fbpx
Lendo Agora
7 filmes com diferentes visões da paternidade que você precisa ver
7 filmes sobre as diferentes visões da paternidade - Papo de Pai

Para inaugurar nosso espaço que fala de cinema, nada melhor do que uma boa lista não é? Iremos começar listando os melhores filmes sobre a relação pai e filho, abordando diferentes aspectos dessa eterna jornada de companheirismo. Em nossa seleção entraram filmes mais adultos mas essa é apenas a primeira lista de filmes sobre o tema. Vamos lá!

Caos Calmo (2008)

7 filmes sobre as diferentes visões da paternidade - Papo de Pai

O ator e diretor italiano Nanni Moretti é um especialista em retratar com grande sensibilidade os dramas familiares existentes na paternidade. O realizador do ótimo “O Quarto Filho”, de 2001, entrega em Caos Calmo uma singela demonstração de dedicação de um pai à sua filha.

Após a morte da esposa, um pai percebe o comportamento diferente de sua filha e resolve sentar em um banco de praça, ao lado da escola dela, e esperar o horário de saída. Ou seja, ele a deixa na escola e decidi não ir trabalhar e passar todo o tempo ali, a espera da saída da filha.

Um filme que é impossível assistir e não se emocionar com tamanha demonstração de amor. 

Capitão Fantástico (2016)

7 filmes sobre as diferentes visões da paternidade - Papo de Pai

Esse já é considerado um clássico recente do gênero. A película de Matt Ross chama atenção ao mostrar uma família que vive em uma floresta, longe da cidade e de suas influências. A história acompanha o idealista Ben, interpretado pelo ótimo Viggo Mortensen, um anarquista que cria seus filhos longe de qualquer contato com os males do consumismo e da propaganda capitalista. Apesar disso, tudo muda no momento em que a esposa morre e eles precisam ter contato com o restante da família.

O filme acerta em mostrar como podemos criar nossos filhos de maneiras diferentes, sem necessariamente sucumbir a imposições sobre como devemos educá-los, se assemelhando em alguns casos a métodos como as escolas Montessori. E também, como o radicalismo na educação pode ser perigoso.

Menina dos Olhos (2004)

7 filmes sobre as diferentes visões da paternidade - Papo de Pai

Dirigido por Kevin Smith, essa é uma produção que aborda com leveza a vida de um pai solteiro. O filme é focado na vida de Ollie Trincke, interpretado por Ben Affleck, um executivo bem sucedido que, após perder o emprego, volta a morar com o pai no subúrbio de Nova York. Pai de uma menina muito esperta, o protagonista tenta retomar sua vida assim como criar de maneira correta sua filha. As coisas começam a mudar quando ele conhece Maya, vivida pela atriz Liv Tyler, uma despojada atendente de videolocadora que o faz perceber que as melhores coisas da vida estão mais próximas do que ele imagina.

A Lula e a Baleia (2005)

7 filmes sobre as diferentes visões da paternidade - Papo de Pai

O filme tem status de cult mas fala de um tema bem comum para muitos pais, o divórcio. A história mostra a separação de um casal de escritores e como isso afeta a vida dos dois filhos. A película foca no pai, interpretado por Jeff Daniels, tentando se adaptar a vida de pai solteiro e a frustração de ver sua agora ex esposa tendo sucesso na carreira, enquanto a dele se tornou um fracasso. Além disso, seu filho mais velho nutre uma relação curiosa, inclusive imitando os passos do pai como escritor, preferindo ir morar com ele após a separação. Lula e a Baleia tem a direção de Noah Baumbach, o mesmo do famoso Histórias de um Casamento.

A Procura da Felicidade (2007)

7 filmes sobre as diferentes visões da paternidade - Papo de Pai

VEJA TAMBÉM

Esse não poderia faltar. De uma beleza singular, o filme conta a história de Chris (Will Smith), um vendedor que enfrenta sérios problemas financeiros e que vê sua esposa ir embora e deixá-lo com o pequeno, interpretado pelo filho do ator, Jaden Smith. Enfrentando as dificuldades do mundo atual, pai e filho passar por diversas situações complicadas, chegando a morar em albergues. Durante o processo, Chris tenta de todas as maneiras fazer com que o filho não seja afetado pela situação. Se você é pai, será impossível passar friamente por essa produção. A direção é de Gabriele Muccino.

Os Descendentes (2011)

7 filmes sobre as diferentes visões da paternidade - Papo de Pai

Dirigido por Alexander Payne, esse drama/comédia fala sobre como lidar com a infidelidade de uma maneira bem particular. O roteiro trata da vida de Matt King, em uma ótima atuação de George Clooney, um pai de família que mora no Havaí e que tem sua vida virada de cabeça para baixo com um acidente de barco que deixa sua esposa em coma. Matt tem duas filhas e ao saber que sua esposa não viverá, pede a ajuda da mais velha Alexandra para contar a amigos e familiares a triste notícia. Desbocada, a filha acaba contando ao pai que sua mãe o traía mantendo um caso com um homem também morador da ilha. O personagem de Clooney passa então a confrontar seu passado  e rever conceitos antigos. Claro, com a a ajuda da filha, ele tentará confrontar o homem com quem sua esposa mantinha esse relacionamento extra conjugal. Apesar da história mais séria, o filme tem cenas bem engraçadas.

A Árvore da Vida (2011)

7 filmes sobre as diferentes visões da paternidade - Papo de Pai

Esse é dos diretores favoritos do redator que vos escreve. Terrence Malick constrói filmes através de discussões filosóficas e uma fotografia belíssima, poucas vezes replicada no cinema moderno. Em A Árvore da Vida, Malick nos coloca em um mundo familiar bem comum, o universo da família O’Brien. O pai, em atuação certeira de Brad Pitt, educa seus filhos de maneira severa, muito pelo fato de ser o único meio que ele conhecesse e acha correto. A rígida conduta cria atritos com Jack, o filho mais velho. O filme em determinado momento salta para a vida adulta de Jack, onde é interpretado por Sean Penn, que tenta se reconciliar com o pai já que o passado conturbado continua a permear sua vida. 

Conteúdo sob licença Creative Commons by nc-sa 2.5 br

Rolar para topo