2 minutos de leitura

Como é o momento das refeições na sua casa? Se faz tempo que você não senta à mesa com seus filhos, um projeto criado nos EUA chamado The Family dinner Project deseja te fazer pensar sobre isso. Sabemos que a mesa é um objeto que, por si só, traz o significado de reunião e troca. […]

Como é o momento das refeições na sua casa? Se faz tempo que você não senta à mesa com seus filhos, um projeto criado nos EUA chamado The Family dinner Project deseja te fazer pensar sobre isso.

Sabemos que a mesa é um objeto que, por si só, traz o significado de reunião e troca. Porém, mais do que isso, o movimento americano se baseia em pesquisas dos últimos anos sobre a alimentação de crianças e adolescentes e defende que aquelas que fazem suas refeições com familiares possuem maior facilidade para lidar com problemas, vocabulário mais amplo e dinâmicas sociais mais desenvolvidas.

Além disso, taxas de depressão e de distúrbio alimentares são menores em famílias que comem juntas. Mas não basta apenas sentar e comer. Estar junto na mesa vai além da presença física, pois envolve um investimento na conexão: olhar nos olhos, ouvir opiniões e transformar uma refeição em um momento especial de acordo com a realidade da família.

Outro fator importante é que comer acompanhado estimula uma alimentação mais saudável, pois temos mais tempo para mastigar com calma e selecionar melhor as refeições.

Por isso, se você deseja aprimorar este hábito em sua casa, comece aos poucos, de acordo com a realidade de vocês. Talvez não seja possível em todas as refeições, mas começar com uma é garantir tempo de qualidade.

Tente assim: olhos nos olhos e maior concentração possível no diálogo entre vocês. Conversar sobre o dia, sobre coisas que amam, brincadeiras e resolução de conflitos.

Que tal começar hoje mesmo? Além de melhorar a alimentação da família, aprimora o relacionamento e a comunicação.

E se você deseja saber mais sobre a pesquisa citada, visite o site do projeto. Lá, além de estudos sobre o tema, também é possível encontrar receitas, entrevistas e histórias sobre como a hora da refeição é muito mais do que alimentar o corpo.

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Nossos Parceiros