6 minutos de leitura

 Até o melhor pai é, em algum momento, culpado de dizer algum conselho inútil ao filho. Dizer a um menino chorão que pare de “agir como um bebê” ou que “você está bem” em vez de verdadeira compaixão. Tais frases foram ditas por gerações de homens e meninos quando choraram por conjuntos quebrados de Lego, […]

 Até o melhor pai é, em algum momento, culpado de dizer algum conselho inútil ao filho. Dizer a um menino chorão que pare de “agir como um bebê” ou que “você está bem” em vez de verdadeira compaixão.

Tais frases foram ditas por gerações de homens e meninos quando choraram por conjuntos quebrados de Lego, levaram uma bola de futebol no estômago ou fizeram algo sem pensar muito. O conselho é obviamente inútil. Mas pode ser um hábito difícil de quebrar.

7 coisas que todos os meninos deveriam ouvir do pai - Papo de Pai

“Estávamos preocupados em ensinar idéias antigas sobre masculinidade, ignorando as necessidades humanas básicas de um jovem”, explica o Dr. Michael C. Reichert, psicólogo e autor do novo livro “Como criar um menino: o poder da conexão com o homem”.

Construir bons homens. Nele, o assunto ecoa através da pesquisa como os ideais sobre os meninos que precisam ser estóicos e “parecidos com os homens” os fazem desligar, o que por sua vez leva à raiva e ao isolamento, além de comportamentos desrespeitosos ou até destrutivos. É essencial, argumenta Reichert, que os pais desmistifiquem a masculinidade e criem os meninos para serem, entre outras coisas, vulneráveis ​​e emocionalmente conscientes

7 coisas que todos os meninos deveriam ouvir do pai - Papo de Pai

A chave para mudar a cultura está na maneira como pais, educadores e mentores ajudam os meninos a se desenvolver social e emocionalmente, oferecendo melhores conselhos. Onde começar? Aqui estão sete frases simples que todos os pais precisam contar aos filhos com mais frequência.

1. “Eu falhei um milhão de vezes”.

Para uma criança, é fácil pensar que papai nunca faz nada de errado. Um jovem rapaz precisa saber desde a tenra idade que seu pai falhou duas vezes mais em centenas de empreendimentos diferentes.

“O tipo masculino ideal, e o que os meninos criados com pais de carne e osso observam, são todas as falhas humanas do homem”, explica Reichert. “A maneira como perdemos a calma, como estamos assustados. A maneira como estamos apaixonados por nossos parceiros. Toda essa substância humana está desconstruindo o papel. Dizer ao seu filho “Sabe, cometi muitos erros” é principalmente desmitificar e tornar a masculinidade mais real e aceitável, e não um padrão inatingível ideal “.

2. “Você precisa ser feliz primeiro antes de poder fazer os outros felizes.”

7 coisas que todos os meninos deveriam ouvir do pai - Papo de Pai

Um jovem rapaz deve aprender desde o início que deve ser um pouco egoísta, se não por outro motivo que não a autopreservação.

“Se você não sabe o que é amar a si mesmo, conhecer a si mesmo, aceitar e advogar por si mesmo, como você fará isso por mais alguém?”

Reichert afirma que sacrificar, de maneira consciente, às vezes é útil. Agora, se essa é a única coisa que um garoto é ensinado a fazer e sempre às suas próprias custas, então deixa de se tornar um escolha. Ele evolui para um modo padrão, o que pode levar a muitos problemas no futuro.

3. “Esse foi realmente o seu melhor esforço?”

7 coisas que todos os meninos deveriam ouvir do pai - Papo de Pai

 

Nos momentos em que você vê seu filho criticando alguma coisa, é importante chamá-lo para garantir que ele esteja se esforçando ao máximo. Ainda mais importante é como você o faz.

