4 minutos de leitura

“Há esperança. Eu vi. Mas ela não vem dos governos ou de corporações e sim das pessoas”. A frase foi dita essa semana na Cúpula do Clima, a COP25 que acontece em Madri. A autora da frase é Greta Thumberg, a ativista de apenas 16 anos que transformou uma dispersa discussão sobre mudanças climáticas em […]

“Há esperança. Eu vi. Mas ela não vem dos governos ou de corporações e sim das pessoas”.

A frase foi dita essa semana na Cúpula do Clima, a COP25 que acontece em Madri. A autora da frase é Greta Thumberg, a ativista de apenas 16 anos que transformou uma dispersa discussão sobre mudanças climáticas em um movimento global de conscientização sobre o tema. A menina acaba de ser eleita pela revista americana “Time” como a personalidade do ano.

7 coisas para saber sobre a jovem ativista Greta Thumberg - Papo de Pai

Greta têm inspirado muitas pessoas a se informar e lutar contra as políticas que destroem o meio ambiente. Muito já foi dito nos últimos dias sobre a pequena ativista mas resolvemos elencar 7 informações que os pais precisam saber sobre Greta Thumberg. Confira:

1 – Quem são os pais de Greta Thunberg?

7 coisas para saber sobre a jovem ativista Greta Thumberg - Papo de Pai

Greta cresceu dentro de um ambiente acostumado a exposição midiática. Sua mãe, Malena Ernman, é uma respeitada cantora de ópera e já representou a Suécia no Festival Eurovisão da Canção. Além disso, mobilizada pelo ativismo da filha, já escreveu dois livros onde conta a história de sua família.

O pai de Greta é Svante Thumberg, um ator e produtor cultural. Atualmente, Svante tem se dedicado a gerir a carreira da filha, viajando com ela por toda os lugares. Greta convenceu seus pais a não viajarem de avião para diminuir a emissão de gases, e também a parar de comer carne.

2 – Ela trocou a escola pelo protesto

7 coisas para saber sobre a jovem ativista Greta Thumberg - Papo de Pai

A ativista sueca iniciou suas ações em 2018 quando resolveu faltar as aulas para protestar sozinha em frente ao parlamento sueco. O gesto se repetiu durante mais de um ano. A partir desse ponto, Greta inspirou jovens de todo mundo, nascia então o movimento “Fridays for Future”. A mobilização resultou em uma greve global no início do ano. A escola decidiu ajudá-la em relação as lições de casa que ela perdia toda sexta-feira, dia da sessão no parlamento sueco.

3 – Greta tem Síndrome de Asperger

7 coisas para saber sobre a jovem ativista Greta Thumberg - Papo de Pai

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), a Síndrome de Asperger, que recebe esse nome em homenagem ao pediatra austríaco e estudioso do comportamento infantil, Hans Asperger, é um distúrbio neurobiológico que afeta a comunicação e a interação social das pessoas, interferindo na forma como ela percebe o mundo e as outras pessoas ao redor.

Hoje, a Síndrome de Asperger é considerada como parte do grupo de Transtornos do Espectro Autista (TEA), sendo uma forma mais leve do autismo.

Pessoas com a Síndrome de Asperger desenvolvem um interesse intenso por algumas coisas, o que, no caso da Greta, poderia explicar a dedicação extrema a causa ambiental.

4 – Os discursos afiados são escritos pela própria Greta

7 coisas para saber sobre a jovem ativista Greta Thumberg - Papo de Pai

A “menina verde”, como é chamada, possui um discurso forte e uma oratória que impressiona. Indicada ao Nobel da paz, ela escreve seus próprios pronunciamentos mas diz que consulta sempre especialistas em clima e pessoas próximas antes de apresentá-los ao público.

5 – O propósito por trás das jornadas pelo mar

7 coisas para saber sobre a jovem ativista Greta Thumberg - Papo de Pai

Greta tem viajado pelo mar a bordo de um veleiro oferecido por Pierre Casiraghi, filho da princesa de Mônaco. A embarcação batizada de Malizia II navega com zero emissão de carbono. Ela não viaja em aviões para não contribuir com a emissão de gases poluentes.

6 – Greta inspira mas também incomoda muita gente

7 coisas para saber sobre a jovem ativista Greta Thumberg - Papo de Pai

O discurso da jovem sueca na ONU foi aplaudido pela maioria mas criticado por alguns chefes de estado. O presidente dos EUA, Donald Trump, referiu-se a ela como “histérica”, Greta foi acusada também de trabalhar para Ongs. Jair Bolsonaro também se referiu a Greta de forma descontrolada ao chamá-la de “pirralha”.

A menina respondeu. “Estão muito desesperados em não falar sobre as crises climáticas e ecológicas? Não entendo por que eles escolhem gastar tempo zoando e ameaçando adolescentes e crianças por promoverem a ciência enquanto poderiam estar fazendo algo de bom”, escreveu no Twitter.

7 – Uma das principais lideranças contra a crise climática

7 coisas para saber sobre a jovem ativista Greta Thumberg - Papo de Pai

No Instagramsão 8,7 milhões de seguidores, no Twitter 3,4 milhões. Por lá, sobrou até para Donald Trump, cuja declaração sobre a ativista foi ironizada.

A sueca acabou virando o símbolo da resistência jovem diante das mudanças climáticas que o jornal El País chamou de “Geração Greta“: crianças, adolescentes e jovens adultos preocupados com o futuro do planeta.

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Conteúdo Relacionado

Nossos Parceiros