encarregados do bem-estar diário da criatura (certificando-se de que sejam alimentados, regados e com boa aparência). Mas, às vezes, você precisa garantir que não haja doenças ocultas. É por isso que todos vocês levam o bichinho ao veterinário para um exame de tempos em tempos. O trabalho do veterinário é querer garantir que seu animal de estimação não esteja doente e que eles tomem as vacinas necessárias para mantê-lo assim. Lembre aos seus filhos que todas as responsabilidades são como um animal de estimação, desde plantas a contas online, dinheiro no cofrinho e brinquedos favoritos. Coisas divertidas e que trazem alegria precisam ser cuidadas.

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Conteúdo Relacionado

Nossos Parceiros