4 minutos de leitura

Você sabia que altos níveis de testosterona, um hormônio masculino, pode ter um impacto significativo no comportamento humano?

Isso mesmo! A grande quantidade de testosterona pode induzir atitudes egocêntricas, concluiu uma pesquisa britânica. Estudiosos do Wellcome Trust Centre for Neuroimaging da University College, em Londres, descobriram que este hormônio pode “tornar a pessoa menos cooperativa e mais egocêntrica”.

Embora a testosterona seja produzida pelas mulheres em quantidades muito menores do que pelos homens, o estudo foi conduzido em mulheres para evitar a interferência da secreção natural desse hormônio.

A fim de medir o nível de cooperação, duas equipes de mulheres foram submetidas a doses alternadas de testosterona e placebo.

Em um questionário-teste, as participantes precisavam trabalhar juntas para encontrar uma resposta consensual quando havia desacordo, fornecendo uma medida do grau de cooperação alcançado em cada grupo.

Com isso, os pesquisadores descobriram que quando as doses de testosterona foram administradas, a “cooperação foi significativamente reduzida”. “Altas doses de testosterona foram acompanhadas por um comportamento egoísta”, segundo um comunicado divulgado em uma revista britânica.

Leia também: 8 cuidados pessoais que todo homem deveria ter

9 perguntas que os homens deveriam saber responder

Testosterona

Foto: Freepik

A testosterona é um hormônio presente em homens e mulheres, embora em diferentes quantidades – até 30 vezes menores nelas. Nos homens, é produzida principalmente nos testículos e nas mulheres, nos ovários e nas glândulas suprarrenais.

O hormônio é responsável por diversas funções no corpo, incluindo o desenvolvimento de características sexuais masculinas, como barba e voz grave, e a regulação da massa muscular e óssea. Está ligado também à libido e à agressividade.

Os níveis e testosterona tendem a ser mais elevados quando o homem tem cerca 20 anos, e diminuem naturalmente com a idade. No entanto, os níveis de testosterona muito altos ou muito baixos podem causar diversos problemas. 

Níveis baixos de testosterona em homens

Foto: Freepik

Segundo a American Urological Association (AUA), aproximadamente 2 em cada 10 homens com mais de 60 anos têm níveis baixos de testosterona.

Níveis reduzidos desse hormônio podem levar a sintomas como baixa libido, fadiga, perda de massa muscular, irritabilidade, disfunção erétil e até depressão.

Esses sintomas podem ser tratados por meio da Terapia de Reposição de Testosterona, também conhecida como TRT. Mas, e quando os níveis de testosterona são excessivamente altos? Quais podem ser as possíveis consequências? Veja a seguir.

Altos níveis de testosterona em homens

Foto: Freepik

Um recente estudo conduzido pelo psicólogo Jianxin Oua e sua equipe da Universidade de Shenzhen, na China, envolveu 58 participantes do sexo masculino divididos em dois grupos, com um recebendo o gel de testosterona e o outro recebendo um placebo feito de água e álcool.

Após um intervalo de três horas, os participantes foram submetidos a uma ressonância magnética para medir a atividade cerebral funcional, com base em duas opções: escolher uma quantia maior de dinheiro para si (a opção egoísta) ou uma quantia menor para compartilhar com seu parceiro.

Os resultados da pesquisa foram bastante esclarecedores. Como Jianxin Oua explica, a testosterona está associada ao comportamento agressivo tanto em animais quanto em humanos. 

“No estudo, estabelecemos uma ligação entre o aumento da testosterona e o egoísmo na tomada de decisões financeiras; identificamos os mecanismos neurais pelos quais a testosterona reduz a generosidade”, disse ele.

A principal descoberta da pesquisa foi que a testosterona reduz a atividade em uma região do cérebro que está relacionada à consideração do bem-estar de outras pessoas.

Portanto, foi detectado como os valores de recompensa na escolha egoísta atingiram níveis muito mais elevados do que na escolha generosa.

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Nossos Parceiros