8 formas de evitar que sua filha seja sexualizada precocemente
A mídia e a cultura popular parecem estar empurrando nossas filhas para trajes e comportamentos sexualizados cada vez mais jovens. Considere: – Abercrombie e...

A mídia e a cultura popular parecem estar empurrando nossas filhas para trajes e comportamentos sexualizados cada vez mais jovens. Considere:

Abercrombie e Fitch introduziram sutiãs com enchimento para crianças de 12 anos em 2011;

– Um estudo recente com meninas de 6 a 9 anos, quando mostradas duas bonecas de papel – uma vestida discretamente e outra sexualizada – demonstrou que 2/3 das meninas queriam se vestir como a boneca sexualizada.

A tendência é alarmante para muitos. Embora retratar meninas de maneira sexualizada provavelmente venda muita roupa e outros produtos, os pais têm, em especial, o direito e o dever de se preocupar. Já é difícil proteger nossas filhas de atividades sexuais precoces demais, mas quando elas começam a se vestir ou se comportam provocativamente antes mesmo de chegar à puberdade, muitos de nós sentimos que estamos diante de uma batalha perdida.

Então, o que os pais podem fazer para neutralizar essas mensagens que parecem bombardear nossas filhas sobre sua imagem corporal e encorajá-las a se vestir e agir de maneira sexualizada em tenra idade?

1 – Ajude-as a interpretar mensagens da mídia

 

8 formas de evitar que sua filha seja sexualizada precocemente - Papo de Pai

Provavelmente, uma das melhores coisas que podemos fazer é não deixar que as mensagens da mídia sobre roupas e comportamentos indecentes cheguem às nossas filhas sem que sejam contestadas. Se a sua filha se sentar para assistir a um programa de televisão ou jogar um videojogo com personagens jovens sexualizados, sente-se com ela e aponte as más suposições, o comportamento e vestuário inapropriados.

2 – Questione

 

8 formas de evitar que sua filha seja sexualizada precocemente - Papo de Pai

Faça perguntas como “Por que você acha que a menina quer se vestir assim?” ou “Você viu como aquele garoto reagiu a ela?”

3 – Ensine princípios corretos sobre o valor de uma pessoa

 

8 formas de evitar que sua filha seja sexualizada precocemente - Papo de Pai

A cultura popular parece sempre concentrar a atenção nas meninas que se vestem de maneira sexualizada. Mesmo as meninas mais velhas, que se vestem de maneira mais sexy, parecem receber toda a atenção e são populares. Mas a popularidade não é o fim de toda a existência de uma criança. Ajude sua filha a entender que ela é digna como pessoa porque ela é inteligente, educada, envolvente e divertida, não apenas porque se veste de uma determinada maneira.

4 – Elogie e valorize suas qualidades que vão além da aparência

 

8 formas de evitar que sua filha seja sexualizada precocemente - Papo de Pai

Muitos pais, com uma motivação absolutamente compreensível, começam a dizer a suas filhas ainda muito jovens o quão bonitas elas são. Embora isso seja bom, também é importante encontrar outras características admiráveis ​​para elogiar. Quando ela interage bem com irmãos ou amigos, elogie suas habilidades sociais. Quando ela fala sobre um livro que ela tem lido, deixe-a saber que é importante para você que ela leia e desenvolva sua mente. Quanto mais enfatizamos beleza e aparência, mais ela será influenciada pela cultura da imagem corporal.

5 – Cuidado com a mentalidade de princesa

 

8 formas de evitar que sua filha seja sexualizada precocemente - Papo de Pai

Os profissionais de marketing fizeram um excelente trabalho em ajudar as meninas a serem princesas. As princesas da Disney são extraordinariamente populares entre as meninas e, se não formos cuidadosos, vamos deixá-las se concentrar na barriga nua da Jasmine e nos sorrisos radiantes mais do que em sua força e determinação quando se depararem com obstáculos. Aproveite a oportunidade para ajudá-las a ver os traços de caráter positivos desses personagens e não apenas incentivá-las a copiar seus trajes.

6 – Enfatize a modéstia

 

8 formas de evitar que sua filha seja sexualizada precocemente - Papo de Pai

Enquanto nós, homens, tendemos a fantasiar sobre as mulheres em roupas curtas, todos podemos concordar que uma mulher bem vestida pode ser bastante atraente. Ajude sua filha a entender que se vestir de forma pouco discreta pode enviar a mensagem errada sobre ela quando jovem. Quando as ensinamos a se vestir e a agir discretamente, estamos dando a elas um grande presente sobre sua própria autoestima, que não deve ser motivada pela maneira como os homens, ou outras garotas, podem olhar para elas.

7 – Comece cedo com os padrões de vestuário

 

8 formas de evitar que sua filha seja sexualizada precocemente - Papo de Pai

Eu me preocupo quando vejo garotinhas em pequenos biquínis na piscina. Pode parecer inofensivo na idade delas, mas em que ponto você sugere que elas mudem suas escolhas de roupa para algo mais discreto? Se sua filha se veste com modéstia o tempo todo, ela estará mais propensa a se sentir confortável em roupas modestas e a se sentir desconfortável em mostrar muita pele depois.

8 – Dê uma olhada crítica no guarda-roupas dela

 

8 formas de evitar que sua filha seja sexualizada precocemente - Papo de Pai

Se ela tem muitos shorts, saias e vestidos curtos, pode ser útil fazer algumas mudanças. Um membro da nossa família, uma Mãe que acredita ajudar sua filha a se vestir de forma mais discreta, simplesmente pega qualquer roupa inadequada dos armários de suas filhas, as corta em vários pedaços e as deixa na cama das meninas. Não demorou muitas vezes para elas receberem e entenderem a mensagem.

Os pais precisam se esforçar para dizer “não” quando necessário. Cabe a nós, como pais, enviar mensagens importantes sobre a atual popularidade das roupas sexualizadas para nossas filhas. Aproveite o tempo para conversar com elas, ensiná-las e ajudá-las a pensar clara e criticamente sobre as tendências da moda. Tomar uma posição em seus primeiros anos irá ajudá-las a aprender a decidir sozinhas mais tarde.


Fonte: About Fatherhood   |   Tradução e adaptação: Redação Papo de Pai

Publicado em qui, 3/05/2018
Redação Papo de Pai
Formada por Jornalistas, Publicitários e profissionais de outras áreas que colaboram direta e/ou indiretamente com o site Papo de Pai.

Posts mais vizualizados


© 2016 / Todos os direitos reservados.