4 minutos de leitura

Sabemos que ficar em casa o dia inteiro pode exigir um desdobramento maior do que ir até o escritório. Apesar de poupar o tempo de deslocamento, agora, é necessário se dividir entre alimentação, trabalho, organização da casa e filhos! Nem sempre os pequenos entendem a dinâmica do home office e que o fato de todos estarem […]

Sabemos que ficar em casa o dia inteiro pode exigir um desdobramento maior do que ir até o escritório. Apesar de poupar o tempo de deslocamento, agora, é necessário se dividir entre alimentação, trabalho, organização da casa e filhos! Nem sempre os pequenos entendem a dinâmica do home office e que o fato de todos estarem juntos em casa não quer dizer que estão de férias.

Há também os trabalhadores autônomos, altamente prejudicados com os cancelamentos de eventos para proteger a população do COVID-19. Frente a esses obstáculos, um grupo de artistas se destaca em redes sociais, como o Instagram, promovendo lives em que contam histórias e realizam até oficinas voltadas ao entretenimento infantil. Assim, os pequenos se divertem com conteúdo de qualidade, enquanto os pais dão um respiro ou se dedicam com mais tranquilidade ao trabalho.

Movimento protagonizado por mães

Artistas criam iniciativas para entreter crianças em tempos de coronavírus - Papo de Pai

O movimento é liderado por mulheres e, em sua maioria, mães. Mariane Bigio, que entre muitas coisas é cordelista e se declara como uma “entusiasta da palavra”,  diz que, com as orientações da Organização Mundial da Saúde, teve medo de perder o mais especial do seu trabalho: o contato com o público. Quando conversou com uma amiga, soube da possibilidade de realizar seu trabalho por meio do Instagram. Hoje, ela cria um tema por semana e vai contando histórias e fazendo oficinas, como de fantoches, com o intuito de fazer com que suas ações tenham efeitos offline também. “Não quero que as crianças fiquem o dia grudadas nas telas, quero que se desliguem e brinquem com seus pais, seus irmãos…”

Artistas criam iniciativas para entreter crianças em tempos de coronavírus - Papo de Pai

Flávia Scherner, atriz conhecida como Fafa Conta, é a amiga citada por Mariane. Considerada praticamente a precursora do movimento, ela começou a fazer as lives após ver um autor de que gosta lendo em uma transmissão. Ela pensou em fazer o mesmo, focando em ajudar os pais a ocuparem os filhos no horário de aula. A partir daí, foi só crescimento. “Quando vimos, todas foram tendo a ideia ou inspirando outras e criou-se um movimento! Estou maravilhada vendo mulheres, todas dentro de um mesmo nicho, que poderiam ser tidas como concorrentes, juntas, unidas divulgando uma a outra e a ação como um todo. Muito lindo! Uma leva a outra junto.”

“A mobilização não é apenas de apoio aos pais, mas de uma às outras e as artistas se programam para os horários de seus espetáculos caseiros não baterem com os de suas colegas” relata Carol Levy. Quem entra no perfil da cantora, compositora e contadora de histórias vê que suas lives são uma farra só: entram os filhos, o marido e até os pequenos vizinhos na brincadeira. “Eu me sinto em um show! Ontem até suei. Vi que antes de começar já tinham mil pessoas!” conta.

O desafio de ficar com os filhos em casa

Artistas criam iniciativas para entreter crianças em tempos de coronavírus - Papo de Pai

Camila Genaro, mãe e contadora de histórias, fala da sua experiência de ficar com os filhos em casa, tendo um de 10 e outro de 14. “É desafiador porque lógico que eles querem conversar, sair, ver os amigos da escola…”. Ela nos disse que sua maior dificuldade como contadora é levar a narrativa de uma forma lúdica, criar imagens na cabeça das pessoas e fazer com que pertençam a esse mundo. “O que tem que viralizar são as boas práticas!”, relata.

Já Emília Nunez, começou diferente. A autora tem dez livros publicados e um projeto de incentivo à leitura chamado Mãe Que Lê. “Já tinha feito leituras na Itália e uma amiga desabafou sobre como está sendo difícil, então mandei um vídeo meu lendo para ela e outras famílias. Todos amaram e, quando começou a quarentena aqui no Brasil, decidi fazer o mesmo. Me inspirei nas meninas e vou fazendo lives também!”.

Artistas criam iniciativas para entreter crianças em tempos de coronavírus - Papo de Pai

A soteropolitana ainda conta que sua ideia é divulgar não só seus livros, como também a literatura baiana. “Aqui na Bahia tem uma produção que precisa chegar para o país inteiro e se eu posso dar essa contribuição, por menor que seja, eu quero.”

Essas artistas acharam um jeito de não só divulgar seu trabalho, como estimular a leitura enquanto auxiliam outras pessoas e dão uma aula de sororidade.

E vocês babões, como tem feito para entreter seus filhos? Contem suas experiências.

Fonte: Revista Crescer

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Conteúdo Relacionado

Nossos Parceiros