4 minutos de leitura

Muitas vezes me pego refletindo sobre o papel que desempenho na sociedade e como minhas atitudes podem impactar aqueles ao meu redor.

Diante disso, a pergunta que surge é: quais são as atitudes que precisam ser normalizadas entre nós homens? Nesta reflexão, gostaria de destacar 9 dessas atitudes e como elas podem contribuir para nossas vidas.

1 – Elogiar

Foto: Envato Elements

Durante muito tempo, fui o cara que só fazia piadinhas de mau gosto, colocando meus amigos para baixo.

E posso lhes assegurar que é muito mais prazeroso e saudável ter uma relação onde trocamos elogios ao invés de ficar só depreciando um ao outro.

Aprendi que elogiar outros homens não só é importante, como também pode ser um gesto poderoso de solidariedade e apoio mútuo. Assim, estamos mostrando que valorizamos suas habilidades e esforços, e estamos criando um ambiente mais acolhedor e inclusivo para todos.

2 – Ser um bom tio

Foto: Envato Elements

Seja aquele tio que ouve as crianças com atenção, experimenta comidas de mentirinha, atende um telefone de brinquedo e senta com elas no chão.

Essas atitudes, tão simples e pequenas, fazem com que elas se sintam ouvidas, consideradas, respeitadas e amadas. E isso é super importante para formação desses serumaninhos.

3 – Preocupar-se com o relacionamento amoroso

Foto: Envato Elements

Acho que nem preciso falar o quanto a saúde das nossas relações amorosas nos afeta, né?!

Então por que não zelamos pelo relacionamento dos nossos amigos e às vezes até jogamos contra, incentivando afastamento, mentiras e traições?

4 – Falar sobre problemas e desafios

Foto: Envato Elements

Quando você fala sobre suas dores abre espaço para que outros homens possam fazer o mesmo.

Vai por mim, seus amigos respondem que “tá tudo bem” só porque não sentem que serão ouvidos e acolhidos se disserem tudo o que está rolando de verdade.

Leia também: 19 crises comuns que afetam os homens e como superá-las

9 perguntas que os homens deveriam saber responder

5 temas comuns que os homens costumam abordar durante a terapia

5 – Trocar dicas de beleza e autocuidado

Foto: Envato Elements

Ser vaidoso ainda é motivo de chacota em muitos grupos de amigos, por isso geralmente escondemos que usamos um creme para o rosto, que nos depilamos ou seguimos @’s de homens que achamos bonitos e que nos inspiram.

Que besteira, né não?! Muito melhor seria falar sobre o que cada um está fazendo para ficar mais bonito, elegante e saudável.

6 – Falar sobre emoções e sentimentos

Foto: Freepik

Discutir sobre futebol, carro, mulheres, sexo e investimentos é legal. Mas experimente contar para os seus amigos sobre suas inseguranças, medos e frustrações para ver como eles também compartilham esses sentimentos.

No final, tenho certeza que vai todo mundo se sentir mais leve, mais forte e mais brother.

7 – Discutir temas polêmicos e sensíveis

Foto: Freepik

Trocar experiências e opiniões sobre racismo, machismo, homofobia, misoginia e qualquer tema de impacto social nos ajuda a ampliar como os enxergamos.

Nos permite evoluir mutuamente. E é muito melhor do que passar horas falando sobre coisas fúteis e da vida de quem nem conhecemos.

8 – Questionar comportamentos e hábitos que nos incomodam

Foto: Freepik

É muito comum a gente se calar frente aos hábitos tipicamente masculinos que nos incomodam. Dá medo de ser massacrado, de perder amigos.

Mas aconteceu comigo e ouvi vários relatos de homens que descobriram que esses incômodos eram compartilhados por muitos outros após reclamarem.

9 – Exteriorizar bons pensamentos

Foto: Freepik

Se na resenha com seus amigos mais amados você só os ridiculariza e fala coisas negativas. Com quem você divide os sentimentos e pensamentos bonitos que nutre por eles aí dentro?

Compartilhar bons pensamentos pode fortalecer os relacionamentos e criar laços mais profundos entre as pessoas.

Quando nos concentramos nos aspectos positivos de nossas relações e expressamos gratidão e apreciação, estamos cultivando emoções positivas em nós mesmos. Isso pode ajudar a reduzir o estresse, aumentar a felicidade e melhorar a qualidade de nossas relações em geral.


Faz sentido para vocês? Deixem aqui nos comentários!

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Nossos Parceiros