3 minutos de leitura

Acredito que todos já testemunharam histórias de LGBTs que sofreram agressões dos pais ou foram expulsos de casa por causa da sua orientação sexual ou identidade de gênero. Nesses casos, a família inteira perde, ficando completamente desestruturada. No caso da família de Zayan, aconteceu o efeito contrário. Jairo venceu o vício do álcool, ficava dias […]

Acredito que todos já testemunharam histórias de LGBTs que sofreram agressões dos pais ou foram expulsos de casa por causa da sua orientação sexual ou identidade de gênero. Nesses casos, a família inteira perde, ficando completamente desestruturada.

No caso da família de Zayan, aconteceu o efeito contrário. Jairo venceu o vício do álcool, ficava dias fora de casa quando saía para beber, ficou mais próximo de Zayan e deu um pouco mais de paz para a dona Ana, mãe de Zayan, que sofria bastante com o vício do marido.

Zayan contou primeiro para a mãe que era um homem trans. Ana pediu para Zayan não contar para o pai, temendo que Jairo não aceitasse o filho e voltasse a beber. Zayan obedeceu.

Após ver filho virar trans, pai abandona o vício para ajudá-lo - Papo de Pai

Alguns dias depois, Ana contou para Jairo. Zayan estava trabalhando e só soube que os pais tiveram essa conversa quando chegou em casa.

Jairo tinha saído e, na cabeça de Zayan, o pai estava bebendo na rua e não voltaria para casa, como das outras vezes. Mais à noite, Jairo, que sempre sonhou ser pai de uma menina, foi no quarto de Zayan com os olhos vermelhos e inchados, de quem parecia ter chorado muito.

Jairo perguntou para Zayan se o que a mãe dele tinha falado era verdade. Zayan respondeu que sim, um sim meio defensivo, pois imaginava que Jairo reagiria de forma negativa.

Após ver filho virar trans, pai abandona o vício para ajudá-lo - Papo de Pai

“Eu sabia que ele não iria me bater e nem nada do tipo. Meu pai sempre foi muito calmo. Nunca me bateu por nada”, lembra.

“Iria me sentir muito culpado pela minha mãe”

Após ver filho virar trans, pai abandona o vício para ajudá-lo - Papo de Pai

O maior medo de Zayan naquele momento era que o pai voltasse a beber, já que seu ele havia parado fazia um tempo, e fizesse sua mãe sofrer novamente.

“Eu não queria que ele voltasse a beber por minha causa. Iria me sentir muito culpado pela minha mãe. Já tinha um tempo que ele não bebia, mas a gente sempre ficava com um pé atrás. Qualquer coisa poderia ser um gatilho pra ele.”

Certidão de nascimento nova foi presente do pai

Após ver filho virar trans, pai abandona o vício para ajudá-lo - Papo de Pai

Felizmente, a reação de Jairo foi a melhor possível! Chorando, disse para Zayan que as coisas não seriam fáceis, mas que estava ao seu lado para protegê-lo do julgamento das pessoas e que só queria a sua felicidade.

Ele respondeu que precisaria ficar bem pra isso. Jairo ficou. Depois daquele dia, o pai de Zayan nunca mais bebeu. Fez mais: deu de presente para Zayan a retificação de gênero e nome.

Zayan começou sua transição no dia 24 de janeiro de 2018, dia do seu aniversário. Ele ganhou a nova certidão do pai no seu aniversário de 25 anos, dia 24 de janeiro de 2020.

“Meus pais não são pessoas estudadas. Mas depois que eu contei, percebi que amor não tem nada a ver com essa questão de ser esclarecido. Se você ama, você aceita”, finaliza Zayan.

 

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Nossos Parceiros