3 minutos de leitura

  Ter paciência não é exatamente uma virtude de criança, não é? Quem nunca passou por alguma situação onde seu pequeno não conseguia parar por um minuto? Muitas vezes nos acostumamos a atender um desejo qualquer de prontidão. De qualquer forma, fazer a criança entender o processo que envolve a paciência é algo complicado. Vamos ajudá-lo, babão, […]

 

Ter paciência não é exatamente uma virtude de criança, não é? Quem nunca passou por alguma situação onde seu pequeno não conseguia parar por um minuto? Muitas vezes nos acostumamos a atender um desejo qualquer de prontidão. De qualquer forma, fazer a criança entender o processo que envolve a paciência é algo complicado. Vamos ajudá-lo, babão, com essa lista de ótimas opções:

1: Faça uma pizza em casa

Comida sempre ajuda. Preparar com a criança alimentos que ela costuma encontrar já prontos, como pão e pizza, é uma ótima maneira de mostrar que é necessário ter dedicação, planejamento, trabalho e paciência para que as coisas se realizem: de ir comprar os ingredientes no supermercado até esperar a massa assar. Seu filho não só vivencia o processo, como vê o resultado concreto.

2: Plante um pé de feijão

Contato com a natureza. A partir de 3 anos, a criança já é capaz de acompanhar o crescimento da planta, ainda que não consiga entendê-lo totalmente. Chame a atenção do seu filho para as diferentes etapas: a formação de raízes, o aparecimento do broto, das folhas, o crescimento. E, claro, envolva-o nos cuidados: regar, deixar ao sol, pôr mais algodão.

3: Registre a rotina

É por meio de suas obrigações diárias que a criança começa a entender que os acontecimentos têm certa frequência e duração. Fotografe seu filho nas principais tarefas do dia: acordando, escovando os dentes, tomando café da manhã, vestindo o uniforme. Imprima as fotos, monte um painel ou um varal e peça para que ele coloque os eventos em ordem. Assim, ele adquire a noção do que vem antes, depois e de tudo o que cabe em um dia.

4: Crie um calendário

Monte um grande calendário anual, colocando os principais acontecimentos: Carnaval, Páscoa, Natal, Dia das Crianças e aniversários de parentes e amigos (você pode colocar pequenas fotos deles). A partir de 2 anos, a criança já começa a contar. E ainda que não saiba quantificar com precisão, vai entender que falta muito tempo para o próprio aniversário quando vir todos aqueles quadrados em branco…

5: Desmonte objetos

Colocar a mão na massa sempre ajuda. Deixar seu filho desconstruir um relógio ou um brinquedo velho dará a ele a possibilidade de ver que eles funcionam por mecanismos. Cada peça é importante, tem seu papel e precisa estar no lugar exato, trabalhando em conjunto. Seu filho vai entender que algumas coisas são mais complexas do que ele imaginava.

6: Não diga “É rapidinho”

Essa nenhum pequeno engole mais. A criança precisa de medidas mais concretas, em uma linguagem inteligível e relacionada ao universo dela. Se o seu filho quer brincar enquanto você vê um filme, não diga: “Já, já eu vou” ou “Espere um pouco”. Responda que vai assim que o filme acabar. Para dar uma dimensão ainda mais precisa, use programas de que ele gosta: “Vou demorar dois episódios da Dora” ou “Você precisa esperar o tempo do Rei Leão”.

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Conteúdo Relacionado

Nossos Parceiros