4 minutos de leitura

Não é segredo que a adolescência é um estágio complicado. Conviver com um filho adolescente pode gerar muita instabilidade no ambiente familiar e, por fim, pode acabar deteriorando seriamente o relacionamento entre pais e filhos. Portanto, neste artigo você encontrará uma série de chaves que facilitam uma vida familiar de qualidade. 1. Mostrar interesse em […]

Não é segredo que a adolescência é um estágio complicado. Conviver com um filho adolescente pode gerar muita instabilidade no ambiente familiar e, por fim, pode acabar deteriorando seriamente o relacionamento entre pais e filhos. Portanto, neste artigo você encontrará uma série de chaves que facilitam uma vida familiar de qualidade.

1. Mostrar interesse em sua vida diária
Como em qualquer tipo de relacionamento, é necessário mostrar interesse nos hobbies e eventos do outro, nos relacionamentos dos pais e filhos também é. Ouvir e interessar-se pelo outro é a chave para construir confiança nas relações interpessoais.

Os adolescentes precisam se sentir ouvidos pelos pais. Pergunte-lhes diariamente o que há de novo em sua vida ou o que não é tão novo: como estão seus amigos, o que eles gostam de fazer, etc. E, finalmente, que eles saibam que contam com você quando estão com problemas.

2. Respeite seu espaço
Respeitar o espaço do seu filho não se refere apenas ao respeito pela privacidade dele no seu quarto, mas pelo respeito à sua privacidade em todos os aspectos.

Como observado, é bom perguntar-lhes sobre seus amigos, seus gostos e seu dia a dia. No entanto, eles não devem compartilhar tudo com você. Todos nós precisamos de alguma intimidade, especialmente adolescentes, que estão em um estágio em que precisam se descobrir e se definir.

3. Certifique-se de que sua mensagem chega
Sempre que repetimos ou pensamos que expressamos claramente nossa ordem ou desejo, não podemos presumir que nossa mensagem chegou até eles. Além disso, não podemos esperar que eles ajam sem que tenhamos solicitado anteriormente e expressamente , por mais óbvio que seja.

Evite sugestões e recomendações e, claro, ordens e desejos inacabados. Você deve perguntar-lhes exatamente o que você quer que eles façam ou respondam ou simplesmente o que você quer que eles saibam, como uma data importante ou um compromisso.

4. Exercite sua autoridade somente quando necessário
O pediatra Carlos González aconselha a reservar autoridade para problemas graves , isto é, quando for realmente necessário. Se você costuma mostrar raiva e autoridade , mesmo com trivialidades, seu filho adolescente vai se acostumar a ver você assim e pensar que a raiva e o autoritarismo são parte de sua personalidade.

Por outro lado, se você só revelar sua autoridade como mãe ou pai em momentos críticos e importantes, seu filho compreenderá que esse é um assunto realmente sério, facilitando sua compreensão.

5. Ensine-os a negociar
O fato de você e seu filho não concordarem com tudo é completamente normal e pode-se até dizer que é saudável. No entanto, os confrontos durante a adolescência podem levar a um verdadeiro conflito familiar . E, sem dúvida, a maneira mais eficaz de resolver esses tipos de situações é através da negociação.

Ensine-lhe que os conflitos são resolvidos através de uma negociação saudável , isto é, aquela em que ambas as partes ganham, é a chave para conviver bem com um filho adolescente. Não só ajudará a administrar o conflito sem prejudicar seu relacionamento, mas, além disso, o adolescente estará aprendendo uma série de habilidades sociais valiosas para sua futura vida pessoal e profissional.

6. Dê a eles a oportunidade de dizer ” não”
Em princípio, é verdade que as crianças e os adolescentes devem compreender desde cedo que devem respeitar e obedecer a sua mãe ou pai pelo simples fato de o serem. No entanto, devemos também dar-lhes a oportunidade de aprender a dizer ” não”, crucial para o desenvolvimento de sua personalidade e pensamento crítico.

González destaca que os adolescentes precisam aprender que têm o direito de dizer “não” e, por sua vez, os pais devem respeitar as negações de seus filhos. Além disso, é saudável ser questionado, tanto pela relação filioparental quanto pela própria personalidade dos adolescentes.

“Se você ensinar seu filho a sempre obedecer sem questionar, através de frases como” porque sou eu quem manda”, como você espera que ele se recuse quando lhe oferecerem álcool, drogas ou relações sexuais indesejadas?” .

-Carlos González-

 

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Nossos Parceiros