Será que buscar a perfeição dos nossos filhos é errado? Deixa eu contar uma situação que ocorreu comigo e já deve ter acontecido com você. Estávamos na sala e nosso filho veio com um copo de água, porém, ele tropeça e derruba o copo. Qual a sua reação? Briga, discussão? Vamos para outra situação, estamos no ambiente […]
COMPARTILHE ESTE POST
Será que buscar a perfeição dos nossos filhos é errado?
Deixa eu contar uma situação que ocorreu comigo e já deve ter acontecido com você. Estávamos na sala e nosso filho veio com um copo de água, porém, ele tropeça e derruba o copo. Qual a sua reação? Briga, discussão?
Vamos para outra situação, estamos no ambiente de trabalho e um colega vem com um copo de café e o derruba no chão, sem querer. Qual a sua reação? Ajuda?
Analisando essas duas situações, conseguimos perceber que são bem parecidas mas normalmente as reações são completamente diferentes. Quando as crianças derrubam algo, não é tão fácil oferecer ajuda quanto é para um colega de trabalho. Espero que para você as reações sejam as mesmas.
O motivo de estar falando disso é justamente a diferença, as situações são parecidas mas completamente diferentes na essência. A criança ainda está em pleno desenvolvimento das suas habilidades cognitivas, aprimorando suas habilidades motoras, seu controle. Então, porque muitas vezes da criança queremos a perfeição e do adulto temos compaixão?
Aqui em casa temos uma regra, sujou é só limpar, quebrou, é só recolher. Claro que com todos os cuidados e passando os ensinamentos para que não ocorra. Caso aconteça novamente, não pode ser uma guerra, uma briga.
Precisamos ajudar nossos filhos a terem proatividade em ajudar, em testar coisas novas, em fazer o que não sabem ainda. Precisamos passar calma para nossos filhos, quando errar, vamos ter calma e passar o ensinamento dessa situação para que não ocorra mais.
Nos momentos mais tensos, são onde passamos os maiores ensinamentos. Espero que a próxima vez que ocorrer uma situação dessas, que possamos parar e refletir sobre o ensinamento que nossas atitudes terão naquele momento.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.