“Na minha pesquisa, descobri o que permitiu que um garoto fizesse o melhor trabalho possível: um professor que o conhece e o mantém em padrões elevados. Um homem que basicamente diz: “Isso não é o seu melhor, volte e tente novamente” e se recusa a aceitar menos. Esses são os professores que os meninos mais respeitam. Esses são o que chamamos de relacionamentos transformadores porque o garoto é puxado pelo peso do relacionamento para realizar mais do que faria sozinho. ”

Reichert afirma que esse relacionamento funciona, seja nos esportes, na ciência, matemática ou artes. Se um treinador, mentor ou pai, é exigente mas amoroso e justo, um jovem trabalha duro para esse treinador e tira mais proveito dele do que pensava ser possível.

4. “Trate as pessoas como você deseja ser tratado.”

7 coisas que todos os meninos deveriam ouvir do pai - Papo de Pai

Ensinar seu filho a tratar as pessoas como ele gostaria de ser tratado não funciona apenas para interações sociais. Pode ser transportado para a escola e esportes coletivos e até instiga a idéia de lealdade e comunidade em um jovem.

“Essa idéia é um verdadeiro desafio ao individualismo”, diz Reichert. “O todo é maior que a soma de suas partes. Essa mentalidade de “Não deixe ninguém para trás”, porque você nunca iria querer entrar em batalha acreditando que, se você se machucar, pode ser deixado para trás. 

5. “Ferir pessoas”

7 coisas que todos os meninos deveriam ouvir do pai - Papo de Pai

Isso é mais do que apenas uma frase inteligente encontrada no Pinterest. É uma boa lição para os meninos aprenderem cedo. As pessoas feridas causam danos, seja com palavras ou ações, porque foram feridas.

Isso, segundo Reichert, é conhecido como “reconstituição traumática”. Um pai precisa ensinar ao filho que quando uma pessoa a machuca, é apenas para transferir a dor de se machucar. Entender por que uma pessoa pode fazer algo prejudicial não compensa a dor, mas coloca isso em perspectiva.

6. “Não se culpe sempre”

7 coisas que todos os meninos deveriam ouvir do pai - Papo de Pai

Um menino nasce com a premissa fundamental de que o mundo é justo e tudo o que atrapalha essa idéia acontece porque ele fez algo errado.

“Na verdade, não temos estruturas cognitivas para entender certos comportamentos”, diz Reichert. “Certas coisas são incompreensíveis. Especialmente quando somos jovens. É isso que é tão difícil nas experiências traumáticas. Nós realmente não entendemos, então nossa primeira reação é “bem, isso deve ser minha culpa”. 

Um pai precisa dizer ao filho que sempre que algo ruim acontece, nem sempre é culpa dele. Existem milhões de outros fatores envolvidos em todas as ações.

7. “Eu te amo e te entendo”.

7 coisas que todos os meninos deveriam ouvir do pai - Papo de Pai

Meu pai pode passar a vida sem dizer que ama o filho. A desculpa mais fácil é que não é assim que os homens de sua geração falam com outros homens, especificamente com seus filhos. Muitas vezes a criança sabe do amor do pai mas nunca ouviu isso de sua boca. 

Dessa forma, o pai acaba dizendo “eu te amo” para o filho quando é necessário justificar algo. Reichert, no entanto, pede que seja mais do que apenas lembrar o filho desse sentimento.

“O amor deve ser algo mais do que apenas um sentimento”, diz ele. “Precisa ser substancial. Precisa se basear no que os psicólogos chamam de expiação. Que é ‘meu cérebro reptiliano sente seu cérebro reptiliano’.

Estamos sintonizados um com o outro. Estou com você, eu entendo você, eu te entendo e te conheço. E quando dizer ‘eu te amo’ o garoto sentirá como “eu realmente sei quem você é, e aceito quem você é como o indivíduo único que você é”.

Fontefatherly.com   Tradução e adaptação: Redação Papo de Pai

Quer ficar por dentro de tudo o que está rolando no Papo de Pai? Então conheça a nossa mentoria, faça parte do nosso grupo e siga a gente nas redes sociais: Facebook | Instagram | Youtube | Twitter

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Conteúdo Relacionado

Nossos Parceiros