As 10 maiores surpresas dos pais de primeira viagem
Não são apenas as mães de primeira viagem que experimentam várias surpresas após o nascimento do bebê, os pais também passam por isso! Em...

Não são apenas as mães de primeira viagem que experimentam várias surpresas após o nascimento do bebê, os pais também passam por isso!

Em algum momento, não muito depois de o bebê nascer, quase todo pai de primeira viagem é atingido por uma sacudida aguda da realidade: agora ele é um pai – com novas responsabilidades, novas pressões, novas expectativas para viver.

Para alguns de nós, essa pequena epifania aparentemente básica chega cedo, antes de sairmos do hospital. Mas para outros, a ficha pode demorar alguns dias pra cair. Mais cedo ou mais tarde, porém, todos percebemos que nossas vidas mudaram para sempre. Às vezes as mudanças são sutis, às vezes não são nada sutis. Mas elas são quase sempre surpreendentes.

1 – Você pode ficar confuso

 

As 10 maiores surpresas dos pais de primeira viagem - Papo de Pai

Se há uma coisa que define os primeiros meses de paternidade, além dos próximos anos, são as emoções confusas e muitas vezes conflitantes que você pode sentir. Por um lado, há a virilidade, o poder e o orgulho de ter criado uma nova vida. Por outro lado, os sentimentos de desamparo quando você não pode satisfazer (ou às vezes até entender) as necessidades do seu bebê.

2 – Você vai descobrir um tipo diferente de amor

 

As 10 maiores surpresas dos pais de primeira viagem - Papo de Pai

Não há como comparar o amor que seu filho desperta com o amor que você sente por qualquer outra pessoa. E você só vai mesmo entender isso quando se tornar pai.

É um desperdício de tempo tentar explicar algo tão único. Mas se esse momento ainda não chegou pra você, pode esperar, pois quando chegar você vai se lembrar do momento em que lia esse artigo e pensar: “caraca, aqueles caras do Papo de Pai estavam certos!”.

3 – Você vai sentir a ambivalência

 

As 10 maiores surpresas dos pais de primeira viagem - Papo de Pai

Um dia, completamente do nada, você verá seu bebê e perceberá que a intensa paixão que sentiu no dia anterior foi substituída por um sentimento oco e vazio. Você conhece essa criança? Você se importa? Você vai sentir vontade de ensacar essa coisa de pai e começar uma nova vida em outro lugar. E logo você sentirá uma enorme culpa incrível por ter se identificado com esses sentimentos horríveis.

Afinal, se você não está apaixonado por seu filho 100% do tempo você não é um bom pai, certo? Errado. Ambivalência é uma parte perfeitamente normal de ser pai e você vai ter os mesmos sentimentos dezenas de vezes nos próximos 50 anos. Então, acostume-se desde já.

4 – Você pode ficar deprimido

 

As 10 maiores surpresas dos pais de primeira viagem - Papo de Pai

Sim, é verdade. Mesmo que a maioria das pessoas ache que a depressão pós-parto é coisa de mulher, muitos caras ficam deprimidos depois que seus bebês nascem. Nossa depressão, porém, não é baseada em hormônios como os de nossas parceiras, mas podem, na verdade, ter mais a ver com o retorno à realidade.

Quando você era um pai de primeira viagem e novinho em folha, as pessoas prestavam mais atenção a você e provavelmente lhe davam um pouco de folga. Mas depois de algumas semanas já estará de volta à rotina no trabalho, além disso, você precisa lidar com todas as contas, a interrupção do sono e as tarefas extras em casa. Isso é mais do que suficiente para deprimir alguém.

5 – Você terá medo

 

As 10 maiores surpresas dos pais de primeira viagem - Papo de Pai

Os primeiros meses de paternidade estão simplesmente cheios de medos:

  • Medo de não ser capaz de corresponder às suas expectativas sobre o que significa ser pai;
  • Medo de não ser capaz de proteger seu filho ou sua família;
  • Medo de não ser capaz de prover tudo o que gostaria para a sua família;
  • Medo de não saber o que fazer com seu filho;
  • Medo de cometer os mesmos erros do seu próprio pai ou de não conseguir ser melhor do que ele.

Estes medos e muitos outros são uma parte completamente normal da transição do homem e do marido para o pai. Alguns vão embora conforme suas habilidades aumentam; outros irão embora com o tempo. Mas, mais cedo ou mais tarde, quase todos vão embora. Ufa, né?!

6 – Seu relacionamento com seu parceiro mudará

 

As 10 maiores surpresas dos pais de primeira viagem - Papo de Pai

Antes de você se tornar pai, você e sua parceira passam muito tempo juntos, cuidando um do outro e fortalecendo seu relacionamento. Mas uma vez que seu bebê aparece, tudo muda: agora o foco de praticamente tudo que você faz é o seu bebê.

Você mal tem tempo para dormir e muito menos fazer as coisas que trouxeram você e sua parceira juntos em primeiro lugar. Se possível, tente arranjar algum tempo, mesmo que seja apenas alguns minutos por dia, para conversar com sua parceira – sobre algo que não seja o bebê.

7 – Você vai ficar preocupado com as “opiniões” do bebê

 

As 10 maiores surpresas dos pais de primeira viagem - Papo de Pai

Durante as primeiras seis até oito semanas de vida, seu bebê provavelmente não lhe dará muito feedback sobre o que você está fazendo como um pai: serão poucos os sinais. Na verdade, quase tudo o que ele fará é chorar.

É muito fácil achar que a falta de entusiasmo de seu bebê significa que você não está sendo um bom pai. Mas não, isso não é verdade. Se você recuar, seu bebê também irá. Então espere um pouco mais, isso vai mudar e vocês vão logo criar várias conexões – vale a pena esperar.

8 – Você aprenderá novas maneiras de ser amado

 

As 10 maiores surpresas dos pais de primeira viagem - Papo de Pai

Nos próximos meses, à medida que você aprende a decifrar as dicas de seu bebê e a satisfazer suas necessidades, ele aprenderá a amá-lo – e a expressar esse amor de maneiras surpreendentes. E a primeira vez que seu bebê der uma gargalhadinha, o abraçar ou simplesmente dormir em seu peito, distraidamente acariciando seu ombro, você descobrirá o verdadeiro significado da vida.

9 – O bebê lhe ensinará sobre planejamento e flexibilidade

 

As 10 maiores surpresas dos pais de primeira viagem - Papo de Pai

Antes de você se tornar pai, para sair de casa, apenas pegava sua carteira e as chaves do carro. Mas agora, indo em uma viagem para o supermercado com seu bebê, terá tantas preocupações quanto um alpinista rumo ao Everest. Isso supondo que seu bebê não encha a fralda duas ou três vezes quando você estiver saindo pela porta.

10 – Você vai falar sobre coisas diferentes

 

As 10 maiores surpresas dos pais de primeira viagem - Papo de Pai

Se alguém lhe dissesse há um ano que estaria participando de longas discussões com seus amigos sobre vômito de projétil, seios com vazamento e a cor e consistência do conteúdo de uma fralda, você teria se ridicularizado. Mas você está fazendo isso, certo? E você também está amando.


Esse texto maravilhoso é do Armin Brott e a tradução e adaptação é da Redação Papo de Pai

Publicado em qua, 19/06/2019
Redação Papo de Pai
Formada por Jornalistas, Publicitários e profissionais de outras áreas que colaboram direta e/ou indiretamente com o site Papo de Pai.

Posts mais vizualizados


© 2016 / Todos os direitos reservados.